Cânticos 04 - Detalhes da Beleza de Israel
Cânticos 4:1 Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.
Cânticos 4:2 Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.
Cânticos 4:3
Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o
teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus
cabelos.
Gênesis 38:27 E aconteceu ao tempo de dar à luz que havia gêmeos em seu ventre;
Gênesis 38:28 E sucedeu que, dando ela à luz, que um pôs fora a mão, e a parteira tomou-a, e atou em sua mão um fio encarnado, dizendo: Este saiu primeiro.
Gênesis 38:29 Mas aconteceu que, tornando ele a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão, e ela disse: Como tu tens rompido, sobre ti é a rotura. E chamaram-lhe Perez.
Gênesis 38:30 E depois saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio encarnado; e chamaram-lhe Zerá.
- Amarrado no braço de Zerá
- Tecido na tela e cortina do Mishkan
- Parte das Vestes do Sumo Sacerdote
- É usado na Purificação do Leproso
- Conectado com o Sacrifício da Vaca Vermelha
- Usado para salvar a vida de Raabe.
SEUS LÁPIOS SÃO COMO UMA LINHA DE ESCARLATE: isto refere-se à tira carmesim (em Yom Kippur). E SEU MIDBAR É MARAVILHOSO : isso se refere ao bode expiatório. Midrash Rabá Cântico dos Cânticos 4:12
Mateus 27:28 E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;
Mateus 27:29 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
Gênesis 37:31 Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.
Gênesis 37:32 E enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho.
Gênesis 37:33 E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado.
Gênesis 37:34 Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.
E tomaram o casaco de Yosef, e mataram um bode (37:31). Por que um bode? Porque seu sangue se assemelha ao de um ser humano.Cânticos 4:3 Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos.
Gênesis Rabá 84:19
Salmos 22:6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
Salmos 22:7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça.
Cânticos 4:3 Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos
Cânticos 4:4 O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos.
Cânticos 4:5 Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.
Cânticos 4:6 Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso.
Cânticos 4:8 Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos.
Mateus 18:12 Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
Mateus 18:13 E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Cânticos 4:9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço.
E aqui disse que Israel é a esposa de Deus.
Provérbios 1:9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.
Cânticos 4:10 Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias!
E o vinho se pode traduzir como um dos elementos que é utilizado por séculos como um símbolo de prazer.
Cânticos 4:11 Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.
Cânticos 4:12 Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.
Cânticos 4:13 Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo.
Cânticos 4:14 O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
Cânticos 4:15 És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!
Cânticos 4:16 Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário