segunda-feira, 9 de julho de 2018

Atos 10 – Comer ou não Comer?







































Atos 10 – Comer ou não Comer? 

Atos 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

Cesaréia está ao norte de Tel Aviv na atual Israel, e foi uma cidade construída por Herodes em homenagem a César o imperador romano.

Atos 10:2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.

Estes dois términos piedoso e temente a Deus são términos judaico, são términos técnicos que um judeu se refere a uma pessoa estrangeira, uma pessoa não judia, porém que respeita, que ama e quer conhecer do Deus de Israel.

Atos 10:3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
Atos 10:4 O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.
Atos 10:5 Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

E a história de Jonas aconteceu nesta mesma cidade chama Jope, onde ele foi enviado para pregar aos assírios que era um povo muito cruel, porém Jonas não queria ir a estes gentios para pregar o arrependimento. Porque Jonas era um estudioso das profecias, e ele tinha lido em Isaías e em outros profetas que os Assírios iriam conquistar as 10 Tribos do Norte de Israel.

Atos 10:6 Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.

Um curtidor é alguém que transforma a pele e geralmente usam peles de cordeiros. E veja o simbolismo, porque não há nada nas Escrituras que não tenha algo profético. Então, com o que esta trabalhando continuamente um curtidor? Com cadáveres de animais tirando a pele e principalmente a de cordeiro.

Atos 10:7 E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.
Atos 10:8 E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
Atos 10:9 E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
Atos 10:10 E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos.
Atos 10:11 E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.

Este lençol de quatro pontas é uma coisa muito importante dentro da fé hebraica baseado em Números 15 onde o Eterno instruiu ao povo de Israel para se lembrarem dos mandamentos e o pacto usassem nas quatro pontas de suas vestes Tizitzit ou seja, uns cordões azuis















Atos 10:12 No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.

E estes animais eram impuros segundo o que? Pois segundo Levítico 11, e isto é muito importante a gente saber, porque o profeta Oseías e Jeremias disse que a casa de Israel pecou tanto que eram como animais imundos!

Jeremias 31:27 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que semearei a casa de Israel, e a casa de Judá, com a semente de homens, e com a semente de animais.

Então, esta falando que essa semente misturada nasceria impura, e isto não quer dizer que a pessoa que nasça sem ser semente de Abraão seja pior que os que são.







Atos 10:13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come
E muitos cristãos dizem: "Se Deus não queria que Pedro comesse os animais imundos naquele lençol, então, por que ele falou para ele comer"? Então, também nos responda por que Deus disse a Abraão para matar Isaque? Ele REALMENTE queria que Abraão mate seu filho? Claro que não!
Atos 10:14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.

Então, isto já derruba a interpretação cristã, porque o cristianismo interpreta Atos 10 como que o crente já pode comer qualquer coisa.

Atos 10:15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

Será que Deus está aqui limpando animais, cobras, rato, barata, siri, porco, lagartixa e manda Pedro comer? Ou será que Ele está limpando outra coisa?

Atos 10:17 E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.

Por que ele estava perplexo com o significado? Se você tivesse uma visão de um lençol que desce do céu cheia de pessoas inocentes e uma arma, então você ai escuta uma voz do céu te dizer: "Pegue a arma, atire e mate a todos", sua resposta não será a mesma da de Pedro?











Atos 10:18 E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
Atos 10:19 E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
Atos 10:20 Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.

O versículo 28 mostra a conclusão de Pedro sobre o significado da visão.

Atos 10:28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.

Aqui está a explicação da visão, aqui cai por terra a teologia cristã que diz que Atos 10 está falando de comida. Aqui está se falando de pessoas, mostrando que Deus é capaz de limpar as pessoas mais impuras que existem na face da terra.

Oséias 2:18 E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança.

Então, cinco versos depois.

Oséias 2:23 E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!

Deus revela o seu plano aos profetas primeiro de acordo com Amós 3:7. Então, Pedro não estava recebendo nada de novo, apenas algo que já estava estabelecido como verdadeiro.















Atos 10:28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.

Por que eles são sujos de Goyim? Porque comem coisas abomináveis ​​e animais que se arrastam na barriga. (Talmud, tratado Shabbat 145b)

"Por que os Goyim estão impuros? Porque eles não estavam presentes no Monte Sinai.  Pois quando a serpente entrou em Eva, ele a infundiu com impureza. Mas os judeus foram limpos por isso quando estavam no Monte Sinai. Os Goyim, no entanto, que não estavam no Monte Sinai, não foram limpos." (Talmud, Avodá Zará 22b)

E assim, o Pai trouxe essa visão para trazer Seu povo de volta ao verdadeiro significado de quem Israel deve ser, como se diz no livro de Números.

Números 15:15  Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor.
Números 15:16 Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.









Atos 10:29 Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?
Atos 10:30 E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
Atos 10:31 E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
Atos 10:32 Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está hospedado em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
Atos 10:33 E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Atos 10:34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;

Deuteronômio 1:17 Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.

Tiago 2:1 Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Yeshua, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.
Tiago 2:2 Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.
Tiago 2:3 Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés.
Tiago 2:4 não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?

Atos 10:35 Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Agora, precisamos entender o que significa "temer a Deus, ou o que torna um homem justo"

1) Temer a Deus, é:
Deuteronômio 8:6 E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.

Salmos 119:63 Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.

Salmos 25:14 O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

Eclesiastes 12:13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

2) Ser um homem justo, é:
Salmos 119:106 Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

1 João 3:7 Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.

Romanos 7:12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom

Ezequiel 18:5 Sendo, pois, o homem justo, e praticando juízo e justiça [...]

Atos 10:36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);
Atos 10:37 Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;
Atos 10:38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
Atos 10:39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam na "tese" que Yeshua (Jesus) não existiu. Porém temos que analisar um fato muito intrigante, pois o que acontecia com "um seguidor de Yeshua".














































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário