sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Eclesiastes 11 & 12- Qual é o Propósito da Vida?

































































































































Eclesiastes 11 & 12- Qual é o Propósito da Vida?

  • O Eclesiastes tem como propósito de nos ensinar qual é o verdadeiro propósito da vida.
Eclesiastes 11:1  Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
  • E referente a muitos dias, tem a ver com o fim dos tempos.
Mateus 6:2  Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mateus 6:3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Mateus 6:4  Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

  • O ensinamento é, faça o bem sem olhar a quem, o que plantamos é o que colheremos.












Provérbios 19:17  Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.
  • Ajudando financeiramente aos pobres é como se estivesse dando um empréstimo a Deus.
Eclesiastes 11:2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
  • Repartir com sete tem a ver com os 7 dias da semana, e ainda oito. E o número 8 se refere a voltar a começar.
Eclesiastes 11:3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.
  • Este versículo menciona a diferença entre os frutos de uma pessoa generosa e uma pessoa avarenta.
Eclesiastes 11:4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
  • Algo típico que temos em nossa natureza humana é que quando queremos investir em algo novo, sempre nos olhamos se as condições são ótimas para começar.
Eclesiastes 11:5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
  • Assim como para nós é inexplicável todo o processo que leva a formação de um bebê no ventre de sua mãe, da mesma maneira também é inexplicáveis os caminhos de Deus.
Eclesiastes 11:6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.
  • Alegoricamente, isto tem a ver com nossa vida, nos alenta que nos esforcemos em plantar na época da nossa juventude.
Eclesiastes 11:7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
Eclesiastes 11:8  Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

  • Aqui a luz do sol se usa como uma analogia da vida.
Eclesiastes 11:9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.


















Jeremias 17:9  Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Jeremias 17:10  Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

  • Com tudo, a escritura disse que o coração não pode melhorar, existe uma solução para ele e isto é, uma troca de coração.
Eclesiastes 11:10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.





















Eclesiastes capítulo  12
  • Neste capítulo 12 se encontra a conclusão e o tema do livro. Porque até este ponto, Salomão já nos falou de tudo o que é zero, nada, vaidade, riquezas e etc, e nos mostrou o que não é o proposito da vida.
Eclesiastes 12:1  Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
  • Lembra-te de servir e obedecer a teu Criador, lembra-te que você tem um Criador, lembra-te do Criador nos dias em que pode busca-lo "antes que venha os maus dias."
Eclesiastes 12:2  Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
  • Salomão, está  dizendo que assim quando começa a chover e para, chove e para, está simbolizando quando venha uma doença após outras.
Eclesiastes 12:3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas.
  • E quais são os guardas do nosso corpo?
Eclesiastes 12:4  E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
  • Ou seja, por um lado a pessoa estará querendo dormir, e por outro qualquer coisa a pessoa se desperta.
Eclesiastes 12:5  Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça.
  • Ou seja, tudo nos causará temor. Porque qual é uma das características das pessoas de idade? É que qualquer coisa se torna difícil, as coisas mais simples ficará complicadas, uma ida ao banheiro já atemoriza uma pessoa de idade avançada.
Eclesiastes 12:6  Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço.
  • O cordão de prata é uma alegoria a coluna vertebral.
Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Eclesiastes 12:8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
  • Tanto esforço, tanto cuidado com nosso corpo, com a beleza e tudo irá se acabar. 
Eclesiastes 12:9  E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
Eclesiastes 12:10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
  • Aqui é onde começa a nos mostrar o sentido da vida.
Eclesiastes 12:11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
  • As palavras dos sábios são como estas pontas que nos mostra a vaidade da vida, o desperdício do nosso tempo e de repente.

















1 Pedro 5:1  Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
1 Pedro 5:2  Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1 Pedro 5:3  Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
1 Pedro 5:4  E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.


Eclesiastes 12:11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
Eclesiastes 12:12  E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
  • Ou seja, que não nos metamos a filosofar, a fazer uma nova religião porque tudo já está escrito, não temos que inventar nada, voltemos ao original, voltemos as palavras de Moisés.
Eclesiastes 12:13  De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
  • O que é temer ao Criador? Porque não disse o verso "ama a Deus  e guarda seu mandamentos" ao invés de teme a Deus e guarda seus mandamentos?
Isaías 43:21  A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.

João 15:7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Eclesiastes 12:14  Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.















Mateus 10:26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se

1 Coríntios 13:4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
1 Coríntios 13:5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário