terça-feira, 25 de junho de 2019

Raízes Hebraicas - Os Nomes de Deus: Mashiach









"A honra e a majestade com que Davi nos diz (Salmo 104) que o próprio Deus está vestido, Ele concederá ao Messias. Como se diz, 'Sua glória é grande em Tua salvação, honra e majestade puseste sobre Ele'." (Bamidbar Rabbah 14)






















Introdução

Há uma longa tradição de midrashim (comentários) sobre o Mashiach entre os sábios judeus.

  • "Desde o tempo da criação, constante referência é feita em Sagrada Escritura ao Messias e a esperança messiânica de Israel. 'O Espírito de Deus moveu-se sobre a face das águas'; o Espírito de Deus significa o Messias." (Midrash Bereshit Rabbah 2; Vayikrá Rabbah 14)

"Quando Eva, no nascimento de Sete exclamou: 'Deus me designou outra semente' (Gn 4:25), seu pensamento subjacente era o Messias." (Bereshit Rabbah 23)

  • "O cetro não se afastará de Judá, nem o legislador entre seus pés, até que Silo venha. (Gn 49:10) Isto se refere ao Messias, que deve iluminar Israel nas palavras da Torá e apontar os erros do povo." (Bereshit Rabbah 98)

"Assim como Judá, embora não seja o mais velho, sempre teve precedência de Rúben e das outras tribos (como se vê em várias partes da Bíblia - Números 2:3, 2:9, 7:12; Juízes 1:2, 20:18, etc.), então ele terá precedência na vinda do Messias, como predito pelo profeta Naum." (Naum 1:15; Bamidbar Rabá 2)

  • "Vendo em seu espírito de profecia que viria o tempo em que o 'Mishkan' (o Tabernáculo) deixaria de existir e a Shechiná não mais moraria no meio de Israel, Moisés estava ansioso para saber por que meios os pecados de seu povo então ser expiado. O Todo-Poderoso concedeu a informação de que Ele escolheria um homem justo dentre eles, e faria dele um penhor por eles e através dele seus pecados seriam perdoados." (Shemot Rabbah 35)

"Moisés, o primeiro redentor, montou um jumento, deu aos israelitas o maná como alimento e criou a água. Assim também se verá o Messias cavalgando sobre um jumento (Zc 9), derrubando o maná do alto (Salmos 78:24) e fazendo fluir os rios de Judá com água.(Joel 4:18; Midrash Eclesiastes 1)

  • "'Vem tu aqui' é a previsão do reino do Messias. 'Mergulhe o bocado no vinagre', prediz a agonia pela qual o Messias passará, como está escrito em Isaías: 'Ele foi ferido pelos nossos pecados, Ele foi ferido pelas nossas transgressões'. 'E ela se colocou ao lado dos ceifadores' prediz a partida temporária do reino do Messias. 'E ele chegou a ela um milho seco' significa a restauração do Seu reino." (Midrash Rute 5)

"Quando o rei Salomão fala de seu 'amado', ele geralmente significa Israel a nação. Em um exemplo, ele compara sua amada a uma ova, e nela se refere a uma característica que marca tanto Moisés quanto o Messias, os dois redentores de Israel. Assim como uma ova entra no alcance da visão do homem apenas para desaparecer de vista e depois aparecer novamente, assim é com esses redentores. Moisés apareceu aos israelitas, depois desapareceu e finalmente apareceu mais uma vez, e a mesma peculiaridade que temos em relação ao Messias; Ele aparecerá, desaparecerá e aparecerá novamente." (Midrash Bamidbar Rabbah 11)

  • "Tão grandemente se alegrará Sião e tão gloriosa será a restauração do serviço do Templo nos dias do Messias, que três cordas adicionais serão requeridas além das sete que estavam anteriormente sobre as harpas usadas pelos levitas. Desta forma, somente será possível a todo o povo expressar as profundezas da reverência pelo seu Deus que então agitará seus corações (Números Rabá 15 e Tanchuma Behalotcho). Pois, assim como todos os sacrifícios foram anteriormente trazidos a Jerusalém, assim também no futuro os mensageiros virão com ofertas ao Messias, e todos os reis se prostrarão diante dele." (Midrash Ester 1)

"O nome próprio do Messias é (Adonai Tzidkenu - "o Senhor nossa justiça" (Midrash Lamentações 1) 


















Messias e nova criação

Quando Deus primeiro criou as "gerações" dos céus e da terra, a palavra toledot (תולדות) é usada (Gn 2:4).

Isso se refere à ordem criada antes do pecado e da queda de Adão e Eva. Após a queda de Adão, no entanto, a palavra é grafada de maneira diferente no texto hebraico, com uma letra Vav faltando (ou seja, como תלדות. 

Depois disso, cada vez que a frase "estas são as gerações de" ocorre nas Escrituras (uma maneira estereotipada de enumerar as gerações dos chefes de família), a palavra é grafada "defeituosamente", com o desaparecimento de Vav (ו).
















O Vav estava "perdido". No entanto, quando chegamos a Rute 4:18, a frase: 'Estas são as gerações de Perez' é soletrada com o desaparecimento de Vav restaurado (isto é, como תולדות)


O nome "Perez" (פרץ) significa "violação" (do verbo paratz, que significa "romper".

























O Significado da Palavra "Mashiach"

A palavra "Messias" (Mashiach) vem do verbo Mashach, que significa manchar ou ungir com óleo, geralmente com o propósito de dedicar ou consagrar algo (como um vaso do templo) ou alguém (como um profeta, sacerdote ou rei) para o serviço de Adonai.

  • מָשַׁח Mashach. Ungir, manchar com óleo para consagrar. Ocorrências de raízes no Tanach: Gn 31:13; Ex. 28:41, Lev. 2:4; Num. 3:3, 1 Sam. 9:16; 10:1-15: Dan 9:24; Amós 6:6.


















מָּשִׁיחַ Mashiach

Uma pessoa ou coisa ungida / consagrada. Este poderia ser um sacerdote (Lv. 4:3), um rei (Samuel refere-se a Saul como o ungido de Deus), ou um profeta (1 Rs 19:15-16)
  • Rei Saul (1 Samuel 10:1).
  • Rei Davi (1 Samuel 16:11-13, 2 Samuel 22:50-51).
  • Rei Ciro: Rei da Pérsia (Isaías 25:1)
  • O Mashiach Rei de Daniel (Daniel 9:25-26).














O significado da unção divina envolve:
Separação autorizada para o serviço de Deus.
inviolável de Deus do ungido (1 Sam 24:8).
A capacidade especial de Deus que acompanha a unção (1 Sam 10:6, 16:13).
O compromisso na vinda prometida libertação de Israel (Is. 9:1-7 – Is. 11:1-5, Is. 61:1).

















מָּשִׁיחַ Mashiach

 Mem   é retratado como Água. "A água pode ser uma imagem da vida ou pode ser uma imagem da morte e destruição, do caos e da confusão."

 Shin   Dentes frontais. "Consumir - Destruir - Afiado - Pressionar. A única letra que Deus usou para identificar a si mesmo Assinatura de Deus - Letra que significa El Shaddai."

 Yod    "Trabalho - Uma Ação Poderosa - Um Ato Realizado Fazer - braço e mão, realizando um propósito Ação Divina."

 Chet    "Privado - Separar - Proteger - Local de Proteção Para ser cortado - graça - favor - um lugar de refúgio. Um Jardim Protegido - Lugar Tranquilo - Silencioso e Tranquilo- cerca - sala interna Santuário"















Construção:

Mem    vemos Caos, Corrupção, Confusão e Morte.

Shin    vemos a imagem de esmagamento e destruição.

Yod     revela que um trabalho pode estar sendo realizado.

Chet     revela o resultado desse poderoso trabalho

  • Ele veio para destruir as obras de Satanás que estão na raiz de todo o mal, do caos, da confusão, da corrupção e da morte.


  • Ele virá novamente para nos levar a um lugar que Ele preparou para nós com Suas próprias mãos. Um lugar de descanso.









O Messias veio para destruir as obras do diabo.


Shin Mem


Apocalipse 20:2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

Apocalipse 20:10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Hebreus 2:13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
Hebreus 2:14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;

2 Timóteo 1:10 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;

1 Coríntios 15:55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
















Vejamos a revelação nas duas últimas letras da palavra Mashiach


Chet Yod

João 14:1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
João 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

João 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

  • O Messias veio para destruir as obras do caos, confusão e morte. Ele veio para destruir as obras do diabo.


  • O Messias está vindo novamente para receber todos aqueles que colocaram sua fé e confiança Nele. Ele está vindo novamente para nos reunir para que Ele possa nos levar ao lugar que Ele preparou para nós.























A Mensagem Misteriosa Escondida no título Mashiach


  Chet Yod Shin Mem
  8   10    300   40

Mem  40 Julgamentos e  Castigo Probatório  mas não Julgamento - Graça Resultando em Reavivamento e Renovação. Um Período Prolongado de Regra ou Domínio. Graça multiplicado por Renovação (5 x 8 = 40). Período Probatório que resulta em Renovação

Shin  300 Um Período de Tempo Divinamente Nomeado - Número de Eleição Conectado aos “Filhos da Promessa” Sobrenatural Vitória sobre Inimigos Incluindo. Número de Morte relacionado com a Morte, Enterro e Ressurreição do Messias. Significa o Sacrifício Final de Sangue Feito pelo Cordeiro Perfeito de Deus

O número 300  é um dos números mais surpreendentes nas Escrituras.

  • É o primeiro número associado com a "captura" de Enoque.
  • É o número de uma das dimensões da arca de Noé, o instrumento de madeira que Deus projetou para que a humanidade seja preservada e libertada do dilúvio.
  • É o número do exército de Gideão, o exército que obteve uma vitória milagrosa sobre o inimigo.
  • É um número associado a Sansão e sua vitória sobre os filisteus.
  • É o número associado ao rei Davi e suas vitórias sobre os inimigos de Israel.
















Yod 10 Perfeição da Ordem Divina - Completude da Ordem. Testemunho A Lei - Os Dez Mandamentos. Responsabilidade - Eventos Divinamente Ordenados.

Chet  8 Eternidade - Nova Criação - Primeiro em nova série.  Novo Nascimento - Abundância - Novo Começo.

  • 40 resume o problema desesperado enfrentado por toda a humanidade. Todos nós falhamos no teste.
  • 300 é o número que declara a vitória sobre os inimigos da morte e do inferno. E como isso é feito? É realizado pela morte, sepultamento e ressurreição do Messias.
  • O número 10 nos informa que Deus tem um destino para nós. É um destino que vem no final de uma seqüência de eventos ordenados por Deus.
  • O número 8 é um número que revela o propósito final do Messias.

João 10:10 O ladrão não vem senão para roubar , matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.























מָשִׁיחַ נָגִיד Mashiach Nagid

Este é o Messias Príncipe que seria cortado (Dn 9:25). A palavra "príncipe" (nagid) é a mesma palavra usada quando Deus escolheu Davi para ser rei. (1 Sam 13:14).

  • Esperança Messiânica: O Rei dos Judeus.

1) Restaurar o Reino de Davi (Jr 23:5, Jr 30:9, Ez 34:23).

2) Restaure o Templo (Is. 2:2; Mq. 4:1; Zc 6:13; Ez 37:26-28)

3) Reunir os exilados (Is 11:12 e 43:5-6).

4) Trazer a paz mundial (Is 2:4).

5) Espalhe o conhecimento da Torá do Deus de Israel, que unirá a humanidade como um. Como diz: "Deus será Rei sobre todo o mundo - naquele dia, Deus será Um e Seu Nome será Um" (Zc 14: 9).































A visão de Rambam sobre Mashiach

O "décimo segundo princípio" de Maimônides da fé judaica é sua afirmação de que o Messias está vindo para restaurar Israel à grandeza além da conhecida nos dias do rei Salomão. "Eu acredito com plena fé na vinda do Messias, e embora ele possa atrasar, no entanto, espero por sua vinda todos os dias,"

  • "Se um rei surgir da Casa de Davi, que é instruído na Torá e observador das mitsvot, como prescrito pela lei escrita e pela lei oral, como Davi, seu ancestral, e forçará todo Israel a andar no caminho de a Torá e reforçar as brechas; e lutar as guerras de D'us, podemos, com segurança, considerá-lo o Messias. Se ele conseguir o que foi dito acima, construir o Templo em seu lugar e reunir os dispersos de Israel, ele é definitivamente o Messias. [...] Se ele não teve sucesso neste grau ou foi morto, ele certamente não é o redentor prometido pela Torá... "(Mishneh Torá)

2 Samuel 7:11 E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.

Esta aliança não pode ter sido cumprida por Salomão e, portanto, a Semente da qual a revelação se refere é outro Rei ungido que se sentaria no trono para todo o sempre.

















À luz dos dois mil anos de exílio do povo judeu durante os "Dias do Messias", vários midrashim falam:

E quando as chamas engolfaram o Templo, três jovens sacerdotes subiram ao telhado e jogaram as chaves da Casa de Deus no céu. Uma mão se abaixou e pegou as chaves.

E o sacerdote disse: "Quanto tempo, ó Senhor, quanto tempo?"

E uma voz celestial respondeu: "Não mais do que dois dias, meus filhos."

Então eles sabiam que o exílio da Shechiná e a dispersão de Israel durariam dois milênios, pois está escrito: "Mil anos a Tua vista são como ontem" (Salmos 90:4).

E eles disseram diante dele: "Mestre do mundo! Como Israel pode suportar dois mil anos de sofrimento."

"E Ele disse-lhes: "Eis que eu lhes dou um raio de esperança que perfurará a noite do seu exílio. Eu lhes darei um a quem eles nunca verão, mas cuja presença eles sentirão o tempo todo que nunca virão, mas Esteja sempre à porta, a quem eles procurarão entre os leprosos nas portas de Roma e no dossel de ouro do superno pássaro, mas que serão encontrados somente em seus corações, Eu lhes darei aqueles que não serão mas quem vai sustentá-los, eu lhes darei o Messias". (Raphael Patai, os textos do Messias, 19)



















משיח בן יוסף Mashiach Ben Yosef

O Messias da casa de José é uma das duas figuras messiânicas que são descritas dentro do Judaísmo.

Citações:

  • "O Messias, filho de José, foi morto, como está escrito:" Eles olharão para mim a quem eles traspassaram; e se lamentarão por ele como um se lamentam pelo seu único filho" Zc 12:10 (T. Suka 52a)

O Talmud explica: "O Messias, qual é o nome dele? Aqueles da casa do rabino Yuda, o santo, dizem, o doente, como é dito, 'Certamente ele teve nossas doenças." * (Sanhedrin 98b).

  • Referindo-se a Zacarias 12:10-12, R. Dosa diz:" (Eles vão lamentar) sobre o Messias que será morto. "(Suka 52ª e Suka 55b).

"Mas ele foi ferido (...) significando que, uma vez que o Messias carrega nossas iniqüidades que produzem o efeito de ser ferido, segue-se que todo aquele que não admitir que o Messias sofre por nossas iniqüidades, deve suportar e sofrer por elas mesmas"" (Rabino Elijah de Vidas)




















משיח בן דוד Mashiach Ben Davi

O termo Mashiach ben Davi sempre se refere a um descendente do rei Davi, da tribo de Judá, que reunirá os exilados, estabelecerá o templo e libertará Israel de todos os seus inimigos.

Citações:

Hoje, podemos ver com nossos próprios olhos como a visão do profeta Ezequiel, descrevendo o renascimento do povo judeu e a reunião dos exilados em Eretz Yisrael, está sendo cumprida. É verdade que estamos agora no meio do processo. Ainda estamos no estágio de sermos cristalizados como nação .... Contudo, nosso olhar deve igualmente ser treinado sobre o futuro e o fim dos dias, a era de Mashiach ben David. Naquela época, a questão do nacionalismo limitado passará, e nos voltaremos também para a humanidade em conjunto, servindo como uma luz para as nações. Todos os dias, de fato, oramos: "Faça com que os descendentes de Davi, seu servo, prosperem rapidamente". (Rabino Dov Begon)












Yeshua é Mashiach ben Yosef e Mashiach ben David


Nós, acreditamos que Yeshua é tanto Mashiach Ben Yosef (o servo sofredor - em sua primeira vinda) e Mashiach Ben David (o rei reinante - em sua segunda vinda) [Isaías 52: 13-15 - 53:12, Salmos 22]). Ele também é o Ungido Profeta, Sacerdote e Rei, como prefigurado no Antigo Testamento.

  • David Brown (da AMF International) escreve:

É muito comum que os objetores judeus apontem que "Jesus não cumpriu todas as profecias" e desprezar a sugestão de que algumas profecias serão posteriores e serão cumpridas na "segunda vinda". O fato é, no entanto, que as profecias sobre o Messias são de dois tipos aparentemente mutuamente exclusivos, como se estivessem falando de dois messias diferentes. Bolsa de estudos judaica refere-se a Mashiach ben-David e Mashiac ben-Yosef. Um é o Messias positivo e vitorioso que introduz um reino de paz, o outro é um servo sofredor (como em Isaías 53). A tendência popular é pensar apenas em Ben-David e ignorar Ben-Yosef, mas a visão messiânica-cristã é responsável por ambos em uma pessoa. Curiosamente, essas duas cepas proféticas são nomeadas para David e Joseph, as quais sofreram primeiro e emergiram vitoriosas no final. José é apresentado a nós com sonhos de grandeza, mas ele estava perdido para Israel - na verdade considerado morto - antes que seus sonhos se tornassem realidade. Eventualmente, no entanto, ele teve uma "segunda vinda" quando ele voltou para a vida de seus irmãos que uma vez o rejeitaram. Então eles se curvaram para ele e ele se tornou o salvador de seu povo, providenciando para eles em um tempo de fome. Davi também, embora ungido como rei em sua juventude no que se refere a Deus, foi rejeitado pelo atual rei e viveu como fugitivo por muitos anos antes de finalmente se tornar o rei por excelência de Israel. Ambas as figuras históricas, que a tradição judaica reconheceu como sendo protótipos do Messias, chegam em meio a promessas, são empurradas para baixo e finalmente emergem na glória. O último Messias não deveria seguir o mesmo padrão

Ata hu HaMashiach ben-Elohim chayim

"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16


















As dores de parto do Mashiach

O judaísmo ensina que a chegada de Mashiach é acompanhada por dores de parto, Chevlei Mashiach. Às vezes, isso também é chamado de "A angústia de Yaakov".

Os sete anos que precedem a vinda do Filho de Davi serão distinguidos pelos seguintes sinais: O primeiro ano de chuva será escasso e parcial; no segundo ano, as dores da fome serão sentidas; durante o terceiro ano, uma fome severa será experimentada e muitos seres humanos morrerão; homens de renome e piedade perecerão, de modo que a Torá será esquecida em Israel. Essa fome será o último dos dez predestinados para o mundo; os outros nove ocorreram durante a vida de Adão, Lemech, Abraão, Isaque, Jacó, Elias, Eliseu, os juízes e o rei Davi. O quarto ano não será marcado nem pela fome nem pela abundância, mas o quinto ano será de prosperidade, quando a terra produzir abundância. Haverá então alegria em todas as partes da terra, e um reavivamento de estudo e conhecimento da Torá será perceptível nas fileiras de Israel. O sexto ano será cheio de rumores de guerra, e o sétimo ano verá a terrível visita da guerra. Depois de todos esses sinais terem acontecido, no final do sétimo ano, o Filho de Davi fará a Sua aparição. De acordo com outras opiniões, antes da vinda do Messias, o mundo será terrivelmente corrupto; não haverá compaixão entre os homens, grande escárnio e desprezo pela Torá e a piedade será universal, e a verdade será quase desconhecida. Os homens serão tão desavergonhados de suas más ações quanto os próprios animais, e os poucos justos que ainda existem estarão em grande sofrimento. A perseguição será abundante em todos os lugares, os jovens não terão respeito pelos idosos, de modo que os idosos se levantem antes mesmo da presença dos jovens. A filha se rebelará contra a mãe e os piores inimigos do homem serão os de sua própria família. Os poderes reinantes tornar-se-ão infiéis, e nenhum será encontrado para levantar sua voz em protesto, de modo que a humanidade pareça não merecer nada além de extermínio. Se, portanto, contemplarmos as gerações tornando-se cada vez mais corruptas, há boas razões para antecipar o advento do Messias. (Midrash Cântico dos Cânticos 2)





















































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário