terça-feira, 11 de setembro de 2018

Série: O Messias no Antigo Testamento = O Messias nos Profetas

































































Série: O Messias no Antigo Testamento = O Messias nos Profetas


Existem 72 interpretações Messiânicas nos Targumim Aramaicos relacionadas com diversas passagens da Bíblia.

  • O Tamuld também diz que Jônatan Ben Uzziel, quem viveu nos tempos de Yeshua e foi discípulos de Hillel, recebeu suas tradições dos profetas Ageu, Zacarias e Malaquias. (Megilla 3a)

Se estima que o Antigo Testamento contêm umas 456 profecias com respeito ao Messias. 75 se encontra nos cinco livros de Moisés, 243 nos Profetas e 138 nos Escritos poéticos e nos Salmos.

1 Pedro 1:10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
1 Pedro 1:11 Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.


2 Pedro 1:20  Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
2 Pedro 1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.


Na exposição que o rabino RaDaQ dá em Isaías 2:2, ele diz: "Toda passagem que menciona os últimos dias, é uma referência aos Dias do Messias."

















  • Os Profetas do Reino do Norte (Israel)


Ø Os profetas, Amós, Oséias e Jonas associal a libertação vindoura com a linha Davídica, e mesmo quando o reino do norte já não era governado pela casa real de David.
















  • O Profeta Amós:

Amós nasceu em Tecoa nas proximidades de Belém, porém sua obra principal haveria de ser dentro do reino do norte.
  • A mensagem de Amós contêm uma mensagem de esperança:
Amós 9:7 Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes [...]

Amós 9:11 Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade;
Amós 9:12 
Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas.

Amós 9:14  E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.

Atos 15:19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se (convertem) a Deus.

  • Os tradutores ao transliterar a palavra em grego tiraram o verdadeiro sentido do que o apóstolo Tiago estava querendo dizer, pois veja qual palavra ele utilizou para indicar a aceitação dos "gentios" a palavra do Eterno:

epistrephó: virar, devolver
  • Definição: 

(a) trans eu viro (volto) para , ( b) intrans: eu viro (para trás) (para [para]) Eu venho para mim mesmo. Venha novamente, converta, retorne.

De epi e strepho; para reverter (literalmente, figurativamente ou moralmente) - vem (vai) de novo, converte, (re) vira (sobre, de novo)

  • Sendo assim Tiago está falando de um retorno, uma volta aquilo que se tinha perdido, logo se você está retornando a algum lugar é um claro sinal que você já esteve lá.

Jeremias 6:16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.

Convêm neste ponto fazer referência a obra hebraica de Yair Hoffman, "Profecias na Bíblia com respeito aos gentios." 

  • "Neste livro o autor apresenta aos judeus um novo ponto de vista quando revela o pensamento universalista nos profetas de Israel: suas profecias não são meramente o produto de uma estreita perspectiva nacionalista, nem se esforça para transmitir uma mensagem de libertação somente para a nação de Israel." YairHoffmanHa-nevuôt al ha-goyimbamikrahpublicação da Universidade de Tel-Aviv, 1977 pp335

O YalqutMechiri, uma coleção de comentários sobre o Antigo Testamento no Talmud, aponta em relação com o versículo que se refere aos etíopes, que tanto a mulher de Moisés Zípora, que significa "Ave," como o etíope Ebed-Melech, quem resgatou a Jeremias do poço (Jeremias 38:7–13), era moreno.

O Tamuld anexa um comentário a imagem do Tabernáculo caído de David, que diz que o Messias era conhecido como Bar Nafli.
  • "Bar Nafli há de restaurar o tabernáculo caído de David." (Sanhedrin 96)
Em hebraico o verbo "cair" não é com a conotação em português de cair fisicamente, os rabinos efetivamente vêem nesta palavra uma relação entre este nome enigmático e o fato de que o Messias veio do céu.” (Sanhedrin 96)

Amós 4:7 E fiz que chovesse sobre uma cidade, e não chovesse sobre a outra cidade [...]
O Yalkut faz alusão ao extenso comentário no Talmud acerca dos sinais dos últimos dias, aos que pertencem esta característica e nas quais virá o "Filho de David"Sanhedrin 97a. 14. Sanhedrin 98b e Isaías 60:2;
Amós 5:18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.

  • O Talmud diz: "Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos, isto é, a vinda do Messias." (Isaías 60:2) T.Sanhedrin 98b

Os eventos de Amós 8:11 e 9:13, que falam primeiramente da "fome de ouvir a palavra de Deus", e logo da abundancia material que alcançará incluso a natureza, são os eventos que ocorrem nos dias do Messias.













  • Profeta Oséias:

O Messias seria o Filho de Deus e chamado do Egito:

Oséias 11:1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.

Mateus 2:13 E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Mateus 2:14 E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.

O Messias venceria a morte:

Oséias 13:14 "Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição? "Não terei compaixão alguma (...)

1 Coríntios 15:55 Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?











  • O Profeta Jonas:
  • O livro de Jonas é um texto misterioso e a maioria das pessoas estão familiarizadas com a “história da Bíblia”, mas não estão familiarizados com o texto real, nem os segredos da redenção escondido dentro de sua enganosamente simples narrativa.

Jonas, é também um dos profetas do reino do norte, que alcançou uma posição de certa importância nos evangelhos. Yeshua se referiu a Jonas com frequência. (Mateus 12:39–41, 16:4, Lucas 11:29–32 etc.)

2 Reis 14:25 Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.

E de acordo com o livro incrível de Kol hator, esta missão está ligada ao Messias ben Yosef.

  • O mandamento para expandir as fronteiras é a missão do Mashiach ben Yosef como Deus tinha dito o profeta Jonas, que estava no nível de Mashiach ben Yosef, para restaurar a fronteira de Israel (II Reis 14:25).  Kol hator 2:36

De modo que na realidade saiu sim um profeta da Galiléia, porque quando João 7:52 descreve como Nicodemos se encontrou em aperto para explicar como poderia ser isso possível.

O rabino Saadia Gaon registra uma tradição que o Mashiach ben Yosef surgirá na Galiléia.

  • Será a aparência na Alta Galileia de um homem dentre os descendentes de Yosef, em torno do qual reunirá indivíduos entre a nação judaica. Este homem vai a Jerusalém após a sua apreensão pelos romanos e permanecer nele por um determinado período de tempo.  Em seguida, eles serão surpreendidos por um homem chamado Armilus, que vai entrar em guerra contra eles e conquistar a cidade e submeter os seus habitantes a massacre, cativeiro e desgraça. Incluído entre aqueles que serão mortos será que o homem dentre os descendentes de José ... Como resultado do que aconteceu a eles, muitos vão abandonar a sua fé, somente aqueles purificada restante. Para estes Elias, o profeta se manifestará, e, portanto, a redenção virá ... apenas alguns dentre o povo judeu - não muitas - vão se reunir sobre ele ... também que o homem na cabeça da nação judaica será entre os mortos e que as pessoas vão chorar sobre ele e chorará ele é atestada pela instrução bíblica: e olharão para mim, porque eles têm o traspassou e devem chorar por ele, como quem pranteia por seu filho único (Zac 12:10). Saadia Gaon, Emunot v'Deot, Livro de crenças e Opiniões, traduzidos pela Yale University Press, pg. 301-304

Jonas realizou seu ministério durante os tempos de Jeroboão segundo, com o qual se coloca como o primeiro dos chamados profetas menores.

Segundo a tradição rabínica, Jonas é filho da viúva de Serepta a quem o profeta Elias levantou dos mortos, e que segundo se diz que posteriormente foi seus discípulo.
Ø O livro de Jonas fala em particular sobre o amor pelos inimigos, assim como Deus se compadeceu da cidade de Nínive, a qual Ele enviou seu profeta.
Ø Como a expectativa messiânica judaica está intimamente ligada com os Últimos Tempos, convêm lembrar que a escatologia não se ocupa exclusivamente com a história dos últimos dias, senão em particular com a maneira que temos de entender a morte e a ressurreição.




















OS PROFETAS DO REINO DO SUL, JUDÁ

Os profetas de Judá podem ser divididos nos que foram ativos antes da deportação e aqueles cujo ministério se realizou durante o mesmo tempo do cativeiro.
Ao primeiro grupo pertencem Obadias, Joel, Sofonias, Habacuque, Miquéias, Isaías e Jeremias, e por ultimo estão Ezequiel e Daniel.























  • Profecia de Sofonias:

Sofonias 1:14 O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso.
Sofonias 1:15 Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
Sofonias 1:16 Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas

Cumprimento no Novo Testamento:

Apocalipse 6:15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas.
Apocalipse 6:16 E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.
Apocalipse 6:17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir

Mateus 24:50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe.
Mateus 24:51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes


Velho Testamento:


Sofonias 3:16 Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
Sofonias 3:17 O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Sofonias 3:18 Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso.

Novo Testamento:

Apocalipse 21:3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
Apocalipse 21:4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Apocalipse 21:5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.





















  • A profecia de Joel:
  • A mensagem de Joel segundo os rabinos, é uma poderosa palavra:

Joel 2:23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.

A frase: "porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã" em hebraico se disse: Moré litsdakah, que literalmente significa: O Mestre da Justiça, e mesmo que a palavra Moreh (mestre) é sinônimo da palavra que habitualmente se usa para a chuva de outono, Yoreh.

O rabino Avraham Ibn Ezra, por exemplo, explica: "mestre significa que o Messias ensinará o caminho da justiça"
O rabino David Qimhi entende toda esta analogia como uma referencia ao Messias: "Os últimos dias, são os dias do Messias como está escrito: ‘Porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar’.... E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões."
O Metsudat David também explica o derramamento do Espírito como uma referencia ao tempo do Messias.

Joel 3:18 E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim.
Isto é praticamente o oposto da imagem de seca e fome que o profeta apresenta no inicio da sua profecia. Porque o livro de Amós também termina com a afirmação de que quando Deus restaure o bem estar da nação, o arador alcançará o segador, e o que pisa a uva ao que semeia a semente.
O Yalqut Mechiri vê nisto uma relação com a imagem do Midrash que fala acerca de Deus: "Nos dias do Messias, derramando maná do céu e abrindo um manancial que fluirá desde a casa do Eterno.
  • O Tamuld disse que depois que morressem os últimos profetas, o Espírito Santo deixou Israel. Yoma 9b e 21b.
Os eruditos entendiam que o Espírito de Deus funcionaria de uma maneira totalmente nova quando chegasse o Messias.

Romanos 10:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.



















E é interessante neste comentário de Sofonias, o Talmud no tratado de Avoda Zara 24ª diz que as nações serão abençoadas por meio de Israel nos dias do Messias.

  • O profeta Habacuque:

Foi um profeta ativo durante os últimos anos do rei Josias (640–608 antes da E.C)

Habacuque 2:4 Mas o justo pela sua fé viverá.

A Septuaginta, que é uma tradução grega do Antigo Testamento feiota ao redor do ano 200 antes de Cristo, traduz este versículo dizendo: “Os justos vireram ek pisteôs mou, ‘da minha fé de mi fe’ o ‘da minha fidelidade” conforme a seu significado secundário.

Jeremias 23:6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.
  • Jeremias diz que o Nome do Messias será Adonai é nossa Justiça.
Este nome aparece no Talmud como o nome secreto para o Messias. Bava Batra 75b.

Isaías 53:11 O meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

Salmos 22:31 Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.
  • "Elohim mandou Habacuque escrever o que aconteceria no tempo da última geração; no entanto, não lhe revelou o decreto final. Ao dizer: ‘para que aconteça o que leia’ se referia ao Mestre da Justiça, a quem tem sido revelado todos os secretos dos seus servos os profetas" 
  • "Espera-o, porque certamente virá, não tardará": "os últimos tempos já estão sobre nós, porém o Messias ainda não veio." T. Sanhedrin 97.
E logo segue uma referência a importância de Abraão como Pai da fé: Um dia Israel cantará um cântico novo a Aquele que há de vir, como está escrito: ‘Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas’ (Salmo 98:1). Que direito tem Israel de cantar isto? Por causa de Abraão, porque ele creu, e os justos viverão pela fé dele.

Habacuque 3:18 Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

  • O Targum de Jônatas explica este texto dizendo: Esta é a salvação que o Messias há de trazer, e com os milagres que Ele fará.













  • O profeta Miquéias:

O Messias nasceria em Belém:

Miquéias 5:2 Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, desde os dias da eternidade.

Mateus 2:1 Depois que Yeshua nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém.

O Messias seria servo de Deus:

Miquéias 5:2 Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, desde os dias da eternidade.

João 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

O Messias seria oriundo da eternidade:

Miquéias 5:2 Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, desde os dias da eternidade.

Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.





















  • O profeta Isaías:
  • Isaías esteve no cativeiro durante 40 anos depois da morte do rei Uzias em 740 antes de Cristo. E a tradição judaica diz que ele era filho do irmão de Amazias, precursor de Uzias, que seria primo de Uzias.

Ø Então, a natureza Messiânica do livro de Isaías é clara que as fontes judaicas mas antigas, como os Targumim, Midrash e Talmud, falam do Messias em relação com 62 versículos diferentes.
O Targum ler todos esses textos como referencia ao Messias:

  • Isaías. 4:2, 9:5, 10:27, 11:1, 11:6, 14:29, 16:1, 28:5, 42:1, 43:10, 52:13 e 60:1.

Em relação com Isaías, o Tamuld comenta sobre o conceito messiânico em  Shabbat 89b, Pesachim 5a, 68a, Rosh hashanah 11b, Moed Katan 28b, Yebamoth 62a e 63b, Ketubot 112b, Sanhedrin 38a, 91b, 93b, 94a, 97a, 97b, 98a, 99a e 110b.

Isaías 16:1 Enviai o cordeiro ao governador da terra [...]

  • O Targum se refere ao fato que o tributo quem trará será o Messias.

a) Primeiro, a mensagem de arrependimento e consolação se fazem aparente no começo da sua profecia.
Isaías 1:2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
Isaías 1:3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Isaías 1:4 Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
Isaías 1:5 Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.


Isaías 1:16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Isaías 1:17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Isaías 1:18 Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

b) Até a repreensão é apresentada com uma elegância poética pelo profeta:
Isaías 5:1 Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
Isaías 5:2 E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Isaías 5:3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Isaías 5:4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
Isaías 5:5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada.


Então aqui nós temos reflexos tanto da destruição da barreira criada ao redor da Torah, como de Jerusalém pisoteada (Efésios 2:15 e Lucas 21:24)
c) A visão Messiânica de Isaías frequentemente tem seu próprio transfundo histórico:
Isaías 7:14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Isaías 9:1 Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
Isaías 9:2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.


  • E foi precisamente as regiões as quais Yeshua fez a maior parte do seu ministério chegar a experimentar isso de que O povo que andava em trevas, viu uma grande luz.

Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

  • O ênfases sobre o futuro também conduz a uma interpretação Messiânica, na qual se toma em conta esse libertador futuro.

Isaías 4:4 Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.
O interessante que o exilio, a opressão e o desespero tem dado origem a palavra Tikvah, que é o nome do hino nacional de Israel - HaTikvah.
Isaías 42:1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

Isaías 43:10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi [...]

Isaías 52:13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

  •  "Este é o Rei Messias quem é mais alto, mais exaltado que Abraão, elevado sobre Moisés, mais elevado que os anjos." Midrash Tanchuma

Isaías 11:1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
Isaías 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Isaías 11:3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Isaías 11:4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra [...]


Isaías 29:18 E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão.
Isaías 29:19 E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.


Isaías 42:1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Isaías 42:2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
Isaías 42:3 A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça,


Isaías 42:6 Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Isaías 42:7 Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.


Isaías 44:1 Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.
Isaías 44:2 Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
Isaías 44:3 Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.


  • O mas admirável em Isaías é o vislumbre que nos permite ver o Servo Sofredor de Deus.

Isaías 53:3 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades [...]

Os rabinos disseram: Seu nome é "o erudito leproso", o Messias. T Sanhedrin 98b

  • Essas imagens são universais em sua intenção, e falam claramente da redenção e da expiação, que serão efetuadas pelo Servo Sofredor do Eterno.

Se comparamos Isaías 49:3 e 49:6 veremos claramente o Messias como o Justo que é um Guia, mostrando a imagem do verdadeiro Israel.

Isaías 49:3 E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.

Isaías 49:6  Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

Também em Isaías 43:1-6 podemos ver claramente que o servo neste caso é o Messias.

Isaías 43:1  Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Isaías 43:2  Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Isaías 43:3  Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.
Isaías 43:4  Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.
Isaías 43:5  Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.
Isaías 43:6 Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra.


Isaías 49:3 E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.
Isaías 49:4 Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.


  • Acaso Israel restaura os que ficaram de Israel?
  • Acaso não é Israel quem está destinado a ser Luz das nações?

















  • O profeta Jeremias:

O Messias seria descendente de David:

Jeremias 23:5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.

Lucas 3:31 E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi
Lucas 3:32 E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,

O Messias seria Senhor:


Jeremias 23:6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.

João 13:13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Crianças morreriam durante uma tentativa de matar o Messias:

Jeremias 31:15 Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.

Mateus 2:16 Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
Mateus 2:17 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:

O Messias seria a nova aliança:


  • A profecia Messiânica mas importante de Jeremias é a descrição do Novo Pacto.

Jeremias 31:31 Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Mateus 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.












































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário