segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Série: O Messias no Antigo Testamento - O Messias que Derrubará a Barreira ao redor da Lei


























































































































Série: O Messias no Antigo Testamento
O Messias que Derrubará a Barreira ao redor da Lei

  • A busca das raízes hebraicas da fé no Antigo Testamento é algo semelhante a busca de pérolas nas profundezas do oceano. O pescador de pérolas primeiramente tira uma grande quantidade de conchas do fundo do mar e as colocam na praia. E quando essas conchas se abrem pode ser encontrada uma preciosa pérola oculta em seu interior.

Deuteronômio 29:29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

  • Os conceitos mentais e espirituais, por sua própria natureza, tem que ser descoberta em forma figurada. Não podemos, por exemplo, explicar precisamente o que é a fé, esperança ou amor. 
Uma das chaves mais difíceis está em Gênesis 38:29 sobre o filho de Judá e Tamar.
Gênesis 38:29  Mas aconteceu que, tornando ele a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão, e ela disse: Como tu tens rompido, sobre ti é a rotura. E chamaram-lhe Perez.
No estudo passado, vimos comentários relacionados com o nome Perez, referente ao Messias como conquistador da morte.
A frase: Ben Peretz ou filho de Perez, é um dos títulos para o Messias.

Mateus 1:3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez [...] 

















O selo dos Midrashim, R. Tanhuma Bar Abba, fala uma e outra vez do Messias em relação com Perez: "Ele é o salvador supremo, o Messias Rei." Tanhuma afirma que há pecadores que por suas caídas tem sofrido grandes perdas e outros que tem se beneficiado com suas infrações.

"Assim Judá se beneficiou, porque dele veio Perez e Esrom de quem descende David e o Messias Rei, e ele é quem salvará a Israel. Vejam quão grande as dificuldades dispostas pelo Santo Bendito seja até que levantará de Judá o Messias Rei, aquele de quem se escreveu: E o Espírito de Adonai será sobre Ele." (Midrash Tanhuma, Bereshit Vayeshev, Isaías 61:13).

O Midrash Rabbah comenta mas amplamente este versículo em forma até de brincadeira dizendo:
  • "Judá se preocupava buscando uma mulher, enquanto o Santo Bendito seja, estava criando a luz do Messias." (Midrash Bereshih Rabbah, pg. 85.)
Uma das obras rabínicas expositivas conhecida como "O Dom Sacerdotal” diz: “O último Salvador é o Messias filho de David, que descende de Perez, filho de Judá." E a parte do Midrash continua: "Este é o Messias Rei, como está escrito: Brotará um rebento do tronco de Jessé, e o Eterno estenderá desde Sião teu poderoso cetro." (Isaías 11:1 e Salmos 110:2)

A explicação dos rabinos agrega: Este é o Messias quem pronto aparecerá, porque está escrito dele: Subirá diante deles o que abrirá o caminho (heb. Poretz, da mesma raiz que Perez) diante dele. (Miquéias 2:13)











Também vemos que os Targumim e os Midrashim geralmente falam do Messias Rei, e não tanto de algo nebuloso conceito messiânico.
  • "Estava rodeado por um cerco, e preso dentro dele. Por isso disse: ‘Assim foi quebrado a cerca para sair dai.” Perez foi o primogênito, e o primogênito pelo poder do Altíssimo, como está escrito: ‘Eu lhe darei um filho primogênito.’ Isto foi escrito acerca da pessoa santa que há de vir, David, o Rei Messias –sempre viva." (Mikraoth Gedoloth, seção correspondente.)
Gálatas 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Gálatas 4:5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.


Gálatas 5:1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Depois de ser um dom, a lei no judaísmo se converteu em um julgo escravizando, porque foram adicionando mandamentos que não vieram do Monte Sinai.
Isaías 28:10 Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.

Isaías 28:13 Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
O Targum de Jônatas explica que Deus fez o homem de 248 ossos e 365 tendões, o numero de dias do ano solar e que também somam 613.
Marcos 7:7 Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

Mateus 15:6 E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

Mateus 15:12 Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Mateus 15:13 Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada

Desta maneira, Yeshua realmente abriu a brecha no cerco da lei.

















.....E fazer uma cerca para a Torá: eles querem dizer os decretos e ordenanças que distanciam um homem dos pecados. Como Ele, que Ele seja abençoado, declara: "E tu guardareis a minha guarda" ... E foi dito em sua explicação: "Faça uma cerca para guardá-la."
 O problema nunca foi a cerca em si, pois vemos que seu papel era de "proteção" para o indivíduo não transgredir a Torá, mas a partir do momento que esta cerca tornou-se um mandamento, Yeshua criticou-a veemente.

Mateus 23:1 Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos:
Mateus 23:2 Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
O quê significa a "cadeira de Moisés"? Deixaremos à Bíblia responder:
Êxodo 18:13 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.

Mateus 23:3 Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
Mateus 23:4 Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.
Mateus 23:5 Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios [a] bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;
Mateus 23:6 gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,
Mateus 23:7 de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.
Mateus 23:8 Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.
Estas palavras do Messias são duras, porém VERDADEIRAS.
Mateus 23:9 A ninguém na terra chamem pai, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.
Estas palavras do Messias são duras, porém VERDADEIRAS.
Mateus 23:10 Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo.
Mateus 23:11 O maior entre vocês deverá ser servo.
Mateus 23:12 Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
E a quarta divisão são as ordenanças que os profetas e os sábios ordenaram em toda e cada geração, a fim de fazer uma cerca ao redor da Toráh. (Rambam Introduction to the Mishnah 12:1)
....e faça uma cerca para a Torá: Como o assunto que é declarado: "E tu guardareis a minha guarda"; isto é, fazer uma guarda para minha guarda... E uma cerca é uma grande coisa e é louvável fazer uma cerca para os mandamentos de modo que aquele que teme que a palavra de Deus não tropeça neles ... Contudo, aquele que faz o mandamento, mas não observa a cerca, mostra-nos que, se é bom aos seus olhos obedecer ao mandamento, [ainda] não é mau aos seus olhos se ele erra (...) (Rabbeinu Yonah on Pirkei Avot 1:1:8)
Novamente, podemos ver que o problema em si não é a cerca, mas a CERCA tomar o lugar dos mandamentos do Eterno. Outro exemplo disso é a questão do Shabbat, onde os fariseus não queriam sequer salvar uma vida.

Mateus 12:1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
Mateus 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.

Porém precisamos analisar uma coisa, onde diz na Torá que não posso comer no Shabbat?
Resposta: em lugar nenhum! O sábado é uma benção para o homem, onde o indivíduo descansa de todas as suas atividades seculares e se restringe apenas a palavra do Eterno. Porém até hoje, a maioria dos Judeus não fazem diversas coisas que não constam na Torá, por exemplo: os rabinos proíbem que, durante o Shabbat, a pessoa pegue algum objeto que caiu no chão, que levem a chave de casa no bolso, que cortem papel higiênico (!!!), que apertem o botão do elevador, que acendam a luz de casa, etc etc. São literalmente dezenas e dezenas de regras inventadas por homens e que são incompatíveis com as Escrituras.
João 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
João 9:2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
João 9:3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
João 9:5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
João 9:6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
João 9:7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
João 9:8 Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava.
João 9:10 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
João 9:11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
João 9:12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
João 9:13 Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
João 9:14 E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
João 9:15 Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
João 9:16 Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.


















Moisés ao dar os mandamentos, disse ao povo:
Deuteronômio 4:1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes [...]
Deuteronômio 4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela [...] 

Então os rabinos intentam dar aos 613 mandamentos, um fundamento na Torah, porém tanto esses como as regras adicionais, existem elementos que os próprios rabinos reconheceram que precisa da lei Escrita.
Efésios 2:14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.
Efésios 2:15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
A palavra Ordenança segundo o dicionário Strong G1378 é DOGMAS. Quer dizer, os mandamentos de homens. Então podemos entender que essa PAREDE DE SEPARAÇÃO e essa lei expressada em ordenanças é justamente a cerca que se criou em volta da Lei de Moisés, e o Messias mediante o sacrifício da sua morte, derrubou essa parede.
Isaías 8:14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
"Ele será por um santuário, mas para as duas casas de Israel, por pedra de tropeço, e por laço e por rede ao morador de Jerusalém." (Sanhedrin 38ª)
Tudo isto podemos sem medo de errar aplicar a Yeshua: Porque Yeshua é o primogênito pelo Poder do Altíssimo, involuntariamente criou uma brecha entre a religião mãe e a filha, e Ele chegou a ser a pedra que os edificadores rechaçaram.
O Midrash Rabbah relaciona a ilustração do Messias Filho de Perez, com a profecia de Miquéias 2:13: "Subirá diante deles o que abrirá o caminho (heb. Poretz, da mesma raiz que Perez) diante deles." 
Rashi, rabi Shlomo Yitshak (1040–1105), quem expôs em seus escritos todo o Talmud e o Antigo Testamento, disse que Perez é o "Salvador que abrirá a brecha" 
RaDaQ, Rabi David Qimhi, declara que "o que abre o caminho é Elias, e seu rei é o Renovo, o Filho de David."
O Metsudat David, que é uma exposição judaica do século 17 sobre os livros proféticos e históricos, explica que a profecia de Miquéias dizendo:

"Elias virá antes do tempo da salvação para voltar os corações de Israel a seu Pai Celestial, com a finalidade de ser um arauto de salvação para eles.... Porém o Rei se refere ao Messias Rei, e o Senhor virá antes de todos eles, porque então devolverá seu Espírito Santo a Sião." (Mikraoth Gedolot sobre Miquéias 2:13)























































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário