quinta-feira, 16 de maio de 2019

Aseret haDavarim - (עֲשֶׂרֶת הַדְּבָרִים) As Dez Palavras




















 Aseret haDavarim

Introdução:

  • Nas Escrituras, essas leis são chamadas Aseret haDevarim (עֲשֶׂרֶת הַדְּבָרִים) as "Dez Palavras" ou "dez elocuções" (ver Ex 34:28, Deut. 4:13 e Deut. 10:4)
  • Nos escritos rabínicos, eles são geralmente referidos como Aseret haDiberot, e nos escritos teológicos cristãos eles são chamados de Decálogo (das palavras gregas deca [10] e logoi [palavras])












 Êxodo 20:2 Eu sou Adonai seu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.









Quando os Israelitas disseram no Monte Sinai: kol asher adonai na'aseh ("Tudo o que o Senhor tem falado, faremos" [Ex 19:8]), isto significava um abandono à vontade de Deus para suas vidas. 

Só mais tarde, depois que Moisés escreveu o livro da aliança (sefer habrit) eles acrescentaram v'nishmah (e nós ouviremos / obedeceremos [Ex 24:7]











Êxodo 20:1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:


  • A expressão "todas estas palavras" está grávida de tudo o que o Juiz do universo pretendeu comunicar à humanidade, incluindo todos os outros mandamentos que mais tarde seriam codificadas na Toráh.
















Mitzvah HaRishona.

O primeiro mandamento é o mais importante de todos, pois dele deriva a autoridade para todos os outros. A declaração, Anochi Adonai Eloheicha, "Eu sou o Senhor teu Deus" inclui a idéia de que há apenas um Deus, que é juiz e mestre do universo.

  • É interessante que Deus usou a frase asher hotzeiticha mei'eretz mitzraim ("que te tirei da terra do Egito") em vez de apelar para Ele como Criador do céu e da terra.
  • A frase mibeit 'avadim ("da casa da servidão") alude ao fato de que os egípcios eram descendentes de Ham (Gn 10:6), e os israelitas na verdade eram escravos de um casa de escravos.











O primeiro mandamento e a vida eterna:
  • Quando o Eterno diz, Anochi Adonai Elohecha (אָנכִי יְהוָה אֱלהֶיךָ) - "EU SOU o SENHOR, teu Deus" – Ele está convidando você a se juntar à vida que Ele mesmo vive, isto é, a Vida Eterna ... Ele é o "Deus Vivo" (אֱלהִים חַיִּים), a fonte e o Criador de toda a vida.



















 Segundo Mandamento.


Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.

  • A primeira parte, lo yiheh-lecha elohim acheirim, pode ser traduzida: "Não haverá para você os deuses dos outros", que logicamente flui do Primeiro Mandamento, que devemos atribuir todo o poder ao único e verdadeiro Deus.













Não faça ídolos.

Êxodo 20: 4 (BHS)

  • Lo ta'aseh-lecha fesel v'chol-temunah asher bashamayim mima'al va'asher ba'aretz mitachat va'asher bamayim mitachat la'aretz. 

Êxodo 20:4 Não farás para ti imagem de escultura (Lo ta'aseh-lecha feselnem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

  • A palavra hebraica Pesel é freqüentemente traduzida como "imagem esculpida", "e refere-se a qualquer imagem tridimensional (independentemente de como ela possa ser produzida) que represente o divino.













Não adore ou sirva ídolos (avodah zarah).

Êxodo 20: 5-6 (BHS)

Êxodo 20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êxodo 20:6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.


1°) Prostrando-se diante de um ídolo (em adoração ou medo reverencial).

2°) Oferecer sacrifícios a ídolos (ou seja, oferecendo korbonot ou qualquer presente).

3°) Comer diante dos ídolos (ou seja, participar da carne oferecida a eles).

4°) Beber diante dos ídolos (ou seja, fazer alguma bebida ou beber para eles).















ElulO Eterno identifica-se como El Kana, o Deus Ciumento (uma designação repetida em outro lugar nas Escrituras (Êxodo 34:14, Deuteronômio 4:24; 5: 9; 6:15; 1 Reis 19:10, 14) em memória de a "cerimônia de casamento" entre Israel e Deus.

Um benei Israel que se envolve em idolatria é como um cônjuge que voluntariamente se envolve em adultério.

















Visitando os pecados dos pais sobre os filhos.

Pokeid 'avon avot al-banim ... "Visito a iniqüidade dos pais nos filhos."

  • A memória de Deus é perfeita e Sua retribuição é certa; no entanto, Ele difere do castigo e permite que o pecador (e seus filhos) se arrependam e se voltem para ele.

E faço misericórdia a milhares.


Ve'oseh chesed la'alafim  

  • O Tosefta Sotah (3:4) menciona que a medida do amor inabalável de Deus (chesed) por aquele que o ama não é menos que 500 vezes maior do que a Sua retribuição aos incrédulos.













 Terceiro  Mandamento.

Êxodo 20:7 Não tomará o nome de Adonai teu Deus em vão (...)

  • Os rabinos dizem que a frase não é lo tishava significa '("você não deve jurar"), mas a frase mais geral lo tisa ("você não deve tomar"), e portanto considera proibido mencionar o Nome de Deus desnecessariamente a qualquer momento.

A proibição de usar em vão o Nome do Senhor se aplica a todos os sete nomes bíblicos de Deus, bem como a todas as suas formas de construção.












Culpado de Profanar o Nome.



Êxodo 20:7 O Senhor terá por inocente o que tomar o seu nome em vão (...)
  • A palavra-chave da segunda parte deste versículo é a palavra yenakeh, que deriva do piel do verbo nakah (seja livre, declarado inocente.

Mateus 5:34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Mateus 5:35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Mateus 5:36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Mateus 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.


Tiago 5:12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.












A proibição, em outras palavras, significa que Deus quer que você O envolva com "kavanah" (concentração): Você não pode "invocar o Seu Nome" sem primeiro exercer reverência reconhecendo Sua glória e poder que tudo consome.



O nome mais comum de Yeshua para Deus que conhecemos era Aba "Pai".


Deus não está tão preocupado com a sua "terminologia ortodoxa" quanto com a sua busca fervorosa e verdadeira de Sua face.

"Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias 29:13-14)








Conhecer o Nome do Eterno significa estar em uma relação pessoal, vital e importante com a verdade. O Espírito Santo é chamado o Ruach HaEmet "Espírito da Verdade" (רוּחַ הָאֱמֶת)

  • A idéia hebraica da palavra (דָּבָר) é coextensiva com a verdade ("coisa"), Yeshua é chamada a Palavra de Deus (דְּבַר אֱלהִים) que representa o Nome de Deus para todos os que confiam nEle (João 17:26, Hb 1:3)

Apocalipse 19:12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
Apocalipse 19:13 E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
















 Quarto Mandamento.

Zachor et-yom haShabbat lekadsho

Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

O Shabbat começa ao pôr do sol na sexta-feira à noite e termina no sábado à noite quando três estrelas são visíveis no céu (25 horas). No Shabbat, lembramos que Deus criou o mundo e depois descansou de seus labores.

Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Êxodo 20:10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou











O significado do Shabbat.

A palavra Shabbat ("sábado") está claramente conectada ao verbo shevat, que significa "cessar, desistir, descansar". A raiz aparece primeiramente em Gênesis 2:2-3 a respeito da atividade criativa de Deus:


Vayishbot bayom hashvi'i mikol-melachto asher asahVayevarech Elohim et-yom hashvi'i vayekadesh oto ki vo shavat mikol-melachto asher-bara Elohim la'asot.

Gênesis 2:2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Gênesis 2:3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.















Reconhecendo Deus como Criador.

  • De acordo os rabinos, Deus primeiro ordenou que acreditássemos em Sua existência e então instituiu o sinal do Shabbat como um testemunho perpétuo de que somente Ele é o único Criador de todas as coisas.






















Zachor -"Lembrando" o Shabbat.
A palavra traduzida como "recordar" (zachor) significa mais do que meramente relembrar algo passado, mas sugere ativamente focalizar a mente em algo no presente. Mas o que devemos "lembrar"?
Kedusha - Santificando o dia.
  • Em hebraico, a palavra kedusha (da raiz kadash) significa santidade ou "separação" (outras palavras hebraicas que usam essa raiz incluem kadosh (santo), Kidush (santificação do vinho no início do Shabat), Kadish (santificação do Nome), kidushim (a cerimônia do anel no casamento), e assim por diante.
Santidade, então, implica mais do que uma separação "metafísica" abstrata ou indiferente (como é sugerido por várias formas de dualismo), mas sim separação daquilo que é mundano (chullin), banal, comum ou mau.















Avodah e Melacha.

Êxodo 20: 9

Êxodo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

  •  palavra ta'avod (תַּעֲבֹד) ("labutar") está relacionada à palavra "eved, escravo", o que significa que devemos experimentar o Shabbat como um tempo de libertação do trabalho duro de nossos trabalhos.

O Sétimo Dia é o Shabbat.

Êxodo 20: 10a

Êxodo 20:10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus (...)

  • A observância do Shabbat é um testemunho de que Deus é Criador e reconhece seu domínio sobre a criação.












Não Melacha.

Êxodo 20: 10a

Êxodo 20:10 Não farás nenhuma obra (...)

  • Essas 39 categorias de trabalho são chamadas de Avot Melachah, os pais ou categorias primárias, uma vez que são a base, a fonte original de todos os tipos secundários de melachot que são semelhantes e derivados deles.
Yeshua não concordou com essa definição dos rabinos. Quando Ele disse "O sábado foi feito para homem, e não a homem para o sábado" (Mc. 2:27; Lc 6:5), ele tinha em mente pikuach nefesh, o dever de salvar a vida e curar, que tem precedência sobre quaisquer mandamento. (incluindo o Shabbat)

Um mandamento universal.

Êxodo 20: 10b

Êxodo 20:10 Nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
  • O descanso sabático é para toda a criação de Deus, e revela a idéia de igualdade social sob o governo de Deus.




















O Shabbat como um Sinal da Criação.

Êxodo 20:11

Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

  • O Shabbat é um dia de bênção em que uma "porção dupla" de alimento celestial é fornecida (Êxodo 16:22) e representa um antegosto de olam haba, o mundo vindouro.

Existe um descanso sabático.

Para nós que cremos na Torah e em Yeshua como Mashiach, o Shabbat também representa a obra consumada de Yeshua em nosso nome e nossa vida como "novas criações" diante do Deus de Israel.

1) Shabbat lembra de Deus como nosso Criador (Gn 2:2)

2) O Shabbat é uma das primeiras coisas que Deus abençoou (Gn 2:3)

3) O Shabbat relembra o Êxodo do Egito (ou seja, a salvação de Deus) (Deut. 5:15)

4) O Shabbat é um dos dez mandamentos (Êxodo 20:8-11; Deut. 5:12)

5) Yeshua e seus discípulos observaram o Shabbat (Marcos 1:21, 6: 2; Lucas 4:16.

6) O apóstolo Paulo observou o Shabbat (Atos 13:13-42; Atos 18:4)

7) O Shabbat fornece um meio de se identificar com o povo judeu. Aprender sobre o Shabbat melhora sua alfabetização judaica para torná-lo um testemunho mais efetivo das "ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 10:19)

8) O Shabbat é uma delícia - não um fardo; um tempo para celebrar seu descanso pessoal em nosso Messias Yeshua (Is 58:13; Hebreus 4:9). De fato, todos aqueles que honram o sábado - incluindo os "estrangeiros" de Israel - receberão um nome que é "melhor do que os filhos e filhas" que nunca será cortado (Is. 56:3-8).

9) O Shabbat será honrado no Reino Milenar: "Da lua nova à lua nova, e de um Sábado a outro Sábado, toda a carne virá para adorar perante mim, diz o SENHOR" (Isaías 66:23)

10) O Shabbat será honrado na Jerusalém celestial. Diz-se que a Árvore da Vida produz "doze tipos de frutos, produzindo seus frutos a cada mês" (Ap 22:2)

  • Ele fez a lua para marcar os tempos designados (לְמוֹעֲדִים); o sol conhece o seu ocaso. " (Salmos 104:19)

Isaías 58:13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Isaías 58:14 Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.














 O Quinto Mandamento.



Êxodo 20:12 Honre seu pai e sua mãe (...)

  • A importância desse mandamento não pode ser exagerada, já que a palavra traduzida por "honra" (kaved) deriva de uma raiz que significa "pesado" (em termos de impressionismo ou importância) e é freqüentemente usada para se referir à glória de Deus.

Nossos pais se assemelham ao Criador, uma vez que eles eram parceiros de Deus na criação do filho. Eles também representam Deus na vida da criança pequena, funcionando como principal cuidador e professor. Uma pessoa deve reconhecer que seus pais são a causa de sua vida no mundo e, portanto, é apropriado amá-los e respeitá-los.






















A Bênção da Obediência.



Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

  • A recompensa por honrar seus pais é longa vida. Por outro lado, desrespeitar os pais resulta em julgamento do Senhor, até mesmo uma vida curta (este é um exemplo de julgamento midah k'neged midah (medida por medida)

Repetido no Novo Testamento.

Efésios 6:1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Efésios 6:2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Efésios 6:3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.


                                                                                         
  • De acordo com o Midrash, Deus sabia que as primeiras tábuas seriam destruídas, e não queria que os israelitas se desesperassem de que a esperança de uma vida boa fosse quebrada com essas tábuas. Deus então salvou esta bênção extra para o segundo conjunto de mandamentos.(Bava Kama 54b)












Estimando os outros.

  • O oposto de honrar os outros é o desrespeito, uma forma de incredulidade que nega que outros tenham sido criados b'tzelem elohim - à imagem de Deus (ou rejeitando a obra providencial de Deus no mundo.

2 Pedro 2:17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.














O Sexto Mandamento. 



Êxodo 20:13 Não matarás.

  • Percepção Hebraica.

Os rabinos observam que a palavra Tirtzach se aplica apenas a assassinatos (por exemplo, assassinato premeditado ou homicídio culposo) - e nunca é usada na administração da justiça ou para matar na guerra. Portanto, a tradução como "não matarás" é muito ampla.

  • "Por que somente um homem (isto é, Adão) foi criado por Deus? - para ensinar que quem leva uma única vida destrói um mundo inteiro; e quem salva uma vida, a Escritura conta como se fosse uma mundo inteiro havia sido salvo." (Sanhedrin 4:5)

"A língua maligna mata três pessoas: o proferido do mal, o ouvinte e aquele falado" Yeshua , também ligou as idéias de nossas palavras e atitudes com assassinato (Mateus 15:19)














Sétimo Mandamento. 



Êxodo 20:14 Não adulterarás.

  • Jó 24:15 Assim como o olho do adúltero aguarda o crepúsculo, dizendo: Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto.
No judaísmo se compara o adúltero como um ateu prático, já que ele não diz: "Nenhum homem me verá, mas Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto.


  • Mteus 5:27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
A palavra adultério é Naf (נאף)

 Força do hálito 

Mateus 5:28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar (...)

Efésios 5:30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Efésios 5:31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Efésios 5:32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito do Messias e da igreja (Israel)















Oitavo Mandamento.


Êxodo 20:15 Não furtarás.

  • Entendemos o mandamento da Toráh: "Não roubarás" (לא תִּגְנב) para implicar mais do que ser proibido de roubar dos outros, mas também incluir a proibição de roubar de nós mesmos, deixando de praticar a honestidade interior.

No fundo, roubar é um ato baseado no medo, já que a atitude por trás da ação evidencia uma falta de confiança de que Deus atenderá a todas as nossas necessidades.











Nono Mandamento 


Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

  • O nono mandamento proíbe o juramento de falsidade contra o seu próximo em questões de direito e processos civis, mas, em um nível mais profundo, indica implicitamente a responsabilidade de ser uma testemunha da verdade em todos os momentos.

Ao mentir, preferindo falso testemunho, negamos efetivamente a relação com Aquele que disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (João 14: 6












Décimo Mandamento.


Êxodo 20:17 Não cobiçarás (...)

  • Provérbios 6:25 Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.
Então, assim fala diretamente à mais íntima intenção do coração, que, embora não reconhecida por nós mesmos, é sempre revelado diante de Deus: "teu Pai, que vê em secreto" (Mateus 6:6)

Gálatas 5:24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (NVI)











 O maior mandamento

  • Qual mandamento da Toráh é o mais importante de todos? Ou, em outras palavras, o que Deus exige de nós? Qual é o propósito de nossas vidas e como podemos cumprir esse propósito?
Deuteronômio 6: 5

Deuteronômio 6:5 E amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda a tua força

  • O amor a Deus não é somente o conhecimento da Toráh, independentemente de quão edificante seja; não são as observâncias externas, independentemente de quão lindamente sejam observados; não é a prática dos costumes, independentemente de quanto eles possam nos fazer sentir identificados com o povo escolhido de Deus; nem mesmo o amor de amigos, por mais terno e caloroso que seja.











A essência dos Dez Mandamentos.

  • O amor é a ideia central de toda a verdadeira Toráh. Embora existam algumas diferenças de linguagem entre as versões do Êxodo e Deuteronômio dos Dez Mandamentos, ambos começam com "EU SOU" (אָנכִי) e ambos terminam com "[para] seu próximo" (לְרֵעֶךָ)



















As Dez questões do Coração.



Os Dez Mandamentos (עֲשֶׂרֶת הַדִבְּרוֹת) podem ser assim resumidos: 

1) "EU SOU seu único libertador, Aquele que ama e escolhe você; 2) ame-me exclusivamente; 3) considere meu amor como sagrado; 4) descanse em mim; 5) honre sua vida e sua história Não cause mal aos outros: 6) abandone a raiva, 7) abandone a luxúria, 8) respeite os outros, 9) abomine a mentira, e 10) recuse a ganância e a inveja Saiba que você pertence a mim e que você é aceito, ame os outros como você também é amado."

"Ensina-me toda a Toráh, disse um pagão, enquanto eu estou em um pé. Shamai amaldiçoou e mandou o homem embora. Ele foi para Hillel. Hillel disse: O que é odioso para você, não faça para ninguém: essa é a Toda a Toráh. O resto seguirá - vá agora e aprenda."

"Porque toda a lei se cumpre em uma só palavra: Ve'ahavta:" Amarás o teu próximo como a ti mesmo"(Gálatas 5:14). 

"O amor não faz mal ao próximo, portanto o amor é o cumprimento da lei"(Romanos 13:10)

  • "Os sábios disseram que quando Deus falava ao povo de Israel, cada um se sentia pessoalmente falado por Deus, e assim diz no singular: 'Eu sou o Eterno, o seu Deus' "(Midrash Shemot Rabbah)

A criação, portanto, começa e termina com o amor de Deus manifestado na Pessoa de Yeshua, nosso Messias, o grande Cordeiro de Deus ... Ele é o Centro da Criação - o Alef e Tav - o Princípio e o Fim (Isaías 44:6; Ap 1:17). Todo o mundo foi criado para o Messias: "Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. Para ele seja glória para sempre. Amém" (Rom. 11:36)





























































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário