domingo, 25 de novembro de 2018

Qual é a estrutura bíblica da igreja?


























































Qual é a estrutura bíblica da igreja?


  • Onde nas escrituras existe um mandamento para que um homem seja líder espiritual e autoridade sobre a igreja local?
















Atos 3:22 Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

Atos 7:37 Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.

Deuteronômio 18:15 O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
















O modelo que seguiu o Êxodo foi:
➸ O Paique está sobre Moisés -> que está sobre Israel.
➸ O modelo que segue Yeshua é:
➸ O Paique está sobre Yeshua -> que está sobre Israel
Não é o modelo: O Pai → então Yeshua então um Pastor  → então a Igreja.














1 Coríntios 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
➸ O Pai (Deus) -> então Yeshua (Real Cobertura ) -> então Israel.
João 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

  • Note que com este modelo, nenhuma pessoa deve se colocar entre Yeshua e o Corpo do Messias.





















Atos 14:23 E, havendo-lhes (os apóstolos), por comum consentimento, eleito anciãos (plural) em cada igreja (singular)

Tito 1:5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade (singular) estabelecesses presbíteros (plural), como já te mandei:

Atos 20:17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos (plural) da igreja (singular).

Tiago 5:14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros (plural) da igreja (singular), e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

  • Os bispos, presbíteros e os anciãos não são papéis distintos separados, mas tem a mesma função!

1 Coríntios 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.














Atos 20:28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

1 Pedro 5:1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
1 Pedro 5:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;


1 Timóteo 3:2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

  • Todos esses cargos não têm fundamento bíblico, nenhuma dessas posições existe nos escritos do primeiro século.


















Então, qual é o modelo bíblico? Como podemos nos organizar? Qual é a estrutura bíblica da Igreja?
➸ O modelo bíblico é simplesmente isto: devemos ter nomeados anciãos ou pastores... todos sendo o mesmo, que assumem a posição de garantir que permanecemos dentro dos limites da Palavra de Deus ... aprendendo a Palavra de Deus e vivendo a Palavra de Deus.

























Esse sistema de elevação de um homem como autoridade sobre toda uma congregação de crentes inocentes é chamado Nicolaísmo.

A palavra grega "Niko" significa Conquistar. A palavra grega "Laos" significa pessoas.

Apocalipse 2:6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.

Apocalipse 2:15 De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.
















Mateus 20:25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Mateus 20:26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
Mateus 20:27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Mateus 20:28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.


  • Conforme detalhado nos escritos do Novo Testamento, a igreja local deve usar apenas um grupo de anciãos, não um pastor principal.

















Mateus 23:8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
Mateus 23:9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Mateus 23:10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.


  • A última coisa que devemos querer fazer é assumir a autoridade dominadora sobre outros.




















Considere esta citação que foi escrita em 180 AD, Hegésipo escreveu:
"Depois dos apóstolos, Tiago, o irmão do Senhor, o Justo foi feito chefe da Igreja em Jerusalém. Muitos, de fato, são chamados de Tiago. Este foi santo do ventre de sua mãe. Ele não bebeu vinho nem bebida forte, não comeu carne, nunca se feriu ou se ungiu com pomada ou banhou-se. Ele só teve o privilégio de entrar no Santo dos Santos, uma vez que ele não usava roupas de lã, mas linho, e foi sozinho para o templo e orava em favor do povo, de tal forma que seus joelhos eram reputados para ter adquirido a dureza dos joelhos dos camelos"














Atos 15:2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
  • Observe como eles foram para Jerusalém para ver os apóstolos e anciãos, e não "Tiago, o líder de Jerusalém".





















1 Pedro 5:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1 Pedro 5:3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
1 Pedro 5:4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.


  • Os deveres dos anciãos são simples, é ensinar e corrigir . Não é um líder de ancião ou um pastor principal a autoridade dominante no ensino e na correção.















1 Coríntios 1:11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
1 Coríntios 1:12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
1 Coríntios 1:13 Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?


  • Yeshua é a cabeça do modelo da igreja tipificado por Moisés, ninguém mais. Não há outro líder senão aquele que foi crucificado para nós.

João 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

  • Assim que se começarmos a exercer uma autoridade que está além da Palavra de Deus, nos estamos buscando ser deuses, exercendo nossa própria autoridade, algo que Yeshua nem sequer se atreveu a fazer!















1 Coríntios 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

Se tivermos mais cabeças do que isso, então temos um problema!
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário