sexta-feira, 2 de novembro de 2018

O Espírito Santo e as Línguas 2° Parte (Remasterizado)











O Espírito Santo e as Línguas 2° Parte (Remasterizado)

1 Reis 12:25 E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel.
1 Reis 12:26 E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.

  • Qual foi o espírito de Nimrod? 

1 Reis 12:27 Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.

  • Quem é que tem o espírito de Jeroboão?

1 Reis 12:28 Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.

  • Ou seja, Novo Testamento, já não vão ao Antigo Testamento.

1 Reis 12:29 E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.

  • Ou seja, um ao Sul e o outro ao Norte. Ou seja, vocês não precisam ir a Jerusalém.

1 Reis 12:30 E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
1 Reis 12:31 Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.

1 Reis 12:32 E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera.

  • Ou seja, fez uma festa no mês oitavo ao invés do mês sétimo que é a Festa das Cabanas.

1 Reis 12:33 E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso.

  • Então, este é o protótipo do orgulho, o mesmo que acontece na Torre de Babel.





















Atos 2:1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
Atos 2:2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Atos 2:3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles

Atos 2:4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

  • Agora, o que produziram as línguas da Torre de Babel?

Atos 2:5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

  • Estes homens religiosos são gentios que estavam em processo de conversão.

Atos 2:6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Atos 2:7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Atos 2:8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Atos 2:9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
Atos 2:10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Atos 2:11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

  • Aqui todos começavam a falar diferentes, porém todos entendiam a mensagem.

Atos 2:11 Todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

  • O que eles estavam falando em línguas?



















Daniel 7:3 E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
Daniel 7:4 O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem.

  • A quem representará esta besta que era como leão, e tinha asas de águias?

Daniel 7:5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.

  • Esta segunda besta representa os Medos e Persas.

Daniel 7:6 Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.

  • O leopardo representa velocidade, é um felino muito veloz e este felino representa ao império Grego.

Daniel 7:7 Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.
Daniel 7:8 Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.

  • E depois deste quarto império acontece um quinto império depois de Roma.

Daniel 7:9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.
Daniel 7:10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
Daniel 7:11 Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito, e entregue para ser queimado pelo fogo.
Daniel 7:12 E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes prolongada a vida até certo espaço de tempo.
Daniel 7:13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.

  • Aqui está falando neste contexto da quarta besta e aparece este trono esta visão de um como Filho do Homem.

Daniel 7:14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

















Daniel 7:23 Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.
Daniel 7:24 E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

Daniel 7:25 E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

  • Lembrando que Jeroboão mudou o calendário, ele inventou uma festa no oitavo mês, ou seja ele inventou sua própria religião e mudou a Lei.

Daniel 7:25 Insultará al Dios altísimo e irá acabando con su pueblo; tratará de cambiar la ley de Dios y las fiestas religiosas, y el pueblo de Dios estará bajo su poder durante tres años y medio. (Dios Habla Hoy)

  • A palavra festas aqui é a palavra "Moadim" que tem a ver com as festas que o Eterno deu a Seu povo Israel.





















1 Coríntios 14:1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

  • Agora, o que é profetizar?

1 Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

  • Aqui a palavra "línguas" em grego é G1100 γλῶσσα / glōssa.

Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

  • Então, se o Yeshua disse aos discípulos que fossem por todo o mundo a pregar as Boas Novas o que eles necessitavam para ir as nações falar das Boas Novas?

Marcos 16:17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.




















Jeremias 16:14 Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.
Jeremias 16:15 Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais.
Jeremias 16:16 Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas.

  • Porque Yeshua chamou discípulos pescadores?




















1 Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

  • Então, se uma pessoa vai falar em línguas, ela tem que falar para Deus e não para as pessoas.

Colossenses 1:24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a congregação.
Colossenses 1:25 Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;
Colossenses 1:26 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos.

  • Então aqui Paulo disse era um "mistério" e já não é mais e porque? Porque já foi revelado a Seus santos!

Colossenses 1:27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre as nações, que é Cristo em vós, esperança da glória;















Efésios 2:11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Efésios 2:12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.


  • Os pactos e as promessas são para o povo de Israel!

Efésios 2:13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.











Efésios 3:1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;
Efésios 3:2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
Efésios 3:3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi.


  • O que caiu dos olhos do apostolo Paulo depois que ele encontro o Messias?

Efésios 3:6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
























1 Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

  • Um gentio que começa a receber sobrenaturalmente este dom de línguas, estas manifestações o que está sendo revelado a ele?

1 Coríntios 14:3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

  • O que profetiza está falando aos homens. A pessoa está aplicando as Escrituras no momento em que está vivendo.

1 Coríntios 14:4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

1 Coríntios 14:5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
1 Coríntios 14:6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?

  • A Palavra "Doutrina" tem a ver com Instrução, com a Palavra de Deus. 

1 Coríntios 14:7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara.
1 Coríntios 14:8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
1 Coríntios 14:9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
1 Coríntios 14:10 Há, por exemplo, tanta espécie de idiomas no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
1 Coríntios 14:11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.

  • Será que as línguas que Paulo está falando aqui aqui são sons sem sentido, ou são idiomas? 

1 Coríntios 14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
1 Coríntios 14:13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.

1 Coríntios 14:14 Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
1 Coríntios 14:15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

1 Coríntios 14:16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes.
1 Coríntios 14:17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

  • Quem está falando em línguas está louvando ao Criador, estar dizendo ações de gratidão, isto é falar em línguas.

Atos 2:11 Todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

1 Coríntios 14:17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

  • Então este é o sentido das línguas, e esta claro que essas línguas são idiomas, são dialetos entendíveis.

1 Coríntios 14:18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.

  • Porque Paulo foi o apóstolo designado aos gentios e recebeu o dom de falar em vários idiomas.

1 Coríntios 14:19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
1 Coríntios 14:20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
1 Coríntios 14:21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Soberano.
1 Coríntios 14:22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
1 Coríntios 14:23 Se, pois, toda a congregação se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos.

  • Aqui está mais claro que água que se está falando especificamente de idiomas.





























1 Coríntios 14:21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.

  • De onde tirou Paulo este versículo? Qual foi a razão do juízo da Torre de Babel?

Isaías 28:1 Ai da coroa de soberba dos bêbados de Efraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cai, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho.

  • Quem Efraim representa?

Isaías 28:2 Eis que o Senhor tem um forte e poderoso; como tempestade de saraiva, tormenta destruidora, e como tempestade de impetuosas águas que transbordam, ele, com a mão, derrubará por terra.
Isaías 28:3 A coroa de soberba dos bêbados de Efraim será pisada aos pés.

  • O Eterno está dizendo que vai acabar com o orgulho e a soberba de Efraim.

Isaías 28:4 E a flor caída do seu glorioso ornamento, que está sobre a cabeça do fértil vale, será como o fruto temporão antes do verão, que, vendo-o alguém, e tendo-o ainda na mão, o engole.
Isaías 28:5 Naquele dia o Senhor dos Exércitos será por coroa gloriosa, e por diadema formosa, para os restantes de seu povo.
Isaías 28:6 E por espírito de juízo, para o que se assenta a julgar, e por fortaleza para os que fazem recuar a peleja até à porta.
Isaías 28:7 Mas também estes (Judá) erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.
Isaías 28:8 Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo.

  • Vejam o que provocou a prosperidade tanto a Casa de Israel quanto a Casa de Judá, soberba e orgulho.

Isaías 28:9 A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina?

  • O que é Instrução dentro da Bíblia?

Isaías 28:9 A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios.

Isaías 28:10 Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.

  • Em hebraico aqui é "mitzvah" (mandamento) e tem a ver em obedecer a palavra do Eterno e "kav" que é como uma carga, porém Yeshua disse sobre suas cargas, "Ele disse que seu fardo é leve."

Isaías 28:11 Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
Isaías 28:12 Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.

João 11:53 Jesus, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos.






















Isaías 28:11 Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.

  • "Gaguejantes" em Hebraico H3934 געֵלָ (la'eg) e isto significa de primeira UM IMITADOR, um bufão, um bobo da corte, ou seja, um "palhaço"

1 Coríntios 14:22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis.

Isaías 28:13 Para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.

1 Coríntios 14:23 Se, pois, toda a congregação se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?

  • Este sinal não é para os incrédulos que estão entrando de fora, senão é um sinal para os incrédulos que estão seguindo a esta doutrina.

1 Coríntios 14:24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
1 Coríntios 14:25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
1 Coríntios 14:26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
1 Coríntios 14:27 E, se alguém falar em língua desconhecida (idioma), faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.

  • Tem que ter alguém que interprete o que esta pessoa esta falando, porque estamos falando de idiomas.

1 Coríntios 14:28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
1 Coríntios 14:28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

1 Coríntios 14:29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

  • A mesma regra, os profetas podem até falar dois ou três, porém num momento oportuno se alguém tem uma palavra a dizer, os demais devem julga-lo.

1 Coríntios 14:30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
1 Coríntios 14:31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
1 Coríntios 14:32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
1 Coríntios 14:33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as comunidades dos santos.



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário