quinta-feira, 31 de maio de 2018

Quem são as Ovelhas Perdidas?
























  • E existem muitas crenças de quem é Israel, muitos diriam que é um pequeno pais no Oriente Médio.
  • Outros dizem que são os Judeus, porém tem os que dizem que Israel é a igreja 









Jeremias 30:1  A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, dizendo.
Jeremias 30:2  Assim diz o Senhor Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho fala.
Jeremias 30:3  Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel, e de Judá, diz o Senhor; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão:


















O Reino do Norte foi levado a Síria.

O Reino do Sul a Babilônia.
















Isaías 1:18  Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Então, aqui nós temos que nos fazer uma pergunta: Estou disposto a raciocinar com as Escrituras ou estou querendo debater meu ponto de vista.











Gênesis 22:17  Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos.
Gênesis 26:4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Gênesis 26:5  Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

Gênesis 28:13  E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
Gênesis 28:14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
Gênesis 28:15  E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.











Rúben que significa – Olha ai um Filho.
Simeão que significa – Escutar.
Levi que significa – Unido.
Judá – Louvor do Eterno.
Zebulom – Morada.
Isacar – Recompensa.
Dan – Ele Julgou.
Gad – Fortuna.
Aser – Felicidade.
Naftali – Minha Luta.
José – O Eterno Acrescenta.
Benjamim – Filho da Mão direita

Gênesis 48:5  Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão.
Gênesis 48:17  Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
Gênesis 48:18  E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Gênesis 48:19  Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.

Multidão de nações:  Melo haGoyim que significa a plenitude das nações












Gênesis 47:27 Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito.

Êxodo 1:9  O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Êxodo 1:10  Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
Êxodo 1:11  E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.

E o restante do livro de Êxodo nos mostra como o Eterno tira seu povo do Egito através de Moisés e utiliza Moisés para guiá-los.

















Números 14:21  Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
Números 14:22  E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Números 14:23  Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá

Somente as crianças desta geração entraram com Josué e Calebe e justamente antes de entrar terra prometida.













Deuteronômio 4:7  Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
Deuteronômio 4:8  E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?

E neste mesmo capítulo Moisés da um breve resume do pacto agregado.

Deuteronômio 4:25  Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, para o provocar à ira;
Deuteronômio 4:26  Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos.
Deuteronômio 4:27  E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá.

E até ao final de Deuteronômio vemos um resume das bênçãos.

Deuteronômio 28:1  E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
Deuteronômio 28:2  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus.

Deuteronômio 28:15  Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

E logo explica que este é um pacto acrescentando com eles.

Deuteronômio 29:1  Estas são as palavras da aliança que o SENHOR ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel, na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe.

Então vemos que se fala de um pacto que foi acrescentado ao pacto anterior.














Deuteronômio 28:36  O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra.
Deuteronômio 28:37  E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o Senhor te levará.

E logo depois se menciona o que acontecerá se eles decidirem voltar aos caminhos do Eterno.

Deuteronômio 30:1  E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
Deuteronômio 30:2  E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
Deuteronômio 30:3  Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 30:4  Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;
Deuteronômio 30:5  E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.

Deuteronômio 30:11  Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
Deuteronômio 30:12  Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Deuteronômio 30:13  Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Deuteronômio 30:14  Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

Estes são os versos que Paulo citou em Romanos 10. 













Deuteronômio 29:14  E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;
Deuteronômio 29:15  Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.

Assim que este pacto não foi dado somente a uma geração, senão a todas gerações que estavam por vir.










1 Reis 11:31  E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
1 Reis 11:32  Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
1 Reis 11:33  Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.

Então a Jeroboão foi dado as 10 Tribos de Israel, e é interessante notar que Jeroboão era da tribo de Efraim.

1 Reis 11:26  Até Jeroboão, filho de Nebate, efrateu, de Zereda, servo de Salomão (cuja mãe era mulher viúva, por nome Zerua), também levantou a mão contra o rei

Oséias 1:9  E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

2 Reis 17:6  No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos.



































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário