terça-feira, 29 de maio de 2018

A Graça é algo somente do Novo Testamento?





























A Graça é algo somente do Novo Testamento?

Alguns acham erroneamente que antes da vinda de Yeshua não havia graça. Afirmam que na época do Antigo Testamento o ETERNO não agia com graça. Será verdade?

Gênesis 6:5  E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gênesis 6:8  Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Então neste capítulo 6 de Gênesis, encontramos a graça do nosso Criador para aqueles que o seguem.

Esta é a palavra usada para graça H2580 – é a palavra חן (Chen) que vem a raiz verbal   חָנָה chânâh

Paleo Hebraico.

(Chenחן
                                 

                               A Parede Continua 

Salmo 6:2 Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. 

De uma perspectiva hebraica concreta, חנן (Chanan) significa tudo isso, que podemos resumir com "fornecer proteção"

E a Septuaginta usa esta palavra G5485- χάρις Caris que significa graça, ou ato de graça. E alguns dicionários gregos definem a palavra Caris (Graça) como presente ou benção trazido ao homem por Jesus.



















Agora vamos examinar o livro de Êxodo para ver se a graça existia naquele tempo.

Êxodo 33:12  E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
Êxodo 33:13  Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.


Os versos 16 e 17 usam a palavra "Graça", que é a mesma palavra hebraica "chen" que foi usada para a graça em Gênesis 6

Êxodo 33:16  Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
Êxodo 33:17  Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.


Êxodo 34:6 Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e cheio de graça e verdade;

Êxodo 34:9 E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança;















Vejamos o livro de Números.

Números 21:6  Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Números 21:7  Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
Números 21:8  E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
Números 21:8  E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.


Neste exemplo particular, a palavra "graça ou misericórdia" não é usada, mas isso não significa que não fosse um ato de graça.













Vejamos o Deuteronômio.

Deuteronômio 4:7  Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
Deuteronômio 4:8  E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?


Deuteronômio 10:15  Tão-somente o Senhor se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.

Deuteronômio 18:15  O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
Deuteronômio 18:16  Conforme a tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
Deuteronômio 18:17  Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
Deuteronômio 18:18  Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Deuteronômio 18:19  E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.


Por causa do Seu amor por nós, Ele nos dá o dom da graça, nos dando a Toráh, Suas instruções que são para a vida são apenas um outro exemplo de Sua graça para nós.



















Agora vejamos o livro dos Salmos

Salmos 5:7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua graça; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.

Salmos 6:4 Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua graça.

Salmos 23:6 Certamente que a bondade e a graça me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 86:5 Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em graça para todos os que te invocam.

Salmos 101:1 Cantarei a graça e a justiça; a ti, SENHOR, cantarei.

Salmos 136:1 Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua graça dura para sempre.

Salmos 25:6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua graça, porque são desde a eternidade.

Salmos 25:7 Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor.

Salmos 25:10 Todos os caminhos do Senhor são graça e verdade àqueles que guardam sua aliança e seus ensinamentos.























E como se explica que Jesus trouxe a Graça e a Verdade? 

João 1:16  E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
João 1:17  
Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

John 1:17 For the law was given by Moses, {but} grace and truth came by Jesus Christ. (Versão King James)

Na versão King James esta palavra "Mas" em inglês é a palavra But, que na tradução aparece entre parêntesis como se as letras estivessem inclinadas mostrando que esta palavra (Mas) não consta nos Manuscritos gregos mais antigos do qual se fez a tradução ao inglês, ao espanhol e ao português.

Deuteronômio 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
Deuteronômio 28:2  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:












Salmo 119: 142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade.

E qual era a compreensão e interpretação da verdade para João? Seria o mesmo pensamento e interpretação que o Salmista David?

João 17:17  Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.













































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário