domingo, 2 de setembro de 2018

Festa das Trombetas (Yom Teruah)

















Festa das Trombetas (Yom Teruah)

  • Iniciando as festas de outono, iremos abordar a primeira das festas, a festa das trombetas, como sabemos as festas são Shabbat, ou seja, um descanso como o Shabbat semanal, onde o servo do Eterno deverá se abster de fazer trabalhos cotidianos, com fins lucrativos, ou para edificação própria.
Levítico 23:24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.
Levítico 23:25 Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor.
  • Nota-se que neste dia não há ordenanças como em algumas festas, como a festa dos Pães Ázimos, Pentecostes, ou festa das Cabanas.
A única liturgia exigida neste dia é:

Números 29:1 Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.
  • Ou seja, neste dia o Eterno quer que ouçamos o toque do Shofar em nossas casas.













1) Ordenação para seguir ou parar; organização do acampamento, e convocar o povo para as solenidades.
Números 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Números 10:2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.
Números 10:3 E, quando as tocarem, então toda a congregação se reunirá a ti à porta da tenda da congregação.
Números 10:4 Mas, quando tocar uma só, então a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
Números 10:5 Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do oriente.
Números 10:6 Mas, quando a segunda vez retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.
Números 10:7 Porém, ajuntando a congregação, as tocareis; mas sem retinir.
Números 10:8 E os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós serão por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
Números 10:9 E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos oprime, também tocareis as trombetas retinindo, e perante o Senhor vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos.
Números 10:10 Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o Senhor vosso Deus

  • Foi assim no êxodo quando o Eterno apareceu no monte para firmar a aliança houve o toque da trombeta:

Êxodo 19:16 E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
Êxodo 19:17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.












2) Alertar o povo do perigo, ou seja, do ataque do inimigo:
Os atalaias, tinham o papel de avisar o povo do perigo eminente, tocando sua trombeta em alerta, para que todos se preparassem para o possível ataque.

Isaías 21:6 Porque assim me disse o Senhor: Vai, põe uma sentinela, e ela que diga o que vir.

Ezequiel 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: 

Ezequiel 33:2 Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
Ezequiel 33:3 E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
Ezequiel 33:4 Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ezequiel 33:5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
Ezequiel 33:6 Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.



















3) Ordenar o ataque ao povo inimigo:
Josué 6:4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
Josué 6:5 E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
Josué 6:6 Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.
Josué 6:7 E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do Senhor.
Josué 6:8 E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do Senhor, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do Senhor os seguia.


Juízes 7:22 Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas. Mas muitos fugiram para Bete-Sita, na direção de Zererá, até a fronteira de Abel-Meolá, perto de Tabate.

Apocalipse 8:6 Então os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.
Aqui mostra o início do juízo do Eterno.


















4) A aclamação dos reis:
  • Ao ser proclamado rei, eram tocada trombetas, dando inicio ao reinado:
1 Reis 1:38 Então desceu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e os quereteus, e os peleteus, e fizeram montar a Salomão na mula do rei Davi, e o levaram a Giom.
1 Reis 1:39 E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
1 Reis 1:40 E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.

  • Então, o panorama que temos é: As trombetas são um sinal de anúncio de grandes acontecimentos, elas servem para preparar o povo do Eterno para grandes acontecimentos e direcionar os caminhos do povo do Eterno para o que há de vir

A primeira das sete festas é o sábado semanal, uma representatividade do sétimo milênio que será o descanso do povo do Eterno de 1000 anos. Descrito em Apocalipse:











Gênesis 2:2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
Gênesis 2:3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
  • Temos um estudo que fala sobre os 7 mil anos da humanidade, estamos prestes a completar o 6 milênio, ou seja, a historia do homem vai se encerrar nele. E no sétimo se inicia o reinado do Messias, e no oitavo milênio inicia a eternidade.
Apocalipse 20:4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Levítico 23:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Levítico 23:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:
Levítico 23:3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações.

  • Sendo assim a primeira das solenidades remetem ao reinado do Messias.
















As três primeiras solenidades o Messias cumpriu na sua vinda:
  • Páscoa:
Mateus 27:45 E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde.
  • Cumprindo os requisitos do sacrifício descrito em Êxodo.
Êxodo 12:6 Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.

1 Coríntios 5:7 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
1 Coríntios 5:8 Por isso, CELEBREMOS a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.













A segunda festa é a festa das Primícias:
Levítico 23:10 Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem
  • O Messias cumpre esse mandamento, sendo Ele o sumo sacerdote sob a ordem de Melquisedeque, ressuscitado os primeiros e levando como oferta ao Eterno.
Mateus 27:52 Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados.
Mateus 27:53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
  • Estima-se que estes sejam os 24 anciões.













  • A festa de Pentecostes, revela a entrega da torá, conhecida como festa das semanas, lá se cumpre a promessa da descida do espírito santo sobre os discípulos, na verdade esse espírito é o reconhecimento de que cada verso da lei e dos profetas se referia ao Messias, e os apóstolos recebendo todo o entendimento sobre a palavra do Eterno.
Levítico 23:16 Contem cinqüenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor.
  • No contexto do acontecimento de Atos 2, os apóstolo ficaram 40 dias com o Messias aprendendo as escrituras, vendo o cumprimento de cada verso, e após estarem reunidos chegam ao ponto do espírito do Eterno os capacitar para levarem a mensagem na festa das semanas, ocasionando a dispersão da palavra por todas as nações da terra, acredita-se que quando o Eterno entregou a torá havia 70 povos no meio do povo Hebreu, assim o Eterno falou em 70 idiomas diferentes, como o ocorrido em Atos 2.











  • Por fim chegamos a primeira festa de outono, a festa das Trombetas, sabemos das 4 funções da trombeta:
1) Sendo assim a trombeta nos guia pelos caminhos, ela é que nos diz o momento que devemos parar ou seguir, também nos indica o perigo, organiza a congregação e nos convoca para a adoração – atribuição da torá, pois a palavra do Eterno tem as mesmas atribuições, tanto que quando o Eterno falou para o povo sua voz era como trombetas.
Êxodo 19:19 E o som da trombeta era cada vez mais forte. Então Moisés falou, e a voz de Deus lhe respondeu.

Apocalipse 1:10 No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta.
  • Essa voz deve soar direcionando o povo do Eterno para todos os caminhos:
Deuteronômio 4:11 Vocês se aproximaram e ficaram ao pé do monte. O monte ardia em chamas que subiam até o céu, e estava envolvido por uma nuvem escura e densa.
Deuteronômio 4:12 Então o Senhor falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram as palavras, mas não viram forma alguma; apenas se ouvia a voz.

Deuteronômio 4:39 Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.
Deuteronômio 4:40 Obedeçam aos seus decretos e mandamentos que hoje eu lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e com seus descendentes, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre.

Deuteronômio 8:6 Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor.
  • Então a palavra do Eterno tem a conotação que se encaixa perfeitamente com o primeiro ponto, ela organiza o “seu povo” e faz com que o povo esteja atento para a adoração do Eterno.




















2) Alertar o povo do ataque dos inimigos “atalaias” – os Atalaias tem a missão de alertar do ataque inimigo, a palavra do Eterno também!
Deuteronômio 6:9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Salmos 19:11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
Salmos 19:12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
Salmos 19:13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
  • Ou seja, a torá faz com que você esteja alerta do que desagrada ao Eterno, a falta dela faz com que você esteja desprotegido.
Oséias 4:6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Isaías 56:10 As sentinelas de Israel estão cegas e não têm conhecimento; todas elas são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir.
  • É a Torá que faz o homem discernir o que procede do inimigo.
Tiago 4:7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
























3) A palavra ataca – Como no cerco a Jericó, assim também é na nossa vida, se o meditarmos de dia e de noite na palavra Sl 1:1. Ou seja, se estivermos o tempo todo tocando essa trombeta(a palavra do Eterno), não há muros que não possamos derrubar. Pois a trombeta do Eterno (a palavra) é como uma espada.
Efésios 6:17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Mateus 10:34 Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. (Palavra)
  • Sendo assim irmãos, a missão da trombeta, de convocar o povo para a guerra, também se cumpre pela palavra do Eterno.














4) Proclamar o rei – também temos que a trombeta tem a finalidade de proclamar o Rei.
Romanos 10:9 Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Lucas 12:8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
Lucas 12:9 Mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus.
  • Todos nós somos chamados a ser esses atalaias, como o profeta Ezequiel foi enviado no meio do povo com a função de atalaia, assim todos nós temos esse chamado.
Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Mateus 5:15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

  • Resumindo, o que temos é uma festa que conota com a vinda do Messias, pois a primeira das festas que falta ele cumprir é a das trombetas, onde Ele será aclamado rei por toda a terra, instituindo o seu reinado para todo o sempre, regendo todas as nações com vara de ferro.
A trombeta anunciará a vinda do filho do homem. O proclamando rei sobre toda a terra

1 Tessalonicenses 4:16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário