quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Marcos 08 – O segundo Toque































Marcos 08 – O segundo Toque

Marcos 1:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo o que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes:
Marcos 1:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer.
Marcos 1:3 E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.
Marcos 1:4 E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?




















Amós 8:11 Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
Amós 8:12 irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão.

  • Se há fome da palavra de Deus, é porque há uma carência de ensinamentos nitidamente bíblicos








Marcos 1:5 E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.
  • Sete é um número de plenitude. Quer dizer que haverá abundância de pão para todas as nações.
Marcos 1:6 E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão.
Marcos 1:7 Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante.
Marcos 1:8 E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos

  • Aqui já na segunda alimentação das multidões, sobejaram sete cestos e isto representa a plenitude, todas as nações.
Marcos 1:9 E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.
  • O número quatro representa os quatro ângulos da terra, toda terra será cheia da Glória de Deus.
Marcos 1:10 E, entrando logo no barco, com os seus discípulos, foi para as partes de Dalmanuta.
Marcos 1:11 E saíram os fariseus, e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu.

  • Viram milagres atrás de milagres e ainda pedem um sinal.
Marcos 1:12 E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum.
Marcos 1:13 E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado.

Mateus 12:40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.














Oséias 11:10  Andarão após o Senhor; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão.
  • Esses descendentes das tribos de Israel que se multiplicariam como os peixes do mar, estariam no ocidente e falando atualmente da filosofia ou da ideologia da região do ocidente.













Tem um estudo super interessante chamado: "Babilônia mistério religioso" que é um documentário de como o papado e muitos aspectos da religião católica são simplesmente uma cópia do culto dos filisteus ao deus Dagon.























Marcos 8:14 E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.
Marcos 8:15 E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
Marcos 8:16 E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão.
Marcos 8:17 E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
Marcos 8:18 Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais,
Marcos 8:19 Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze.
Marcos 8:20 E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.
Marcos 8:21 E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?

  • Se ele fez tudo isso, como não entenderam que não se refere a carência de pão?
Mateus 8:22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
  • O que é que uma pessoa precisa para entender o mistério das duas casas de Israel?
Marcos 8:23 E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
  • Este é único milagre que a cura não é automática, é gradual, primeiro faz uma coisa e logo gradualmente vem a seguinte.
Marcos 8:24 E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
  • Depois do primeiro toque ele vê meio embaraçado, ou seja, ele vê porém não distingui.
Marcos 8:25 Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
Marcos 8:26 E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.

  • Primeiro ele vê a todos iguais, e precisa de um segundo toque para ver a diferença.


















Ezequiel 34:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Ezequiel 34:2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

  • Está falando dos lideres que estavam pastoreando a nação de Israel.
Ezequiel 34:3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
  • Esses líderes não alimentam as ovelhas, somente usam elas para tirar proveito.
Ezequiel 34:4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

  • Ou seja, buscam ter seu próprio rebanho.

Ezequiel 34:5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
Ezequiel 34:6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Ezequiel 34:7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Ezequiel 34:8 Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
Ezequiel 34:9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Ezequiel 34:10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.

  • O Eterno vai tirar deles a função de pastores.

Ezequiel 34:11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
Ezequiel 34:12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.


Ezequiel 34:13 E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.

  • Ele vai tirar suas ovelhas dentre as nações, e uma denominação representa uma pequena nação.

Ezequiel 34:14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
Ezequiel 34:15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 34:16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
Ezequiel 34:17 E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
Ezequiel 34:18 Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?


  • Algumas ovelhas tem o mau costume de se meter na água e agitam o fundo com suas patas tanto que mistura o lodo com a água limpa, e ai elas bebem dessa água e ficam doentes.

Salmos 23:2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

  • As águas tranquilas representam a Palavra de Deus.
















Ezequiel 34:19 E quanto às minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés.
Ezequiel 34:20 Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
Ezequiel 34:21 Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.
Ezequiel 34:22 Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.
Ezequiel 34:23 E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
Ezequiel 34:24 E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.

  • Deus é nosso Criador que levantará um Pastor, o Bom Pastor Yeshua!
Ezequiel 34:25 E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.
Ezequiel 34:26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão.
Ezequiel 34:27 E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.

  • O homem é comparado com uma árvore que pode dar fruto.
Ezequiel 34:28 E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
Ezequiel 34:29 E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios.
Ezequiel 34:30 Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.


  • E quando conheceram que são parte do povo de Deus? Quando Deus lhes resgate das garras dos pastores assalariados.

Ezequiel 34:31 Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.




















Marcos 8:27 Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
Marcos 8:26 E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.
  • Antes era um mistério que permanecia oculto, porém já é tempo de sair as ruas e anunciar essa revelação.
Marcos 8:27 E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
Marcos 8:28 E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas.
Marcos 8:29 E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo.
Marcos 8:30 E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele.

  • O que é necessário para que as ovelhas perdidas da casa de Israel voltem?
Marcos 8:31 E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.
Marcos 8:32 E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo.
Marcos 8:33 Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.

  • Pedro e os discípulos ainda não compreendiam que era necessário que o Messias padecesse.













Marcos 8:34  E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

Negar-se a si mesmo é ceder teus direitos, não exigir direitos, não tenha expectativas do mundo, não espere nada das pessoas.














Marcos 8:35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
  • Todo aquele que renuncia sua vida aquilo que o mundo oferece, prestigio, fama, aplausos para obedecer as leis de Deus, seus mandamentos, sua Palavra, será salvo.
Marcos 8:36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Marcos 8:37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?


  • Quantos momentos de prazer poderiam compensar a perca da nossa alma?

Marcos 8:37 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.
Isaías 24:5 Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário