segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O Messias na Torah e nos Escritos Rabínicos























































































O Messias na Torah e nos Escritos Rabínicos 
Os rabinos frequentemente se referem a Gênesis como o Livro da Criação. E aí vemos tudo como devia ter sido no principio do mundo, a humanidade, os diversos povos, as tribos de Israel, o caos causado pela caída do homem, e as primeiras evidencias da salvação que Deus prometeu a humanidade.



















O Espírito do Messias no relato da Criação.

Gênesis 1:2 E a terra era sem forma e vazia [...]
"A tradição de Elias ensina que o mundo deve existir por seis mil anos: Nos primeiros dois mil haverá desolação, nos dois mil seguintes prosperará a Torah e nos seguintes dois mil são os dias do Messias. Porém devido a nossos pecados, que foram grandes, saíram as coisas como sairiam." Sanhedrin 97ª.

















"A guerra de Gogue e Magogue, e o período restante será a era Messiânica, na qual o Santo Bendito Seja restaurará seu mundo somente quando tenha terminado o sétimo milênio.Sanhedrin 97b
Então esta chamada tradição de Elias, que representa a interpretação da maioria dos rabinos, nos lembra o ensinamento da corrente principal com respeito aos últimos dias e o reino milenar.


















Devido a nossos pecados o Templo foi destruído e foram suspenso os sacrifícios perpétuos, nem tampouco temos um sacerdote consagrado. Oração matutina oficial da Sinagoga.

















Gênesis 1:2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
"E repousará sobre Ele Espírito do Senhor" Midrash Bereshit Rabbah 1:2 e Yalqut, Mechiri do Salmos 139:12.
Também no Pesikta Rabbati 33 diz que esse relato em Gênesis se refere ao Rei Ungido.













Gênesis 1:3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.


Quando estudamos determinadamente o relato da criação, observamos que o sol e a lua foram criados no quarto dia.
"De quem é essa luz que cai sobre a congregação de Hashem? É a luz do Messias." Pesikta Rabbati 62:1
"Esta é a luz do Messias, como está escrito no Salmo 36:9: "Em tua luz veremos a luz." Yalkut Shimoni 56
João 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.













Os Rabinos consideravam que a palavra aramaica Nehora que significa Luz, era um dos nomes secretos do Messias, porque lemos na parte aramaica do livro de Daniel. 

Daniel 2:22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
"E com ele mora a Nehora: Este é o Messias Rei, pois está escrito: Levanta-te e resplandece, porque vem a tua luz."
Colossenses 1:26 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos.
Será possível que Paulo estava se referindo a tradição rabínica? Não é improvável, já que encontramos expressões similares no Rolo do Mar Morto. Megilath haSerachim 8:11















Mateus 11:13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

Isaías 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

Paulo, um renomado rabino do primeiro século, discipulado aos pés de Gamaliel, fez um "midrash" desse texto de Isaías:

1 Coríntios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Para o rabino Hiya bar Abba disse: Todos os profetas profetizaram profecias sobre os dias de Mashiach, mas o mundo vindouro, "Nenhum olho viu, Deus, exceto por você." (Shabat 63:11)









O belíssimo Sermão da Montanha (Mt 5 a 7) é uma verdadeira aula sobre os aspectos mais importantes da Torá, cumprindo Yeshua o papel de ensinar e explicar a Lei de Moisés de modo mais profundo. 
Com efeito, os Manuscritos do Mar Morto apontam que, mesmo antes do nascimento de Yeshua, já havia uma forte expectativa no Judaísmo de que o Messias seria "o Intérprete da Toráh", explicando a Lei e revelando seus mistérios até então não compreendidos pelos homens.














Números 24:17 Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete
"E a estrela [referência ao Messias, Nm 24:17] é o Intérprete da Torá." (Documento de Damasco, Col.VII, 18)
Tzafnat Paneach "aquele que explica o que está oculto" - Isso foi dito sobre Yosef, e é uma das missões de Mashiach ben Yosef que em cada geração ele explica as dicas na Torá, especialmente ... como os passos do Mashiach chega mais perto, como é conhecido.”  (Kol HaTor 2:122)
  • Este também é o entendimento rabínico:
Outra inovação messiânica importante diz respeito ao conhecimento da Toráh. Rambam decreta: 'Pois naqueles dias [messiânicos], o conhecimento, a sabedoria e verdade aumentarão... Pois o rei davídico que surgirá será mais sábio que Shelomô e um grande profeta, aproximando-se [do nível profético de] Moshê nosso mestre.'
Como diz Chazal: 'uma Torá brotará de mim’ [Isaías 51:4] – 'Uma nova Torá brotará de mim' (Vayikrá Rabá 13:3). Pois 'no futuro, o Eterno, bendito seja, Se sentará... e explicará uma nova Torá, que será dada por Mashiach’ (Yalkut Shimoni, Yeshayáhu 429). Ou seja, haverá uma tremenda revelação da sabedoria da Torá que será considerada uma 'nova' Torá.











Um dogma fundamental do Judaísmo é a imutabilidade da Torá. Como decreta Rambam, ‘...nada pode ser tirado ou acrescentado’ (Hilchot Yessodei HaTorá 9:1). Nem mesmo um grande profeta pode mudar alguma coisa, pois a Torá ‘não está no Céu’ (Deuteronômio 30:12). Como então, Mashiach poderá interpretar a Torá? E como é possível que ‘A Torá que o homem aprende neste mundo seja vã comparada com a Torá a ser estudada nos dias de Mashiach’ (Cohelet Rabá 11:8)? 

A grandeza do Mashiach, no entanto, estará em seu esclarecimento dos assuntos até então ocultos. (Os Dias de Mashiach, Menachem M.Brod, páginas 145 e 146)














"A palavra é um dos nomes de mashiach, isto é, refere-se a Mashiach ben Yosef.(Kol Hator 2:59)

João 1:1 No princípio era a PALAVRA (...)

Apocalipse 19:11 Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia.
Apocalipse 19:12 Tem olhos flamejantes. Há em sua cabeça muitos diademas e traz escrito um nome que ninguém conhece, senão ele.
Apocalipse 19:13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é a PALAVRA de Deus.

Números 24:19 De Jacó virá um dominador que há de exterminar os sobreviventes da cidade.
"Ele disse isso com relação ao rei Mashiach, de quem se diz "ele governará de mar a mar", "não haverá sobreviventes da casa de Eisav." (Rashi em Números 24:19) 





Apocalipse 19:15 De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações pagãs, porque ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador.
"Durante o exílio em que nos encontramos hoje em dia, seremos ajudados pelo profeta Elias, um descendente da tribo de Levi, como Moisés; o segundo ajudante será o Mashiach ben Yoseph, o redentor." (Rabbeinu Bahya, Shemot 18:1:5)
Isaías 11:10 Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.
Isaías 11:11 Naquele tempo, o Senhor levantará de novo a mão para resgatar o resto de seu povo, os sobreviventes da Assíria e do Egito {de Patros, da Etiópia, de Elão, de Senaar, de Emat e das ilhas do mar}.

Isaías 11:13 Levantará o seu estandarte entre as nações, reunirá os exilados de Israel, e recolherá os dispersos de Judá dos quatro cantos da terra
Carregando a medida das sementes” - Esta é uma característica de Mashiach ben Yosef - indo do sofrimento à salvação - como explicado pelo Gaon em seu comentário sobre Habacuque a respeito do versículo: “que eu ... Todo o Salmo fala do retorno a Sião, isto é, a reunião de exilados, e essa é a missão de Mashiach ben Yosef. (Kol HaTor 2:91)


















A Origem do Evangelho

Parte da interpretação da igreja com respeito ao Messias vem diretamente do judaísmo. E Gênesis 3:15 é frequentemente chamado de: "O primeiro Evangelho", e se encontra acompanhada de uma explicação por parte dos cristãos somente a partir do tempo de Irineu no século 2.

"E será que, quando os filhos da mulher estudarem a Torá diligentemente e obedecerem as suas injunções, eles se dirigirão a feri-lo na cabeça e a matá-lo; Mas quando os filhos da mulher abandonarem os mandamentos da Torá e não obedecem às injunções, você se dirigirá a mordê-los no calcanhar e afligi-los. No entanto, haverá um remédio para os filhos da mulher, mas para você, serpente, não haverá remédio. Eles farão paz uns com os outros no fim, no fim dos dias, nos dias do Rei Messias." (Targum Pseudo-Jônatas.)














"É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão." (Sabedoria de Salomão 2:24)
Uma das tarefas do Messias é precisamente conquistar a morte.


















Daniel 9:24  Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
O Targum de Jônatas Ben Uzziel afirma que se a descendência da mulher cumpre a lei, estarão em uma posição de pisar na cabeça da serpente: "E finalmente haverá paz nos dias do Messias."
O Targum de Yerushalaim aponta os últimos tempos ao interpretar o versículo do Targum de Jônatas dizendo: "Haverá paz ao final, ao final dos últimos dias, nos dias do Messias Rei."

E a palavra aramaica para Fazer a paz é Shefiyuta, que parece com a palavra hebraica “esmagaryeshufchah, e alguns eruditos do aramaico aceitariam essa tradução: "Finalmente nos dias do Rei Messias, Ele será ferido no calcanhar."















Salmos 22:16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.

Zacarias 13:6  E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.
"Curaram" (da mordida da serpente) significa que receberam um antidoto: Fazer paz e segurança; e Ele será seu curador no futuro, nos dias do Messias que haverá paz e descanso."
Explicação que os rabinos dão de Jônatas. Esta interpretação também corresponde ao que entende S.H. Levey segundo seu livro: The Messianic Exegesis of the Targum, em relação com Gênesis 3:15





















2 Reis 18:4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.

Sabedoria de Salomão 16:7 E quem se voltava para ele era salvo, não em vista do objeto que olhava, mas por vós, Senhor, que sois o salvador de todos.
Sabedoria de Salomão 16:8 Com isso mostráveis a vossos inimigos, que sois vós que livrais de todo o mal.

Sabedoria de Salomão 16:13 Porque vós sois senhor da vida e da morte. Vós conduzis às portas do Hades e de lá tirais;
"Se chama Naustã, o qual é um termino depreciativo e se entende que significa: Que necessitada temos disto? Isto não é mas que uma serpente de bronze." Rashi sobre 2 Reis 18:4












João 13:14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.
Os Targumim dizem que o Messias virá nos tempos do fim, e o término aramaico "do fim" é Be-Ikvah, e se parece com o conceito Ikvot Meshicha, que significa As pegadas do Messias.


















"Sem ele não encontraremos a maneira correta de interpretar as Escrituras". Disse em relação com Isaías 2:2: "Onde se menciona os últimos dias, se faz referencia aos dias do Messias." Mikraot Gedolot em relação com Isaías 2:2
Isto se pode ver tanto na interpretação do primeiro evangelho como dentro das profecias do Antigo Testamento, que contem algum termino que se refira aos últimos dias.





















Gênesis 4:25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

Vayeda Adam od et-ishto vateled ben vatikra et-shemo Shet ki shat-li Elohim zera acher tachat Hevel ki harago Kayin.
"Aqui se trata de outra semente que procede de outro lugar. E quem é este? É o Rei Messias." Midrash Bereshit Rabbah 23
Rabi Huna disse: "Deus preparou outra semente de outro lugar, e este é o Rei Messias." Ruth Rabbah 8

















Gênesis 22:18  E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
"Nos dias do Messias, Israel será comparada como a areia do mar." Bamidbar Rabbah 2
Gálatas 3:16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.

Aqui Paulo usa a formula típica do Midrash, que uma promessa dada em singular se toma como referencia ao Messias.

















Esta é a história de Perez e tem uma importância profunda..... Quando o Santo criou o mundo ainda não havia anjo da morte.... Porém quando Adão e Eva caíram em pecado, todas as gerações se contaminaram. Com o nascimento de Perez a história começou a se cumprir por ele, porque dele sairia o Messias, e em seus dias o Santo faria que a morte fosse consumida como está escrito: Destruirá a morte para sempre. (Isaías 25:8)

Shemot Rabbah 30. B. Pick em sua série de artigos Old Testament Passages Messianically Applied, (Hebraica 1885 p. 31) interpreta este Midrash desta mesma maneira.

Romanos 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

1 Coríntios 15:22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

As raízes deste mistério da história da salvação se remonta até o relato da caída da humanidade.

Efésios 2:14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Efésios 2:15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
Efésios 2:16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.


E mesmo quando o Novo Testamento não menciona o Proto Evangelho, se pode apreciar alguma brechas na saudação de Paulo em Romanos 16:20.

Romanos 16:20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

















































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário