sábado, 25 de agosto de 2018

João 16 – Ouro Fino






































João 16 – Ouro Fino

João 16:1 Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
João 16:2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
João 16:2 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
  • De início vemos que o Messias não promete aos seus discípulos vida fácil, pelo contrário, a promessa é de perseguição por amor ao seu nome “legado”.
Atos 14:19 Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Atos 14:20 Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.
Atos 14:21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,
Atos 14:22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

















Testemunho até a Morte

Mateus 5:10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Mateus 5:12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.


Mateus 10:17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
Mateus 10:18 E sereis at
é conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
Mateus 10:19
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.

















O Machiach Ben Yosef

João 16:4 Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
João 16:5 E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
João 16:6
Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
A tristeza dos discípulos seria por conta da “teologia” da época, pois em sua cabeça, o Messias deveria reinar  para sempre, retirando o julgo romano das costas dos judeus.
Por esse motivo os discípulos não queriam saber para onde o Messias iria.
  • Pois os rabinos da época ficaram confusos com as aparentes contradições nas profecias, onde relatavam a vinda do Messias em duas situações, uma que ele viria cavalgando nas nuvens do céu e seu reino seria Eterno, e reuniria todos os dispersos de israel, e outra que o Messias viria montado num jumento e morreria.
Então eles imaginaram o seguinte; Se nós (Israel) fomos dignos ele virá para reinar para sempre, se não Ele(o Messias) virá e morrerá.















Teologia da Prosperidade

João 12:31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
João 12:32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
João 12:33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.
João 12:34
Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem.


Mateus 16:21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
Mateus 16:22
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.


Mateus 11:2 E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,
Mateus 11:3
A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro.

















O Testemunho de Vida

Atos 4:18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
Atos 4:19
Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
Atos 4:20
Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.


2 Coríntios 11:23 São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
2 Coríntios 11:24 Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
2 Coríntios 11:25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
2 Coríntios 11:26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
2 Coríntios 11:27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.


  • Do pecado:

Deuteronômio 18:18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Deuteronômio 18:19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.


  • Da Justiça

Levítico 18:5 Guardareis meus estatutos e minhas normas: quem os cumprir encontrará neles a vida! Eu Sou o Eterno.

  • Do Juízo:

Daniel 7:22 Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.
Algumas coisas realmente os apóstolos só souberam no período em que o Messias esteve com eles após a sua ressurreição.  Principalmente a revelação dada no livro de Apocalipse.














O ESPÍRITO DA PROFECIA

João 16:13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
João 16:14
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
João 16:15
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
João 16:16
Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.


Apocalipse 1:1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Apocalipse 1:2
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.


Hebreus 1:1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.

João 16:18 Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz.
João 16:19 Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
João 16:20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
João 16:21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
João 16:22
Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.

O Messias está relatando o tempo todo a cerca da sua morte e ressurreição, os apóstolos não tinham ainda o verdadeiro conhecimento das escrituras, mas tinha a vontade de seguir o seu mestre, mas o que veremos é que eles tinham pouca fé, ou seja, a morte do Messias seria o gatilho para fortalecer a fé deles, pois até a morte do Messias eles temiam por sua vida, tanto que ninguém ficou para morrer com Ele, pois eles desconfiavam que a não ressurreição existisse, sendo assim eles tinha pouca fé/fidelidade/confiança/firmeza.
Após ver que a Torá se cumpriu (ressurreição através da obediência). A fé deles foi aumentada.

















A Promessa

Levítico 18:5 Guardareis meus estatutos e minhas normas: quem os cumprir encontrará neles a vida! Eu Sou o Eterno.

João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:40 E não quereis vir a mim para terdes vida.


João 11:25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.

Salmos 100:1 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
Salmos 100:2 Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.
Salmos 100:3 Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Salmos 100:4 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Salmos 100:5 Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.


João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

João 16:23 E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
João 16:24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
João 16:25 Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
João 16:26 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
João 16:27 Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
João 16:28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.


A credulidade na torá e nos profetas, é a chave ao amor do Eterno, temos na palavra e no testemunho dos profetas a consciência que  o  Eterno está satisfeito conosco, pois a palavra nos diz que o só seremos o povo do Eterno quando colocarmos a Torá nos nossos corações (Jr 31:33, Ez 36:27.)





















O Amor sem Fim

João 16:29 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
João 16:30
Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
João 16:31
Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
João 16:32
Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
João 16:33  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

No momento de maior dor, ao dizer que está próximo  a sua morte, o Messias não recebe conforto, pelo contrário, Ele conforta seus discípulos, sabendo que por não terem ainda sua fé em sua plenitude eles não iriam agüentar o peso de perder a vida sem a confirmação da palavra.
Logo fica a pergunta, quando o Messias diz:
Mateus 10:33 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus
Mateus 10:34 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus

  • Qual o significado dessa passagem? Será que os discípulos ao negarem a pessoa do Messias perderam a salvação? É evidente que não! Eles nunca negaram a palavra do Eterno, ou seja, a torá que é o próprio Messias em carne, o legado do Messias é o seu nome!























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário