domingo, 8 de julho de 2018
Cânticos 08 – A Redenção Final
Cânticos 7:10 Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.
Cânticos 7:11 Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias.
Cânticos 7:12 Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores.
Cânticos 7:13 As mandrágoras exalam o seu perfume, e às nossas portas há todo o gênero de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.
O capítulo 8 começa com uma expressão de anelo, de desejo onde Israel começa declarando:
Cânticos 8:1 Ah! quem me dera que foras como meu irmão, que mamou aos seios de minha mãe! Quando te encontrasse lá fora, beijar-te-ia, e não me desprezariam!
Cânticos 8:2 Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs.
Isto representa Jeremias 31, o Novo Pacto, e o Novo Pacto representa a reconciliação quando José se reconcilia com seus irmãos.
Cânticos 8:3 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua direita me abrace.
Isaías 54:6 Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus.
Isaías 54:7 Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei;
Isaías 54:8 Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.
Isaías 54:9 Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.
Cânticos 8:4 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
Isto se refere as nações que vão subir a Jerusalém.
Cânticos 8:5 Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz
Isto representa o êxodo final dos quatros pontos cardiais da terra.
Cânticos 8:6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
Deuteronômio 6:6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Deuteronômio 6:7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos
Cânticos 8:6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Salmos 51:11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Salmos 51:12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Oséias 13:14 Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos;
Cânticos 8:7 As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
Muitas águas - Mar Vermelho.
Rios - Rio Jordão.
Cânticos 8:8 Temos uma irmã pequena, que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que dela se falar?
Os seios é o que nutrir as nações, e neste caso aqui Israel bem pequena não tem seios.
Cânticos 8:9 Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.
A prata representa a redenção, isto implica que se ela é fiel aos mandamentos de Deus, terá redenção.
Cânticos 8:10 Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.
Cânticos 8:11 Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata.
Baal-Hamom significa "Senhor de multidões" Deus teve uma vinha entre todas as multidões.
Cânticos 8:12 A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.
Essas moedas representam o tempo da redenção final.
Levítico 27:30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
Levítico 30:31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
Levítico 30:32 No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.
Levítico 27:33 Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
Cânticos 8:13 Ó tu, que habitas nos jardins, os companheiros estão atentos para ouvir a tua voz; faze-me, pois, também ouvi-la.
Quem são os companheiros se Yeshua está falando desde o céu? Pois os anjos!
Cânticos 8:14 Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes dos aromas.
Apocalipse 22:17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Lucas 9:23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Lucas 9:24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Lucas 9:25 Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário