quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Quem foi Melquisedeque? (1° Parte)

















Quem foi Melquisedeque? (1° Parte)

Hebreus 7:12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
  • Este versículo é comumente usado para mostrar que realmente houve uma mudança de sacerdócio e na Lei.
Hebreus 8:4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Yeshua não pode ser um sacerdote na terra por causa da lei. Isso nos permite saber que a "mudança" na lei que foi mencionada no capítulo 7:12 não era a lei na terra, e tampouco houve uma mudança naquele sacerdócio na terra.


















Hebreus 6:20  Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
  • Existem várias especulações e teorias a respeito dessa ordem de Melquisedeque. E eu respeito essas opiniões, mas também divergimos com elas em vários pontos.
Provérbios 25:2 A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las.
















Hebreus 7:15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
Hebreus 7:16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
Hebreus 7:17 Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

  • Então foi segundo a virtude da vida incorruptível que ele entrou nesta ordem.


















Hebreus 10:9  Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

  • O primeiro é tirado para que Yeshua possa ser Sacerdote. Não o segundo, nem o terceiro ou qualquer outro sacerdote numerado para esse assunto. Foi o primeiro que foi tirado.

Hebreus 7:3  Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

  • Assim, a natureza eterna deste indivíduo é comparada à de Yeshua e o único na Bíblia que não tem mãe, pai e nem genealogia é Deus.















Mateus 5:34  Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Mateus 5:35  Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;


  • Quem é o Grande Rei? Yeshua está realmente falando sobre David aqui?















Salmos 48:1 Grande é o SENHOR e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.
Salmos 48:2 Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.
Salmos 48:3 Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio.
Salmos 48:4 Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos.
Salmos 48:5 Viram-no e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir.
Salmos 48:6 Tremor ali os tomou, e dores como de mulher de parto.
Salmos 48:7 Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental.
Salmos 48:8 Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre.


  • Então, quem é o Grande Rei de Jerusalém?










Deuteronômio 12:11 Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.

  • É a própria cidade onde Ele colocou Seu nome. Não há dúvida de que Yeshua é o Rei dos Reis.

Apocalipse 19:16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

  • Existe apenas um verdadeiro Rei de Salém e esse é o próprio Eterno.











João 16:11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

2 Coríntios 11:14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

  • Não é esse o objetivo do inimigo? Fazer todos acreditarem que ele é o Altíssimo e colocar o seu rei sobre Jerusalém?
















Josué 10:3  Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirão, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
Josué 10:4  Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeom, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel.


Apocalipse 17:12  E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

  • É aqui que vemos que este Adoni-Zedeque foi realmente quem se opôs ao Criador.

Apocalipse 17:14  Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

Josué 10:11 E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.
  • Soa familiar?
Apocalipse 16:21  E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.

Josué 10:12  Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
Josué 10:13  E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
Josué 10:14  E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.


Zacarias 14:6 E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.
Zacarias 14:7  Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.


Josué 10:22  Depois disse Josué: Abri a boca da cova, e trazei-me para fora aqueles cinco reis.
Josué 10:23  Fizeram, pois, assim, e trouxeram-lhe aqueles cinco reis para fora da cova: o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom.
Josué 10:24  E sucedeu que, trazendo aqueles reis a Josué, este chamou todos os homens de Israel, e disse aos capitães dos homens de guerra, que foram com ele: Chegai, ponde os vossos pés sobre os pescoços destes reis. E chegaram, e puseram os seus pés sobre os pescoços deles.









Romanos 16:20  E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

1 Coríntios 15:24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
1 Coríntios 15:25  Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
1 Coríntios 15:26  Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
1 Coríntios 15:27  Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
1 Coríntios 15:28  E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.


  • Se pensarmos sobre isso, isso reflete o que vemos nos tempos finais, onde Deus destrói o falso rei de Jerusalém e põe Seu povo na terra.




















Joel 3:2 Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.
  • A terra de Israel é do Eterno. Embora toda a terra seja verdadeiramente dele. No entanto, Ele colocou Seu nome em Jerusalém.












Josué 15:63  Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje.

  • O ponto é este, o inimigo sempre quis o que é de Deus, até a terra. E chegará a uma batalha final no retorno de Yeshua.




















Apocalipse 21:3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
Apocalipse 21:4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.


Êxodo 33:19  Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.

  • Aqui mostra que Moisés não tinha permissão para ver a plenitude de Deus, embora falasse com Ele "cara a cara". Assim, embora Moisés falasse com Ele face a face em algum aspecto de Deus, obviamente não estava em Sua plenitude.
















Gênesis 32:28  Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Gênesis 32:29  E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
Gênesis 32:30  E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.


  • Então, se o Eterno revelasse este aspecto de Si mesmo como Sumo Sacerdote e não o Altíssimo, por que alguém se curvaria?
























Êxodo 3:3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
Êxodo 3:4  E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
Êxodo 3:5  E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.


  • Ele estava na coluna de nuvem e fogo.

Êxodo 13:21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
Êxodo 13:22  Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.


  • Ele se revelou como um homem a Abrão logo antes da destruição de Sodoma.

Gênesis 18:1 Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito.
Gênesis 18:2  E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara,


  • Não poderia Ele se ter revelado através de Melquisedeque também?












Hebreus 7:3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

  • O problema aqui é que isto NÃO está falando sobre a "administração" deste sacerdócio. Está discutindo o próprio sacerdote Melquisedeque.

Hebreus 7:1 Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;




















Levítico 1:1 E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Levítico 1:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Levítico 1:3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
Levítico 1:4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Levítico 1:5 Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Levítico 1:6 Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
Levítico 1:7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Levítico 1:8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
Levítico 1:9 Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.


  • Observe como as instruções são as mesmas para um cordeiro.

Levítico 1:10  E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito.
Levítico 1:11  E o degolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o seu sangue em redor sobre o altar.


  • Yeshua na cruz, trouxe e fez o seu sacrifício e, em seguida, apresentou-o ao sumo sacerdote do céu, o próprio Deus.

Hebreus 9:14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo.

  • Por que se oferecia a Deus se Deus não era o sumo sacerdote celestial?













Hebreus 8:5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.

  • Sabendo que as instruções para fazer o tabernáculo na terra era para ser de acordo ao que Moisés viu no céu, então devemos crer que o tabernáculo no céu não tinha um sacerdote?















Hebreus 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

  • E sabendo que Deus não muda, então Adão e Eva teriam que trazer os seus sacrifícios a Deus, assim como Yeshua o fez.

Gênesis 3:21 E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

  • A veste de pele só poderia ter derivado do fato de que um animal tinha que morrer.

















Deuteronômio 18:15 O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
  • Então Moisés era o mediador e Yeshua, o profeta semelhante a Moisés, é o mediador agora.

1 Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Hebreus 8:6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

  • No entanto, concordo que um sacerdote realmente serve como mediador entre Deus e o homem para os sacrifícios necessários. Mas e o próprio sumo sacerdote?



















Levítico 21:9 E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.

  • Todos somos filhos de Deus, como todos nós somos descendentes de Adão. E no final, ou participamos da ceia matrimonial do cordeiro, ressuscitamos como filhos de Deus ou somos a filha prostituta que deve ser queimada por causa de nossa infidelidade.





















Gênesis 14:21 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

  •  Deus realmente abençoaria ou se louvaria a Si mesmo?
















Deuteronômio 32:40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.

  • Várias vezes vemos Deus se vangloriar de Sua grandeza.

Deuteronômio 32:39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
Deuteronômio 32:40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
Deuteronômio 32:41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.


  • Além disso, é somente Deus quem possui as respostas para cada pergunta que ele faz a Jó em Jó, capítulos 38, 39 e 40. Assim, Ele declara sua grandeza a Jó.


















Gênesis 14:18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

  • Ele está revelando um dos aspectos de quem Ele é. Já sabemos que Ele é um Sumo Sacerdote simplesmente porque Ele é quem lançará aqueles que foram considerados como prostitutas em Apocalipse.

Levítico 21:9 E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.






















Hebreus 5:10 Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

  • E é esta ordem sacerdotal em que Yeshua está. Melquisedeque significa Rei Justo. Ou mais propriamente, rei da justiça.





















Gênesis 14:17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
Gênesis 14:18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.


  • Então, o que mais aponta esse rei Melquisedeque de Salém para ser o próprio Eterno?


















Hebreus 7:2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;

  • Ele era o único Rei que também era um sacerdote.

Hebreus 7:3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

Como este versículo se compara a Deus?


  • Sem pai, sem mãe. Verifica
  • Sem genealogia. Verifica
  • Sem princípios de dias ou fim de vida. Verifica
  • Como o Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre. Verifica.  
  • Rei da Justiça. Verifica
  • Rei da Paz. Verifica.















Hebreus 10:8 Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Hebreus 10:9 Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.


  • Primeiro temos que perguntar quem é o "Ele" que está deixando de lado o primeiro? É Yeshua ou é Deus?












Hebreus 5:4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
Hebreus 5:5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
Hebreus 5:6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

















Números 20:28 E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.

























Hebreus 5:4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
Hebreus 5:5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
Hebreus 5:6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.


  • Assim, Ele está na ordem de Melquisedeque porque Ele é o filho de Melquisedeque. Assim como os filhos de Arão estão na ordem do Sacerdócio Aarônico.








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário