quarta-feira, 16 de maio de 2018

Porque Yeshua é o Messias






































































O Antigo Testamento fala de um personagem conhecido como o Messias, um filho ungido de David, que fará expiação pelos pecados de Israel, será uma luz para as nações, reunirá todo o Israel de volta à terra, e eventualmente, trará a paz mundial.





















1) O Novo Testamento


Marcos 14:62  E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.















Lucas 24:44  E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Lucas 24:45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Lucas 24:46  E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
Lucas 24:47  E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Lucas 24:48  E destas coisas sois vós testemunhas.
















Nenhum erudito moderno pensa nos evangelhos como mentiras descaradas, resultado de uma conspiração maciça. Os únicos lugares em que você encontra essas teorias da conspiração estão em sites ateus e em livros e filmes sensacionalistas. Quando você lê as páginas do Novo Testamento, não há dúvida de que essas pessoas acreditavam sinceramente na verdade das quais elas proclamavam.


Dr. William Lane Craig, “Em Guarda: Defendendo a Fé Cristã com Razão e Precisão



















"Heródoto nos permite testar o ritmo da criação de mitos, e os testes sugerem que até duas gerações são muito pequenas para permitir que a tendência mítica prevaleça sobre o núcleo histórico duro da tradição oral." A. Sherwin-White, "Sociedade Romana e Direito Romano no Novo Testamento", pg. 190
















2) A ressurreição

Atos 17:31  Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.















1) Após a crucificação de Yeshua, Ele foi enterrado em um túmulo por José de Arimatéia.

2) O túmulo de Yeshua foi encontrado vazio por um grupo de seguidores.

3) Em ocasiões separadas, diferentes indivíduos e grupos viram aparições de Yeshua vivo após a sua morte.

4) Os discípulos originais de repente passaram a acreditar na ressurreição de Yeshua.


 Dr. William Lane Craig, “Deus existe?” Www.reasonablefaith.org










Como membro da corte judaica que condenou Jesus, é improvável que José de Arimateia seja uma invenção cristã. Houve forte ressentimento contra a liderança judaica por seu papel na condenação de Jesus (1 Tessalonicenses 2:15). Portanto, é altamente improvável que os cristãos inventem um membro da corte que condenou Jesus, que honra Jesus, dando-lhe um sepultamento adequado, em vez de permitir que ele seja despachado como um criminoso comum.


Dr. William Lane Craig, "A Ressurreição de Jesus", www.reasonablefaith.org






















Mas não seja admitido o testemunho de mulheres, por causa da leviandade e audácia de seu sexo.  Josefo, Antiguidades, 4:8.15.


"Qualquer prova que uma mulher [dá] não é válida (para oferecer) ..." -Talmud, Rosh Hashanah 1.8c



















Como historiadores, somos obrigados a comentar que se essas histórias tivessem sido inventadas cinco anos depois, quanto mais trinta, quarenta ou cinquenta anos depois, elas nunca teriam tido Maria Madalena nesse papel. Para colocar Maria, existe do ponto de vista dos apologistas cristãos, querer explicar a uma audiência céptica que Jesus realmente ressuscitou dos mortos, é como se atirar no próprio pé. Mas para nós, como historiadores, esse tipo de coisa é pó de ouro. Os primeiros cristãos nunca teriam inventado isso. Nicholas Thomas Wright  "Há um Deus", pg. 207













Mateus 28:13  Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.
























1 Coríntios 15:1  Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
1 Coríntios 15:2  Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
1 Coríntios 15:3  Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
1 Coríntios 15:4  E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
1 Coríntios 15:5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
1 Coríntios 15:6 Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
1 Coríntios 15:7 Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
1 Coríntios 15:8  E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.

A razão é que são menos de 50 palavras e escritas em uma estrutura mnemônica com paralelismo, o que indica que foi um credo antigo com o propósito de catequizar novos discípulos, já que era fácil de memorizar.



















Em um email para o Dr. Michael Licona, o psicólogo Dr. Gary Sibcy diz:

Eu pesquisei a literatura profissional (artigos de periódicos revisados por pares e livros) escrita por psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde relevantes durante as últimas duas décadas e ainda não encontrei um único caso documentado de alucinação em grupo, um evento para o qual mais de uma pessoa supostamente compartilhada em uma percepção visual ou sensorial, onde claramente não havia referência.


Dr. Michael Licona, "A ressurreição de Jesus", pg. 484
























É por isso que, como historiador, não posso explicar o surgimento do cristianismo primitivo a menos que Jesus ressuscitou, deixando um túmulo vazio atrás dele

N.T. Wright, "O Novo Jesus Não Melhorado", Christianity Today (13 de setembro de 1993), pg. 26
















































3) O Antigo Testamento
 
Não é apenas o fato de Yeshua ser o Messias claramente mostrado nas Escrituras do Novo Testamento, mas também está provado no Antigo Testamento.


















Gênesis 3:15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.


Então nós vemos que Deus prometeu que um dia alguém virá no futuro - um filho de Eva - e Ele vai esmagar a cabeça da serpente, essencialmente conquistando a própria fonte do mal e da morte.












Gênesis 12:1  Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gênesis 12:3  E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
Gênesis 12:4  E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

















Gênesis 49:10  O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

















Isaías 42:5  Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Isaías 42:6  Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Isaías 42:7  Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.


Quem é esse servo








Isaías 49:1  Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
Isaías 49:2  E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;
Isaías 49:3  E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.



Mas se continuarmos lendo, vemos algo interessante.

Isaías 49:4  Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.
Isaías 49:5  E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.





























Isaías 49:6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.



















Ele será um indivíduo dentro de Israel (49:4-5)

Ele cumprirá o chamado de Israel para ser uma luz para as nações (42:1-7)

Ele parece a princípio ter falhado em reunir todo o Israel de volta a Deus (49:4-5)

Ele sofrerá muito antes de ser altamente exaltado (52:13-15)

Ele seria inocente, mas sofreria como uma “oferta pela culpa” pelos pecados de Israel e do mundo (53:9-10).

De seu sofrimento vem cura e paz para todas as pessoas (53:4-8)

Ele “derramou a sua alma até a morte”, mas vive para interceder pelos transgressores (53:11-12)


Então o Tanach termina com este gancho: um dia um rei virá e cumprirá todas essas profecias.











Daniel 9:24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Daniel 9:25  Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Daniel 9:26  E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
Daniel 9:27  E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações

Então, a primeira coisa a entender é que quando essa passagem fala de "semanas", está falando de uma semana de sete anos.


Praticamente todos os comentaristas da Bíblia concordam que a expressão "70 semanas" está falando de um período de 490 anos.














Por fim a transgressão,  expiar a iniquidade, , trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia, e ungir o santíssimo.

















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário