sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Qual é a vontade de Deus?








































Qual é a vontade de Deus?

Lucas 8:20 E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
Lucas 8:21 Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

Yeshua condiciona que seus parentes são aqueles que ouvem a palavra do Eterno e a executam. Logo fica a pergunta, qual era a palavra de Deus no primeiro século? Muitos de vocês já sabem mas esse estudo tem a intenção de ser divulgado ao máximo de pessoas, logo esses questionamentos são bem pertinentes a pessoas que fazem parte de um sistema religioso. 
A palavra de Deus no contexto judaico do primeiro século era a lei e os profetas, logo as condições são bem claras, ouvir e praticar. Algo confirmado posteriormente pelo apóstolo Paulo.



















Romanos 2:13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

  • Sendo assim, vemos que para sermos considerados familiares de Yeshua, temos que praticar os mandamentos.

Mateus 19:16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Mateus 19:17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Mateus 19:18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Mateus 19:19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 19:20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Mateus 19:21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Mateus 19:22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


  • Nota-se que Yeshua pontuou os mandamentos que estavam interligados com a riqueza, pois para uma pessoa que está apegada ao dinheiro geralmente faz de tudo para conseguir mais, como matar, roubar, levantar falso testemunho e deixa de auxiliar os seus familiares, assim deixando de amar ao seu próximo.





















Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Mateus 7:22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
Mateus 7:23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.


  • Mais uma vez Yeshua condiciona que seja feita a vontade de Deus para que as pessoas possam entrar no reino dos Céus.

Deuteronômio 10:12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Deuteronômio 10:13 Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?


  • Aqui já temos um resumo completo do que é a vontade do Eterno!

Isaías 56:4 Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança.

  • logo irmãos aquilo que agrada ao Eterno é que abracemos a sua aliança, mas qual era o teor da sua aliança.

Êxodo 34:27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel.

  • Veremos no contexto das bênçãos e maldições, descritas em deuteronômio, está uma profecia que o povo iria se prostituir e que após eles se arrependessem de seus atos e tornassem a obedecer aos mandamentos da lei, eles voltariam a ser abençoados.
























Deuteronômio 30:1 E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
Deuteronômio 30:2 E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
Deuteronômio 30:3 Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 30:4 Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;
Deuteronômio 30:5 E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
Deuteronômio 30:6 E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

Deuteronômio 30:7 E o Senhor teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os que te odiarem, que te perseguirem.
Deuteronômio 30:8 Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
Deuteronômio 30:9 E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
Deuteronômio 30:10 Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
Deuteronômio 30:11 Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
Deuteronômio 30:12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Deuteronômio 30:13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Deuteronômio 30:14 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Deuteronômio 30:15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Deuteronômio 30:16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Deuteronômio 30:17 Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires.


  • A PALAVRA ELOHIM, TAMBÉM TEM A CONOTAÇÃO DE AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, OU SEJA, QUANDO VOCÊ COLOCA ALGUÉM COMO AUTORIDADE NA SUA VIDA DEFININDO COMO VOCÊ DEVE VIVER.

Deuteronômio 30:18 Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
Deuteronômio 30:19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Deuteronômio 30:20 Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.


  • Logo se nós somos Israel, devemos cumprir aquilo que foi dito para Israel, se somos filhos de Abraão devemos fazer aquilo que Abraão fez, ou seja, ser obediente as instruções do Eterno.


















Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

  • Da qual Paulo diz ser completamente dependente.

Romanos 7:22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

  • Como também o homem que é segundo o coração de Deus;

Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.


  • logo David chama de felizes, os que meditam na Lei de Deus de dia e de noite, e perguntamos novamente, qual era a Lei de Deus na época de David?

Salmos 19:7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Salmos 19:8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
Salmos 19:9 O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Salmos 19:10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
Salmos 19:11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
Salmos 19:12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.


  • Então se como vimos anteriormente em Deuteronômio 30, o arrependimento e volta a torá seria a condição para a nossa volta do cativeiro, logo a mensagem de João Batista fica mais clara, quando ele diz:

Mateus 3:2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus:

  • Esse arrependimento seria a condição descrita na torá para que as pessoas se tornassem para a lei de Deus que estava sendo omitida pelos sacerdotes da época de Yeshua:

João 7:14 Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava.
João 7:15 E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
João 7:16
 Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
João 7:17
 Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
João 7:18
 Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
João 7:19
Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?


  • Veja que no mesmo texto Yeshua estava ensinando a Lei de Moisés ao povo e criticava a todos por não estarem cumprindo a Lei de Moisés.



















Deuteronômio 18:18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Deuteronômio 18:19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.


  • Sendo assim Yeshua estava cumprindo essa profecia que relata que na verdade o Messias teria a incumbência de ensinar a lei ao povo, mostrando como realmente seria aplicável a vontade do Eterno em nossas vidas.

Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

  • A uma simples vista realmente esses textos dão ao entender que a Lei que foi dada a Moisés é uma maldição.

Tito 3:13 Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.
Tito 3:14 E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.


  • Por que Paulo pede que seja acompanhado um "DOUTOR DA LEI"e que nada lhe falte, e que esse "DOUTOR DA LEI"seria o responsável por ensinar os novos convertidos as boas obras?

Romanos 2:17 Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
Romanos 2:18
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
Romanos 2:19 E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Romanos 2:20 Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei.


  • Por que Paulo diz que os Judeus, se gloriam em Deus, e sabem a sua vontade? Qual é a lei que judeu pratica?























Atos 21:19 E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.
Atos 21:20 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
Atos 21:21 E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
Atos 21:22 Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
Atos 21:23 Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
Atos 21:24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.


  • Então você é do time que acusa os apóstolos de ensinar que não devemos mais guardar os mandamentos? Lembre-se deste texto que os mentirosos faziam isso.

Atos 24:14 Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas?

João 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

1 João 5:2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
1 João 5:3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.






















1 Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Isaías 58:1 Clama em alta voz, sem constrangimento; faze soar a tua voz como a corneta. Denuncia a meu povo suas faltas, e à casa de Jacó seus pecados.
Isaías 58:2 Sem dúvida eles me procuram dia após dia, desejam conhecer o comportamento que me agrada, como uma nação que houvesse sempre praticado a justiça, sem abandonar a lei de seu Deus. Informam-se junto a mim sobre as exigências da justiça, desejam a presença de Deus.
Isaías 58:3 De que serve jejuar, se com isso não vos importais? E mortificar-nos, se nisso não prestais atenção? É que no dia de vosso jejum, só cuidais de vossos negócios, e oprimis todos os vossos operários.
Isaías 58:4 Passais vosso jejum em disputas e altercações, ferindo com o punho o pobre. Não é jejuando assim que fareis chegar lá em cima vossa voz.
Isaías 58:5 O jejum que me agrada porventura consiste em o homem mortificar-se por um dia? Curvar a cabeça como um junco, deitar sobre o saco e a cinza? Podeis chamar isso um jejum, um dia agradável ao Senhor?
Isaías 58:6 Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
Isaías 58:7 É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
Isaías 58:8 Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
Isaías 58:9 Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
Isaías 58:10 se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
Isaías 58:11 O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis.
Isaías 58:12 Reerguerás as ruínas antigas, reedificarás sobre os alicerces seculares; chamar-te-ão o reparador de brechas, o restaurador das moradias em ruínas.
Isaías 58:13 Se te abstiveres de calcar aos pés o sábado, de cuidar de teus negócios no dia que me é consagrado, se achares o sábado um dia maravilhoso, se achares respeitável o dia consagrado ao Senhor, se tu o venerares não seguindo os teus caminhos, não te entregando às tuas ocupações e às conversações,
Isaías 58:14 então encontrarás tua felicidade no Senhor: eu te farei galgar as alturas da terra, e gozar a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor falou.


Isaías 59:1 Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir,
são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Isaías 59:2 Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir,
Isaías 59:3 porque vossas mãos estão manchadas de sangue e vossos dedos de crimes; vossos lábios proferem mentira, vossa língua entretém pérfidas conversas.
Isaías 59:4 Pessoa alguma cita em justiça com razão, ninguém pleiteia de boa fé: apóiam-se sobre falsos argumentos, pretende-se aquilo que não é. Concebeu-se a intriga e gera-se o crime.


  • Por fim, saberemos o que é pecado, para que o que não haja barreira entre nós e o Eterno.

Levítico 22:9 Observarão minhas leis, para que não caiam em pecado e não morram por ter profanado as coisas santas. Eu sou o Senhor que as santifica.

1 João 3:4 Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário