quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Efésios 04 – Frutos de Justificação

































































Efésios 04 - Frutos de Justificação 


Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

  • Paulo está fazendo uma exortação aos efésios, que eles andem conforme ao convite que eles receberam.















Isaías 9:1 Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.

  • Ou seja, nem sempre haverá angústia para as 10 tribos do norte, para Efraim, nem sempre haverá escuridão para a Galiléia dos gentios.

Isaías 9:2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

Salmos 23:4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

  • David escreveu isto em um contexto de perseguição.

Isaías 7:3 Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.

  • Aquilo que parecia ser para o mal, Deus o usaria para o bem.

Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Isaías 7:4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.

  • Ou seja, lhes tira o julgo pesado, o cajado que eles traziam, o pecado daqueles que oprimiram as dez tribos desde a Assíria, como também a luta espiritual e tudo o que lhes oprimia devido seus pecado.

Isaías 7:5 Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
Isaías 7:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 7:7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.


  • Ou seja, que vai salvar seu povo por meio teste menino que é dado a Israel que vai resgatar toda a descendência de Efraim.






















Jeremias 31:1 Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo.
Jeremias 31:2 Assim diz o Senhor: O povo dos que escaparam da espada achou graça no deserto. Israel mesmo, quando eu o fizer descansar.
Jeremias 31:3 Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Jeremias 31:4 Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram.


  • Jeremias está fazendo uma lembrança de quando Israel saiu do Egito como a virgem de Israel que iria se casar com Deus no Monte Sinai.

Jeremias 31:5 Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores as plantarão e comerão como coisas comuns.

Jeremias 31:6 Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus.

  • A palavra Vigias aqui em hebraico é a palavra hebraica Netzarim.

Jeremias 31:7 Porque assim diz o Senhor: Cantai sobre Jacó com alegria, e exultai por causa do chefe das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, ao teu povo, o restante de Israel.
Jeremias 31:8 Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação voltarão para aqui.


  • Ou seja, a repetição de Êxodo capítulo 12, onde vierem uma grande multidão de gentios que se uniram a Israel.

Jeremias 31:9 Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

Deus deu a Efraim a primogenitura.

Jeremias 31:20 Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor.

  • O coração do Pai todo dia estava esperando o regresso do filho pródigo.

Jeremias 31:21 Levanta para ti sinais, faze para ti altos marcos, aplica o teu coração à vereda, ao caminho por onde andaste; volta, pois, ó virgem de Israel, regressa a estas tuas cidades.

  • Não iremos encontrar satisfação em lugar nenhum, somente no Eterno.

Jeremias 31:22 Até quando andarás errante, ó filha rebelde? Porque o Senhor criou uma coisa nova sobre a terra; uma mulher cercará a um homem.
Dentro da cultura hebraica quando os judeus se casavam, a esposa dar sete voltas ao marido, assim com seu vestido de noiva e rodeia o esposo sete vezes.
Jeremias 31:31 Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
E esta palavra Nova em hebraico é a palavra Chadash que significa Renovar, Reparar, Corrigir, Restaurar. Farei um Novo Pacto, uma Nova Aliança, um novo casamento e com quem?
Jeremias 31:32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

  • No primeiro pacto houve infidelidade pelos depositários, e Deus está prometendo que irá perdoa-los, que terá misericórdia e vai renovar este pacto.

Jeremias 31:33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

  • Agora, Deus fará um pacto distinto do que fez no Sinai, porém em que sentido?



























Oséias 14:1 Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.
Oséias 14:2 Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.
Oséias 14:3 Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.
Oséias 14:4 Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.
Oséias 14:5 Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
Oséias 14:6 Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.
Oséias 14:7 Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.
Oséias 14:8 Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.

  • Aqui vemos a mudança de conduta que Efraim terá ao se dar conta da sua herança e da sua identidade, do preço do amor com que foram resgatados.









Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

  • Paulo diz que é um preso do Messias.

Efésios 4:2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

  • Se recebemos este convite, que em base a tudo o que estudamos, vemos que não merecíamos nenhuma consideração.

Efésios 4:3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

  • Que estejamos dispostos em todo momento em guardar a unidade do espírito que nos adotou, que nos chamou a ser um só povo.

Efésios 4:4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

  • Paulo está dizendo: Voltem, regressem, guardem a unidade. Porém com quem?

Efésios 4:5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Efésios 4:6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Um só corpo.Um só espírito.Um só Senhor.Uma só fé.Um só batismo.Um só Deus e Pai o qual é sobre todos.
















✔ Um só corpo: IsraelNão é uma organização, é um organismo vivo de crentes de qualquer parte do mundo que estarão unidos por meio de um só espírito que nos leva a uma esperança.
Atos 26:6 E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.
Atos 26:7 À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia [...]












✔ Um só Senhor: Alguém que vai dirigir nossa vida.
  • Então para poder estar unidos, não devemos seguir o que um líder diga, o que diga o papa, o pastor ou um rabino, para estarmos unidos, a cabeça tem que ser uma, Yeshua.

Se Yeshua é nossa cabeça, então poderemos estar unidos em uma só fé.

Ezequiel 36:27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
Entre mais buscamos a pureza entre nós, isto irá trazer maior unidade servindo a Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.












Efésios 4:7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

  • Cada um tem dons diferentes, ênfases diferentes, porém o que devemos ter igual é a mesma fé.

Efésios 4:8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.

  • Paulo está fazendo alusão do contexto de redenção de Israel, de quando saíram do Egito, de como Deus habitou no meio do seu povo.

Efésios 4:9 Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Efésios 4:10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

✔ Yeshua antes de dar dons aos homens, primeiro ele teve que pagar um preço, o preço pelo pacto do Sinai que foi quebrado, e Ele pagou com sua morte.
Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
  • Apóstolo em hebraico é Shiliach, que vem do verbo lishloach que significa Enviar. Então biblicamente falando, um apostolo é um embaixador do reino dos céus entre as nações. 
  • Evangelistas: Um evangelista tinha como função proclamar a todos, anunciar que as promessas dadas a Abraão, Isaque e Jacó já se cumpriram, apresentando a prova, o Messias. 
  • Pastores e Doutores: Esses eram os que já estavam encarregados diretamente de um grupo, já estavam estabelecidos em um lugar ensinando aos demais as Escrituras.














Efésios 4:12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
E quando alguém mostre um interesse é sinal de que muito possivelmente ele leva a semente de Abraão, e dai podemos partilhar com eles o cumprimento da profecia de Ezequiel 37 sobre os ossos secos.
Efésios 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

  • Que todos nós cheguemos a unidade da fé até que outra vez seja restaurada a fé de Abraão, de Isaque e Jacó, dos profetas, a fé dada uma vez aos santos.

Efésios 4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

  • Se realmente vivemos pelos dons que Deus tem dado, por sua instrução, então vamos poder viver realmente em UNIDADE.

Efésios 4:15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

João 17:17 Santifica-os na tua verdade, a tua palavra é a verdade.

Salmos 119:86 Todos os teus mandamentos são verdade.

Efésios 4:16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

  • A teoria da substituição diz que a igreja é o corpo de Cristo, porém do que se trata Ezequiel 37?

Efésios 4:17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

  • Paulo está dizendo que somos um povo, que foi derrubada a parede de separação, que no Messias somos filhos, somos cidadãos, que não somos mais estrangeiros.










Nova Versão Internacional:

Efésios 4:17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Almeida Revisada imprensa Bíblica:

Efésios 4:17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente.

Reina Valera 1989:

Efésios 4:17 Esto digo e insisto en el Señor: que no os conduzcáis más como se conducen los gentiles, en la vanidad de sus mentes.

Efésios 4:17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

  • Então essa palavra OUTRO na tradução Almeida Corrigida e Fiel foi acrescentada, porque o catolicismo romano sempre quis deixar estabelecido que agora somos o novo povo de Deus, Israel foi rejeitado, e que Deus abraçou os gentios como seu novo povo.

1 Coríntios 12:2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

  • Paulo todo tempo está deixando claro que os gentios que recebem o Messias são parte do mesmo povo Israel.

Mateus 6:7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Romanos 9:4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;

  • Então, no Messias já não somos gentios, somos Israel.



















Efésios 4:18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.

  • Então para não adarmos como os gentios, pois precisamos conhecer a Torah, temos que nos comportar ao que está escrito, aos mandamentos de Deus.

Oséias 8:11 Porquanto Efraim multiplicou os altares para pecar; teve altares para pecar.
Oséias 8:12 Escrevi-lhe as grandezas da minha lei, porém essas são estimadas como coisa estranha.


Efésios 4:19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

  • Isto é o que Efraim fez, Efraim tinha a Escritura, porém pela dureza do seu coração, deixaram de lado a Torah.

Efésios 4:20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Efésios 4:21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus.


  • Entre mas saibamos o que Yeshua fez, menos problemas teremos na hora de uma decisão difícil, por isso que devemos estudar suas palavras, sua vida e aprender dele.

Efésios 4:22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
Efésios 4:23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
Efésios 4:24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.


  • Desviemos do homem velho, nos despojamos das atitudes, das doutrinas, dos pensamentos, dos pecados, das paixões das coisas de antes e agora nos revistamos do homem novo, da justiça, da santidade e da verdade.

Efésios 4:25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Efésios 4:26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.


  • O Mestre compreende nossa tendência, nosso temperamento, ele sabe que somos impulsivos, ele conhece nossa estrutura e lembra-se que somos pó. (Sal 103:14)

Efésios 4:27 Não deis lugar ao diabo.

  • O diabo anda rugindo como um leão buscando a quem possa tragar. Assim como o leão é carnívoro, quando estamos na carne, na nossa ira ele pode nos devorar.

Efésios 4:28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

  • Você roubava? Pois tire esse vestido velho e agora coloque um novo, trabalhe.

Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

  • Se nossa linguagem não vai ser de edificação aos ouvintes, é melhor ficar calado.

Provérbios 17:28 Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.

Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

  • Nosso corpo é um templo, um templo muito mais sagrado que o que estava em Jerusalém, é algo que Deus desenhou e que tem muito mas valor do que o que estava em Jerusalém!

Efésios 4:31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós.

  • Ou seja, grosseria, vulgaridades, blasfêmia, e malícia é que não esteja pensando mal de ninguém.

Efésios 4:32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário