quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Cargos Eclesiásticos (2° Parte)














Cargos Eclesiásticos (2° Parte) 


  • Veremos agora a defesa dos cargos, pois existem textos que são usados para defender os “tais cargos”, vamos a alguns deles.

1 Coríntios 12:28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Efésios 4:12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.


  • E temos alguns textos que embasam essas teses de cargos, mas vamos fazer uma analise não dos textos isolados mas, na amplitude do que Paulo estava falando, vamos ao primeiro texto.

1 Coríntios 12:1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
1 Coríntios 12:2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
1 Coríntios 12:3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
1 Coríntios 12:4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
1 Coríntios 12:5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
1 Coríntios 12:6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
1 Coríntios 12:7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
1 Coríntios 12:8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
1 Coríntios 12:9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
1 Coríntios 12:10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
1 Coríntios 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.























  • A apresentação:

1 Coríntios 12:1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Gálatas 1:1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

Efésios 1:1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

  • Você verá em todas as epistolas ele não coloca como se fosse um cargo e sim uma aptidão. Diferentemente hoje que primeiro se coloca a nomenclatura do cargo ex: Pe.Fulano, Pr. Ciclano Ap. Beltrano, Bpo. Zé.

E a palavra apóstolo que é empregada aos discípulos do Messias simplesmente não foi transliterada, pois refere-se a designação deles que é de "emissários" então todas as vezes que você ver a palavra apóstolos pode-se ler também a palavra "emissários/embaixadores" pois tem a mesma finalidade.

  • Como a palavra presbíteros, que também não foi transliterada onde não passa da palavra "ANCIÃOS". Também com a palavra bispo, que condiz com a palavra "SUPERVISOR". Enfim, cada cargo que você ver nas escrituras na verdade são funções no corpo do Messias.























Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Efésios 4:2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Efésios 4:3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Efésios 4:4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Efésios 4:5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Efésios 4:6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Efésios 4:7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Efésios 4:8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
Efésios 4:9 Ora, isto
- ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Efésios 4:10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Efésios 4:12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.


  • Assim perdemos a essência de buscar o conhecimento na fonte de água viva que o Eterno nos concebeu, que é a sua Toráh! Ou seja, não estamos contra que alguma congregação tenha pessoas que possam levar a instrução ao grupo, o que estamos falando é que todos da congregação tem o mesmo peso, e que é um dever da congregação avaliar o que está sendo ensinadoPois onde não há questionamentos não há aprendizado.

Efésios 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Efésios 4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.


  • Vemos então a segunda parte do capítulo 12 de 1 Coríntios. Para entendermos que todos tem a mesma importância em um corpo.

1 Coríntios 12:12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
1 Coríntios 12:13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
1 Coríntios 12:14 O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
1 Coríntios 12:15 Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
1 Coríntios 12:16 E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
1 Coríntios 12:17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
1 Coríntios 12:18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
1 Coríntios 12:19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
1 Coríntios 12:20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
1 Coríntios 12:21 O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " 1 1 Coríntios 12:21 Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês!"
1 Coríntios 12:22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
1 Coríntios 12:23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
1 Coríntios 12:24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
1 Coríntios 12:25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
1 Coríntios 12:26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
1 Coríntios 12:27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
1 Coríntios 12:28 Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
1 Coríntios 12:29 São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
1 Coríntios 12:30 Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
1 Coríntios 12:31 Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.


  • Também é utilizado essa passagem isolada de Hebreus para defender que os lideres religiosos devem exercer um poder sobre os seus alunos e que esses devem acatar tudo que eles dizem.

Hebreus 13:6 Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? "
Hebreus 13:7 Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.


  • Também é utilizado essa passagem isolada de Hebreus para defender que os lideres religiosos devem exercer um poder sobre os seus alunos e que esses devem acatar tudo que eles dizem. Mas se analisarmos novamente o contexto veremos.

Hebreus 13:3 Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.
Hebreus 13:4 O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.
Hebreus 13:5 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".


  • Ou seja, esse era um conselho específico para aqueles que estavam em sofrimento por conta da pregação do evangelho, ou seja, os apóstolos, os primeiros que iniciaram essa caminhada, não estou dizendo que não devemos respeitar aqueles que nos ensinam como nós já vimos acima, mas que se você for colocar em prática esse verso como se fosse um mandamento para sustentar um líder religioso em suas regalias, ao menos leia o verso 5.


Para finalizar veremos a questão da remuneração dos lideres religiosos.

1 Timóteo 5:17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
1 Timóteo 5:18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.


  • Paulo está citando a Torá para embasar seus comentários.

Deuteronômio 24:14 Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas.
Deuteronômio 24:15 No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.


Deuteronômio 25:4  Não amordacem o boi enquanto está debulhando o cereal.

  • E Paulo não estava em desacordo com o que o Messias ensinou vejamos:

Mateus 10:8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Mateus 10:10 Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.


  • Aqui finalizamos a segunda parte, na próxima veremos o que os emissários(apóstolos)pensavam das pessoas que cobravam para pregar... e como eles chamavam as pessoas que faziam tais coisas.























































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário