segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Yeshua, o Príncipe do Rosto























































Yeshua, o Príncipe do Rosto 

As discussões rabínicas messiânicas frequentemente são enigmáticas, casuais na literatura Talmúdica e Midráshica, porém provavelmente ainda mas no Zohar, um comentário místico sobre a Torah.
1 Pedro 1:20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.



















Jacó vê o rosto de Elohim:

Gênesis 32:29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
Gênesis 32:30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

  • E comentando sobre essa passagem, o Midrash Rabbah diz: "Jacó viu o rosto de Elohim no Espírito Santo." (Literalmente na Shechinah) 
  • O Targum Onquelos afirma que Jacó na realidade viu o Anjo de Deis. Porém quem é esse anjo de Deus? E quem é Penuel?
Isaías 63:9 Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.
  • E o rabino David Qimhi disse de Malaquias 3:1: "O Eterno virá subitamente a seu Templo", este Soberano é o Messias Rei, e Ele é o Soberano do Pacto. (Mikraoth Gedoloth, Malaquias 3:1)












O Messias como o Príncipe do Rosto.

O livro judeu de orações Sidur ha-Shalem, contêm entre as orações de Rosh HaShanah relacionadas ao toque do serviço, na seção do TASHRAT (Tekiah, Shevarim, Teruah, ou seja, diferentes tipos de toques de shofar), o shofar é tocado durante o serviço de Rosh Hashaná. Há uma  oração yehi razton  (pode ser a sua vontade) e entre os toques do shofar, que diz:
Yehi razton milefancha shet'kiat tashrat sh'anachnu tokim t'hei m'rukemet hai'reeah al yadei hammunah Tartiel k'shem sheqibalta al yad Eliyahu Z'L, viYeshua Sar HaPanim v'Sar MemTet. V'timeleh aleinu b'rachamim. Baruch atah HaShem, ba'al rachamim.
Que seja a sua vontade (antes de você) que o som da TASRHAT que sopramos seja entrelaçado na cortina pela mão do ministro Tartiel, como o nome que foi recebido pela mão de Eliyahu (sua memória seja para uma bênção e Yeshua o príncipe da face e o príncipe Metatron . E você pode ser cheio de misericórdia por nós. Bendito és tu, Mestre das misericórdias.
Quem é "Yeshua, o príncipe do rosto"? O blogue judeu ortodoxo Emes v'Emuna escreve: "Não há anjo, Yeshua. Yeshua é Jesus" (Emes Ve-Emunah: Jesus no Machzor de Rosh Hashaná)












O Targum de Jônatan sobre Gênesis 5:24 onde lemos acerca da transladação de Enoque disse:
  • "Como Enoque caminhou com Elohim e logo desapareceu, ele ascendeu ao céu e Elohim lhe deu o nome de Metatron, o Grande Escriba."
  • "O agente de um homem é como ele mesmo." (Chagigah 10b, cf. Nedarim 72b, Soncino Press Edition)
  • "O anjo Metatron é o shaliach de Deus, Seu agente encarregado deste mundo físico." (Mayim, Breslov Research Institute, pg. 79)
"Pois o nome de Metatron é como o do seu Mestre, como está escrito (Êxodo 23:21),“porque o meu nome está Nele”. Essa é a unificação mais baixa. Em outras palavras, o Santo, abençoado seja ele, veste-se em Metatron durante os seis dias da semana e governa o mundo através dele." (Rebe Nachman de Breslov, Likutey Moharan 11.5, Instituto de Pesquisas Breslov, pg 183)










314 - מטטרון = שדי

A palavra Shin-Dalet-Yud forma um acróstico da frase "Shomer Daltot Yisrael", Guardião das Portas de Yisrael.













Deuteronômio 11:18 E tu os escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.
"E além disso, aqueles que dominam neste mundo o fazem através dele, METATRON. E aqueles que são impedidos de governar, caem através dele. Todos eles dependem dessa escada, METATRON. Yud Hei Vav Hei domina todos eles. Como está escrito: "E eis que Hashem estava acima dela". Quando ele acordou, está escrito “esta não é outra senão a casa de Elohim, e esta é a porta do céu". Seguramente, METATRON é a Casa. de Elohim, a porta pela qual se passa para dentro, como está escrito: "Abre-me as portas da justiça, entrarei nelas, e louvarei a Yud Hei Vav Hei" (Tehilim 118: 19 ). E "esta é a porta para Hashem (Yud Hei Vav Hei)" (Tehilim 118: 20) é a porta do céu. E tudo é um, o que significa que as portas da justiça, a porta de Hashem e a porta do céu são uma, é Metatron." (Zohar, Vayetze, Zohar.com)
João 10:9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, ele será salvo, e entrará e sairá, e encontrará pastagem.













1.) Metatron.
2.) A Palavra de Adonai (Memra).
3.) A glória de Elohim (Presença).
4.) O Espírito de Elohim.
5.) A voz do Céu. 

(Gotilieb Klein, Religião e Histórias, p 89)
Metatron funciona principalmente como intercessor em oração. E o Talmud no tratado de Shabbat 12b disse: "Os anjos só entendem hebraico."
"Então somente Metatron, o guarda de Israel pode se aproximar do Trono de D-us para registrar as boas obras de Israel nos livros." (Pesikhta 57a e Bamidbar Rabbah c 21)
"Quando a arca do pacto estava sendo construída, os anjos receberam a comissão de construir o céu uma morada para o Jovem cujo nome é Metatron, morada a qual trará a D-us as almas justas para expiar o pecado de Israel durante o Cativeiro." (Bamidbar Rabbah, 12)





Juízes 6:22 Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face.

Êxodo 23:20 Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Êxodo 23:21 Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

Rashi sugeriu que as palavras final do verso 21: "Meu nome está nele, significa que Ele e eu temos o mesmo Nome."
Êxodo 33:15 Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui
"E não é de estranhar que já desde a era do Talmud encontramos a afirmação simples de que Metatron também é o Príncipe do Rosto." (Tratado de Chagigah 13.)
Colossenses 1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Colossenses 1:17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.










O Messias, a Memra ou a Palavra de Deus.
O Targum de Jônatan Ben Uzziel diz que, aquele que volta seu coração a Memra do Eterno, será salvo.
"O filosofo judeu Filon de Alexandria, quem viveu mas ou menos ao mesmo tempo de Yeshua, considerou que o Logos é o delegado de Elohim, seu emissário e o Anjo que ora como Sumo sacerdote diante de Elohim a favor do mundo." (Gottlieb Klein Sex föredrag, p88.)
O conceito da Memra associado com Elohim e suas manifestações, aparecem 596 vezes nos Targumim, porém nenhuma vez no Talmud. Alfred Edersheim, The Life and Times of Jesus the Messiah I, pp46–48.
"O Targum de Onkelos usa a palavra 179 vezes, o Targum Yerushalmi 99 vezes, e o Targum de Jonatan 321 vezes. Mais da metade dessas referencias a Memra é tratada como se fosse uma pessoa." Ibid tomo II pp659–664.
A ausência da Memra no Talmud possa ser uma reação contra a interpretação que os primeiros discípulos lhe deram, sinalando a Yeshua.
















"O Antigo Testamento conduz os Targumim, os Targumim conduzem a Mishna, a Mishna ao Talmud, e assim sucessivamente." Sifrei Shoftim, piska 160ª
Procedendo desta maneira, os Targumim proporcionam informação sobre a exegeses dos rabinos mais antiga que a Mishna, que é a parte mais antiga do Talmud.












Sobre a criação do homem em Gênesis 1:27 o Targum disse: "E a Memra de YHWH criou o homem." (Targum Yerushalmi)

Em Gênesis 16:13 Agar fala com o anjo de Deus, o Targum diz: "Agar chama a Memra de YHWH." (Targum Yerushalmi)

Em Gênesis 22, diz que Abraão fala com o anjo de Deus, e no versículo 8 o Targum diz: "A Memra de YHWH proverá um cordeiro para o holocausto." (Targum Yerushalmi)

Em Gênesis 28:20 Jacó faz um voto, porém o Targum diz: "Se a Memra de YHWH for comigo .... então a Memra de YHWH será meu Elohim." (Targum Onkelos)

Em Gênesis 15:6 o Targum interpreta dizendo: "Abraão creu na Memra de YHWH, e isto lhe foi imputado por justiça." (Targum Onkelos)

Em Êxodo 20:1 na entrega da Lei, o Targum diz: "E a Memra de YHWH falou todas estas palavras." (Targum Onkelos)

Em Números 10:35 Moisés orou dizendo: "Levanta-te, Senhor" [...], porém o Targum interpretou dizendo: "Levanta-te, Memra de YHWH [...] Volta ó Memra de YHWH." (Targum Onkelos)

Quando em Êxodo 14:31 diz que o povo creu em Deus e seu servo Moisés, o Targum traduz isto como: "Creram na Memra de YHWH e na profecia do seu servo Moisés." (Targum Onkelos)

A parte inicial de Deuteronômio 28 diz que se Israel obedece a voz de Deus, virão sobre eles todas as bênçãos mencionadas, o qual o Targum interpreta como: "Se aceitares a Memra de YHWH para que a Memra de YHWH seja teu Elohim, então se cumprirá tudo isto." (Targum Onkelos)

Isaías 45:17 diz que "Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação" porém o Targum interpreta dizendo: "Israel tem sido salvo pela Memra de YHWH" [...](Targum de Jonathan)

Oséias 1:7 promete: "Terei misericórdia da casa de Judá, e os salvarei pelo Senhor Deus", porém o Targum disse: "Terei misericórdia da casa de Judá, e os salvarei pela Memra de YHWH." (Targum de Jonathan)

Em Deuteronômio 33:27 diz: "O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos". O Targum interpretou dizendo: "Estes braços são a Memra, por quem foi criado o mundo." (Targum de Onkelos)














João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:2 Ele estava no princípio com Deus.
João 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez

Será que Paulo sabia do que estava dizendo quando ele escreveu:
Efésios 3:9 E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

Colossenses 1:5 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:6 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Colossenses 2:9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.

Esses sectários, em sua maioria ex-sacerdotes do Templo, fazem ênfases em seus rolos em que teve seu começo mediante o proposito deliberado de Deus, e que "nada se fez sem Ele" – "Mediante tua Palavra tudo teve seu começo, e sem Ti nada foi feito." (Megilath ha-serachim 1 QS XI,10 y Hôdayôth 1 QH I, 19)















Bendito sejas Tu, Rei do mundo, que tudo criaste por tua Palavra(ha-Kôl nihyâh bi-Dvarô)

O falecido rabino e professor Gottlieb Klein estava consciente de que certos primeiros discípulos viam "Metatron, Memra, Adam Kadmon, e o segundo Moisés" com relação ao pensamento do Messias. (G. Klein, Sex föredrag, p95)

O Tamuld diz que o nome Metatron equivale a YHWH, e que Ele está assentado no lugar Santíssimo e atua como emissário de Deus.(Sanhedrin 38b, Chagigah 15a e Avoda Zara 3b) 

Ele é chamado de Anjo de YHWH, O Príncipe do universo, O Príncipe do Rosto, e ainda com o nome Shechinah – a Presença de Elohim. Yevamot 16b
"Metatron é o anjo chamado ‘Príncipe do Rosto,’ o ‘Príncipe da Torah,’ o ‘Príncipe do Poder,’ o ‘Príncipe da Glória.’ O ‘Príncipe dos Reis’ (Juízes 5:3), e o ‘Príncipe dos príncipes." (O Zohar dá esta prescrição em nome do rabino Akiva)











"A carta aos Hebreus é uma das cartas mais interessantes do Novo Testamento, e difere em seu conteúdo de todos os demais escritos cristãos primitivos que o Novo Testamento tem"
Em sua opinião, o escritor deseja dar testemunho acerca do Messias: "Como reza o argumento principal: ‘Ele é tanto superior aos anjos, quando herdou mas excelente nome que eles." (Heb. 1:4) 

"Esta carta pretende dizer Yeshua é um sacerdote ungido, um sacerdote que não é da semente de Arão, senão de uma linhagem muito mais nobre."
"Na verdade, o escritor da Carta so Hebreus dificilmente pode ter escolhido exemplos próximos aos corações dos seus leitores, que segundo minha tese, era idêntica ao da seita do Mar Morto." (O livro hebreu Studies on the Dead Sea Scrolls, publicação de Heichal Ha-Sepher, pp191–208)
Hebreus 1:3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder [...]














A Mensagem de conselho espiritual associado com Peniel.

João 14:9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

João 6:40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna [...]

  • A vida de muitos jovens alcoólicos e drogados tem sido transformada em um instante ao se encontrar cara a cara com o Messias.






A bênção Aarônica, na qual se fala do rosto de Deus, também contêm esta mesma mensagem de cura espiritual:

Números 6:24 O Senhor te abençoe e te guarde;
Números 6:25 O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
Números 6:26 O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.


O Targum de Onkelos disse a respeito da frase: "resplandecer o seu rosto", na verdade é o "Espírito do Eterno resplandeça sobre ti"


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário