segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Marcos 10 – O Triunfo da Misericórdia





















Marcos 10 – O Triunfo da Misericórdia

Marcos 10:1 E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume.
Marcos 10:2 E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher?
Marcos 10:3 Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés?
Marcos 10:4 E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.
Marcos 10:5 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;
Marcos 10:6 Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
Marcos 10:7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
Marcos 10:8 E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Marcos 10:9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Marcos 10:10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.
Marcos 10:11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.
Marcos 10:12 E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.

Mateus 19:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Ou seja, Yeshua está dizendo que é licito o divorcio se existe fornicação.
















Deuteronômio 24:1 Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
A controversa na época de Yeshua era o que se considerava indecente.












Levítico 20:10 Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.

Deuteronômio 22:22 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.
  • E alguém pode perguntar: Bom, se o Messias veio cumprir toda a lei, então aqui ele estaria transgredindo a Toráh?














Isaías 50:1 Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada
Então, aqui vemos quem dita a lei, o que determinou qual era a consequência da Lei do adultério, que como disse a Torah, é a morte, o mesmo doador da Lei não matou sua esposa fisicamente, senão que lhe deu uma carta de divórcio.










Jeremias 3:1 Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.

Jeremias 3:20 Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor.
Em razão disto é que causou a dureza do coração e foi preciso implementar leis, que a pesar de que esteja estabelecido o parâmetro da justiça de Deus (que tal coisa merece a morte)
Provérbios 11:30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.













Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas,
  • A justiça: A Torah é o parâmetro da sua justiça, então se vamos aplicar a lei com justiça, então temos que aplicar a todos, e aí todos estaríamos mortos.
  • A misericórdia: È o dá outra oportunidade, porque cada dia cometemos injustiça, já seja com nossos atos ou pensamentos.
Lamentações 3:22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Lamentações 3:23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

  • A Fé: Fé é fidelidade, que vem como consequência da misericórdia, do perdão obtido de não sermos aniquilados.










Oséias 2:19 E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.
Oséias 2:20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.

  • Uma vez em somos redimidos,uma vez que somos resgatados, pois seremos fiéis a Deus, já não queremos ir com outros, porém iremos reconhecer que ninguém nos ama como Ele nos amou.










Provérbios 16:6 Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada [...]
  • A Torah é a verdade, a Palavra de Deus nos demonstra que somos pecadores, que somos injustos, culpados eque merecemos a morte.

















Gênesis 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
  • A palavra "apegar-se-á" em hebraico é Davaq (קדָּבַ) que significa: Pegamento

















Romanos 7:1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
Romanos 7:2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
Romanos 7:3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

  • Yeshua toma o lugar da esposa infiel, recebe sobre si todo o peso da lei para que ela seja livre e não seja considerada mas adultera, senão como virgem novamente pela purificação que o esposo fez.











Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Efésios 5:27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

  • Sua misericórdia é infinita, o Messias entregou sua vida, padeceu no lugar da sua amada, e a purifica ensinando e guiando-a na  Palavra de Deus com seu próprio exemplo.












Salmos 103:10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.
Salmos 103:11 Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
Salmos 103:12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

  • Sua misericórdia é eterna, quando o pecado abundou, superabundou a graça, porém com que proposito? Pois nos seduzir com seu amor e ganhar nossa fidelidade.












Marcos 10:13 E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.
Marcos 10:14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.

  • Esto está em relação com o que vimos antes, não fazer acepção de pessoas.
Marcos 10:15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.
Marcos 10:16 E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

  • E porque temos que ter uma atitude de criança para entrar no reino de Deus?
Marcos 10:17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Marcos 10:18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

  • Este homem pergunta o que fará para herdar a vida eterna, e o Messias lhe responde de maneira bem simples:
Marcos 10:19  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
  • E aqui Yeshua menciona até alguns dos mandamentos que onde estão escritos?
Marcos 10:20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
Marcos 10:21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Marcos 10:22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

  • A pergunta simples para saber o que fazer para herdar a vida eterna é GUARDAR OS MANDAMENTOS!













Levítico 18:5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor.

Deuteronômio 30:15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Deuteronômio 30:16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas [...]

Então como disse aqui, obtemos a salvação, a VIDA E A BENÇÃO, OBEDECENDO. E como se obtêm a morte e a maldição? Pois desobedecendo.












A palavra Fé que é a palavra hebraica אֱמוּנָה


 


A raiz da  palavra Emunah são as letras Mem מ e a letra Nun נָ
  • O Sangue continua











Marcos 10:23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Marcos 10:24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus
!
  • O problema não é ter riquezas, o problema é confiar nessas riquezas.
Deuteronômio 28:11 E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.
Deuteronômio 28:12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
Deuteronômio 28:13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
Deuteronômio 28:14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.


















Marcos 10:25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
Marcos 10:26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
Marcos 10:27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis

  • Aqui vemos que Yeshua dá um exemplo bem difícil, e os discípulos se assombraram incluso do difícil que é, porém nada é impossível para Deus.
Marcos 10:28 E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
Marcos 10:29 E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Marcos 10:30 Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
Marcos 10:31 Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.

  • E aqui também nos disse como fazer tesouros nos céus, que vamos obter muita família, na família da fé e bens mesmo com perseguições, porém ao final a VIDA ETERNA.
Marcos 10:32 E iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se, e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir,
Marcos 10:33 Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.
Marcos 10:34 E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.

  • E quem disse que Ele será entregue? Pois aos gentios!
Marcos 10:35 E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
Marcos 10:36 E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
Marcos 10:37 E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.

  • Outra vez, querem um lugar no reino que já consideravam eminente.
Marcos 10:38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado.
















Êxodo 6:6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei (heb: Vehotzeti)  de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei (heb: Vehitzlati) da servidão, e vos resgatarei (heb: Vega’alti) com braço estendido e com grandes juízos.
Êxodo 6:7 E eu vos tomarei (heb: Velakachti) por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios.


Vehotzeti  – Tirarei.
Vehitzlati  – Livrarei.
Vega’alti   –  Resgatarei.
Velakachti – Tomarei.


O cálice da Santificação: Vos tirareiVehotzeti. Ou seja, que a primeira copa separa o tempo da Páscoa ou mais bem o Kidush.

O cálice da Redenção. E vos resgatarei - Vega’alti com braço estendido. A terceira taça celebra a redenção de Deus através do sangue do cordeiro após a refeição

O cálice da libertação: E vos livrarei Vehitzlati da servidão. A segunda taça celebra a história do Êxodo e relata as dez pragas.

O cálice da Restauração. E eu vos tomareiVelakachti por meu povo, e serei vosso Deus. Este cálice fecha o seder de Pesach



















Salmos 116:13  Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.

E lembrando que aqui quando disse: Tomarei o cálice da salvação, em hebraico está em plural "Kosi Yeshuot" esa ubeshem Adonai eqra


















Então o terceiro cálice que é o calice da Redenção. E vos resgatarei - Vega’alti com braço estendido está conectado com o Novo Pacto em seu sangue para perdão dos nossos pecados.

Lucas 22:20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Lucas 22:42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.














Marcos 10:38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
  • Ou seja, Yeshua está fazendo alusão ao processo de purificação, ao que ele iria padecer para nos redimir.
Marcos 10:39 E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;
  • Em outras palavras, Yeshua está profetizando que eles vão padecer por Ele.
Marcos 10:40 Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.
Marcos 10:41 E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.

  • Querem reinar porque a Judá foi entregue o cetro, porém a esses dois foi dito que primeiro eles iriam padecer.
Marcos 10:42 Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles.
E vejam que curioso que esses DEZ é colocados como exemplos as nações, como dizendo a esses dez: Vocês querem ser como as nações?
Marcos 10:43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
  • Façam diferença entre vocês e as nações.
Marcos 10:44 E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
  • Yeshua havia dito especificamente a alguns judeus que muitos viriam do oriente e do ocidente e se sentarão a mesa com Abraão, Isaque e Jacó, e que muitos filhos do reino ficaram de fora.
Marcos 10:45 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
  • E falando dos dez das nações, fala dos muitos pelos que Yeshua dará sua vida em resgate.
Marcos 10:46 E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
  • E aqui se menciona neste contexto as nações, os muitos, as multidões, a um homem chamado Bartimeu, que significa Filho de imundo que era cego.
Marcos 10:47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Marcos 10:48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
Marcos 10:49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
Marcos 10:50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
Marcos 10:51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
Marcos 10:52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário