segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O Messias nos Profetas (2° Parte)












O Messias nos Profetas (2° Parte)

 ➤  Os Profetas que foram ativos durante o Exílio.

  • Ambos profetas do tempo do cativeiro, Ezequiel e Daniel, pertencem as figuras visionárias da literatura apócrifa.





















A mensagem Messiânica de Ezequiel:
➤  Sua principal mensagem se encontra principalmente nos capítulos 33 e 39. O povo uma vez dispero, voltam a se reunir como os Ossos Secos, onde Deus soprará para que esses ossos recebam seu espírito. (Ez. 37)
Ezequiel 17:22 Assim diz o Senhor DEUS: Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.
Ezequiel 17:23 No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão.
Ezequiel 17:24 Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse, e o fiz.

➢ Ezequiel está descrevendo o Messias como o RENOVO do topo do cedro, que Deus arrancará e plantará no solo de Israel.
Mateus 13:32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.










➤  Rashi e o Metsudat David, entre outros, veem ao Messias Rei nesta figura e uma profecia que se cumprirá nos dias do Messias.
Ezequiel 11:17 Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
Ezequiel
11:18 E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.
Ezequiel
11:19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Ezequiel
11:20 Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus
➤  Ezequiel usa o termino Ben Adam que literalmente é um descendente de homem, em uma maneira que lembra a frase Bar Enosh "Filho de Homem" no livro de Daniel 7:13, que é uma frase que Yeshua frequentemente aplicou a se mesmo.
Ezequiel 33:30 Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.
Ezequiel 33:31 E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza.
Ezequiel 33:32 E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Ezequiel 33:33 Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta


Ezequiel 34:23 E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
Ezequiel 34:24 E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.
Ezequiel 34:25 E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.


Ezequiel 37:24  E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.
Ezequiel 37:25 E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
Ezequiel 37:26 E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

➤  Tanto RaDaQ como Rashi dizem com respeito ao capítulo 34 de Ezequiel que: Meu pastor David é o Messias.
➤  O Metsudat David disse: "Ele é o Rei Messias, quem haveria de vir da semente de David, Ele os apascentará e será seu pastor."
➤  RaDaQ afirma com respeito a profecia do capítulo 37 de Ezequiel dizendo: "Meu pastor David" significa o Messias Rei. Se chama David porque é da semente de David, e há uma referencia a ressurreição dentre os mortos.
Ezequiel 36:25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
Ezequiel 36:26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Ezequiel 36:27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

➤  Agora, surgem alguns problemas como resultado de certos aspectos enigmáticos de Ezequiel.
➤  Outro aspecto místico adicional que os rabinos quase sempre associam com a crise messiânica dos últimos dias, tem a ver com a guerra de Gogue e Magogue nos capítulos 38 ao 39.
Ezequiel 38:22 E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.

Ezequiel 39:9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e acenderão o fogo, e queimarão as armas, e os escudos e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e acenderão fogo com elas por sete anos.

Ezequiel 39:14 E separarão homens que incessantemente percorrerão a terra, para que eles, juntamente com os que passam, sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem; durante sete meses farão esta busca

Ezequiel 39:29 Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.
➤  Também existe uma profecia secreta, a metade dos capítulos descrevem o Templo futuro (40-48), com respeito a porta oriental que estava fechada.
Ezequiel 44:2 E disse-me o Senhor: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.
Ezequiel 44:3 Quanto ao príncipe, por ser príncipe, se assentará nela para sempre, para comer o pão diante do Senhor [...]

➤  O rabino RaDaQ,  e o Metsudat David, entendem que esse príncipe é o Rei Messias.
Ezequiel 44:4 E eis que a glória do Senhor encheu a casa do Senhor [...]
➭ O Deus de Israel entrou por ela, e por tanto está fechada. Isto ensina que o Espírito Santo nunca sairá dai. Depois que Ele veio e entrou no Templo, a porta se fechou.
Ezequiel 11:23 E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade; e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade.

Ageu 2:9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.





























A mensagem Messiânica de Daniel:

Daniel 2:34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou

Atos 4:10 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Atos 4:11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina
Atos 4:12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvo.

Daniel 2:44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Daniel 2:45 Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

Lucas 1:32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Lucas 1:33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
➤  "Ele (Daniel) viu a vinda do Messias (em sua visão), como Daniel disse: Viste até que uma pedra foi cortada sem mãos, que feriu a imagem sobre seus pés, que eram de ferro e barro, e os quebrou peças (Daniel 2:34). R. Simeon, o filho de Lakish afirmou: Este versículo refere-se ao Messias. A imagem alude a todos os reinos que servem ídolos. Por que o governo do Messias é comparado a pedra? É comparado a pedra por causa da Torá na qual Israel trabalha, como é dito: As duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus (Êxodo 31:18). Outra explicação a respeito de porque é comparada a uma pedra. É por causa do mérito de Jacó, a respeito de quem está escrito: De lá, do Pastor, a Pedra de Israel (Gênesis 49:24)". (Midrash Tanchuma – Terumah 7:4)
Apocalipse 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Mashiach, e ele reinará para todo o sempre.
➭ Aqui podemos ver claramente que Yeshua tem um papel fundamental, pois afinal ele será o Rei sobre toda a terra.
Daniel 7:13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
Daniel 7:14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

Atos 1:9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
Atos 1:10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Atos 1:11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse  Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Mateus 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Efésios 1:20 Que manifestou em Yeshua, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Efésios 1:21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
➭ Por último, temos uma das profecias mais interessantes de toda a Escritura, que se encontra em Daniel 9:24-27, onde o Profeta irá relatar as 70 semanas, porém não vamos abordar esse tema, pois já gravamos um estudo no canal sobre o assunto.

















Os Profetas que apareceram depois do Exílio:
➤ Os profetas Ageu, Zacarias e Malaquias, foram profetas ativos depois do cativeiro babilônico, concentraram suas esperanças messiânicas no Novo Templo.
Profecia de Ageu:

Ageu 2:9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

Ageu 2:4 Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:5 Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.
Ageu 2:6 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;


Ageu 2:18 Considerai, pois, vos rogo, desde este dia em diante; desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do Senhor, considerai essas coisas.

Ageu 2:23 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.
➤ Comentando sobre o anel de selar, o Metsudat David diz: "Assim como o anel de selar não se tira da mão do dono, da mesma forma meu amor não se afastará dele, porque eu o tenho escolhido. Tenho escolhido um da tua semente para que seja o Messias Rei."
E efetivamente, este é Zorobabel mencionado na genealogia de Yeshua, e chegou a ser o selo do conceito messiânico (Mateus 1:12)










































Profecia Messiânica de Zacarias:

Zacarias 3:8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.

João 17:4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

João 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
➤ O Messias seria um servo do Eterno, porém ao mesmo tempo seria Rei.
Zacarias 6:12 E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
Zacarias 6:13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.

Mateus 19:28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Hebreus 8:1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade;

Apocalipse 17:4 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

Apocalipse 19:6 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores

Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
➤ SOBRE "O" ASNO - o asno designado para este propósito: este foi o asno que Abraão selou com o propósito de viajar para amarrar Isaac no Monte Moriá, e este, também, é o asno no qual o Rei Messias uma vez mostrará a si mesmo em público, como se diz, (Zacarias 9:9) "[Eis que o teu rei vem a ti,…] humildemente e montado num jumento" (Pirkei DeRabbi Eliezer 31)
➤  "Todo aquele que tem sede, vem para a água; a palavra boi alude ao Messias da Casa de José, 7A descendente da casa de José precederá a vinda do Messias Davidico. Cf. B ... Sukkah 52a. quem é comparado a um boi; e o jumento se refere ao Messias da Casa de Davi, pois é dito dele: humilde e montado num jumento". (Midrash Tanchuma, Bereshit 1:16)
➤  Das profecias de Daniel e Isaías e da declaração de nossos sábios, está claro que o advento do Messias acontecerá algum tempo depois da expansão universal do Império Romano e ... Daniel, na última parte de sua visão, alude a o Reino dos Árabes, para a ascensão de Maomé e depois para a chegada do Messias ... Da mesma forma, Isaías insinuou que a vinda do Messias ocorrerá após a ascensão do Louco, no versículo "Um homem montando em um burro, um homem montado em um camelo e dois homens cavalgando em cavalos ". .... Agora "o homem montado num asno" é uma referência simbólica ao Messias, como é evidente em outro verso que o descreve como "humilde e montado num asno". (Iggerot HaRambam, Iggeret Teiman 98)
Mateus 21:1 E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
Mateus 21:2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-me.
Mateus 21:3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
Mateus 21:4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
Mateus 21:5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.

  • Todas as profecias listadas nesse estudo, foram ou serão cumpridas por Yeshua. 

Zacarias 11:12 Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
Zacarias 11:13 O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.

Mateus 26:14 Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
Mateus 26:15 E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata (...)

  • O sangue precioso de Yeshua foi derramado para andarmos em novidade de vida.

João 19:34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
João 19:35 E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.
João 19:36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
João 19:37 E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram

Apocalipse 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.























Mensagem Messiânica de Malaquias:
➭ O profeta Malaquias conclui o circulo da revelação profética.
Malaquias 1:1 Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó,

  • O povo estava servindo a Deus com engano.

Malaquias 2:14 E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.
Malaquias 2:15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
Malaquias 2:16 Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.

➤  Então, o povo estava trazendo animais cegos, coxos ou enfermos para o sacrifico, e haviam esquecido de dar os dízimos a Deus. E o pior de tudo era que haviam corrompido o pacto de Levi, havia esquecido do chamado como nação sacerdotal. Muitos haviam se divorciado de suas esposas.
Malaquias 3:1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Malaquias 3:2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
Malaquias 3:3 E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça.

➤  O rabino David Qimhi (RaDaQ) disse: "O Soberano que virá a seu Templo, é o Messias Rei e Anjo do Pacto."
➤  O Metsudat David faz uma distinção entre o Anjo Eterno e o Anjo do Pacto dizendo: "O Sobenano é o Messias Rei, a quem esperam os olhos de todos, anisando e desenhando sua vinda, porém o Anjo do Pacto se refere a Elias."
Malaquias 4:5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
Malaquias 4:6 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.


  • Em Miquéias 2:13 também fala deste conceito de que, quem abre o caminho virá antes do Messias.

Miquéias 2:13 Subirá diante deles o que abrirá o caminho; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o Senhor à testa deles.

  • RaDaQ vê aqui o profeta Elias e o Rei do versículo 14 do capítulo 1 ele diz que é o Filho de David.
  • O Metsudat Davis diz que "Elias virá antes da libertação para voltar o coração de Israel a seus pais," e que o Rei no verso de Malaquias 1:14  se refere ao Messias Rei.

Malaquias 4:1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha [...]
➤  Quando Aquele que há de vir finalmente chegue, o Santo revelará seu fogo, consumindo o pecado, como está escrito: "Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha." Midrash Bereshit, pg 6
Malaquias 4:2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas [...]
➤  O Midrash interpreta isto dizendo: "A voz que tem revenencia em meu Nome amanhecerá o sol da Justiça e de Cura." Midrash Shemot Rabbah pg 31
Uma das ideias favoritas do historiador e professor Joseph Klausner era que a través do Messias amanheceria sobre a humanidade uma especia de "época de ouro," uma época em que a humanidade encontraria cura debaixo das suas asas. (Klausner, Messianic Idea, p8.)










































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário