quarta-feira, 16 de maio de 2018

Mateus 26 – A Prisão de Yeshua

































































Mateus 26:1 E aconteceu que, quando Jesus concluiu todos estes discursos, disse aos seus discípulos:
Mateus 26:2  Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado.



Mateus 26:3 Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás.
Mateus 26:4  E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem.
Mateus 26:5 Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo.

E estamos falando da ultima semana, a dois dias da morte de Yeshua, e aqui Caifas e os lideres já haviam determinado que o Messias teria que morrer.

















João 11:49  E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
João 11:50  Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
João 11:51  Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
João 11:52  E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
João 11:53  Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem.
João 11:54  Jesus, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos.








Mateus 26:6 E, estando Jesus em Betânia em casa de Simão, o leproso,

Mateus 26:7  Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.

E que cerimonia esta mulher estava realizando ao derramar este perfume bem caro na cabeça de Yeshua? 

Mateus 26:8  E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício?
Mateus 26:9  Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres.
Mateus 26:10  Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo.
Mateus 26:11  Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.
Mateus 26:12  Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.
Mateus 26:13 Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.

E não há absolutamente nada que falamos em adoração, culto e reverencia a Ele que não há de ficar registrado.










Mateus 26:14  Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
Mateus 26:15  E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,
Mateus 26:16  E desde então buscava oportunidade para o entregar. 



















Zacarias 11:1 Abre, ó Líbano, as tuas portas para que o fogo consuma os teus cedros.


E aqui é uma referencia poética ao templo em Jerusalém que se chama Líbano, porque templo de Jerusalém foi construído com cedros do Líbano.

Zacarias 11:2 Geme, ó cipreste, porque o cedro caiu, porque os mais poderosos são destruídos; gemei, ó carvalhos de Basã, porque o bosque forte é derrubado.

Zacarias 11:3  Voz de uivo dos pastores! porque a sua glória é destruída; voz de bramido dos filhos de leões, porque foi destruída a soberba do Jordão.

Esta é uma profecia também sobre a destruição do Templo.

Zacarias 11:4  Assim diz o Senhor meu Deus: Apascenta as ovelhas da matança,
Zacarias 11:5  Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas
.


Zacarias 11:6  Certamente não terei mais piedade dos moradores desta terra, diz o Senhor; mas, eis que entregarei os homens cada um na mão do seu próximo e na mão do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da sua mão.
Zacarias 11:7  Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas.


Zacarias 11:8  E destruí os três pastores num mês; porque a minha alma se impacientou deles, e também a alma deles se enfastiou de mim.

Zacarias 11:9  E eu disse: Não vos apascentarei mais; o que morrer, morra; e o que for destruído, seja destruído; e as que restarem comam cada uma a carne da outra.
Zacarias 11:10  E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer a minha aliança, que tinha estabelecido com todos estes povos. 

Zacarias 11:11  E foi desfeita naquele dia; e assim conheceram os pobres do rebanho, que me respeitavam, que isto era palavra do Senhor.

E o exílio das 10 Tribos foi em 722 antes do Messias, e qual era a função do Messias de Israel?

Zacarias 11:12  Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.

O tributo que estamos chamados a pagar se queremos que Ele seja nosso Pastor é a nossa obediência, nossa honra, e isso é que se espera de nós.

Zacarias 11:13  O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.
Zacarias 11:14  Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.

Deus já havia quebrado a outra vara chamada Graça que são as dez tribos de Israel, e aqui está quebrando Judá.

Zacarias 11:15  E o Senhor disse-me: Toma ainda para ti o instrumento de um pastor insensato.
Zacarias 11:16  Porque, eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não buscará a pequena, e não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas.
Zacarias 11:17  Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.














Mateus 26:17  E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?
Mateus 26:18  E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
Mateus 26:19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
Mateus 26:20  E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze


Mateus 26:21 E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair.
Mateus 26:22  E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor?
Mateus 26:23  E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair.

Mateus 26:24  Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.


E isto está bem forte, e daqui se deriva uma pergunta nas pessoas assim como surgiu em Jó ao dizer: Porque eu nasci

Mateus 26:25  E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.

Mateus 26:26 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

O fato de que Yeshua tenha abençoado o pão isto mostra claramente que segue uma tradição hebraica, abençoar o pão é uma tradição judaica.

Mateus 26:27  E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
Mateus 26:28  Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.


E Yeshua ao passar o cálice e dizendo que este é o novo pacto, ele estava lembrando as palavras do profeta Jeremias. 

Jeremias 30:18  Assim diz o Senhor: Eis que farei voltar do cativeiro as tendas de Jacó, e apiedar-me-ei das suas moradas; e a cidade será reedificada sobre o seu montão, e o palácio permanecerá como habitualmente.
Jeremias 30:19  E sairá deles o louvor e a voz de júbilo; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos, e glorificá-los-ei, e não serão apoucados.

E esta é uma profecia de restauração do templo que foi destruído na época de Jeremias, e que o Eterno traria eu povo dentre as nações para a nação de Israel.


Jeremias 30:20  E seus filhos serão como na antiguidade, e a sua congregação será confirmada diante de mim; e castigarei todos os seus opressores.
Jeremias 30:21  E os seus nobres serão deles; e o seu governador sairá do meio deles, e o farei aproximar, e ele se chegará a mim; pois, quem de si mesmo se empenharia para chegar-se a mim? diz o Senhor.
Jeremias 30:22  E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus.
Jeremias 30:23  Eis que a tempestade do Senhor, a sua indignação, já saiu; uma tempestade varredora, cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
Jeremias 30:24  Não voltará atrás o furor da ira do Senhor, até que tenha executado e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração; no fim dos dias entendereis isto.












Jeremias 31:1  Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo.
Jeremias 31:2  Assim diz o Senhor: O povo dos que escaparam da espada achou graça no deserto. Israel mesmo, quando eu o fizer descansar.

Israel escapou da espada na saída do Egito.

Jeremias 31:3  Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Jeremias 31:4  Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram.


E no estudo passado de Mateus 25 falamos das virgens e no capítulo 26 de Mateus estamos no Novo Pacto, na Boda com a virgem.

Jeremias 31:5 Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores as plantarão e comerão como coisas comuns.
Jeremias 31:6  Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus.



Jeremias 31:7  Porque assim diz o Senhor: Cantai sobre Jacó com alegria, e exultai por causa do chefe das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, ao teu povo, o restante de Israel.

A cabeça das nações é Israel.

Jeremias 31:8  Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação voltarão para aqui.

E lembrando que isto acontece na festa de bodas, ao final o rei convidou todos os cegos, mancos a fim de que a sua casa ficasse cheia.

Jeremias 31:9  Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

Aqui Jeremias está citando o salmo 126.


Jeremias 31:10  Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.

E em relação a Israel nas ilhas longínquas é uma referencia ao ocidente.

Jeremias 31:11  Porque o Senhor resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele.
Jeremias 31:12  Assim que virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens do Senhor, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes.
Jeremias 31:13  Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.
Jeremias 31:14  E saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o Senhor.
Jeremias 31:15  Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.


E esta é uma profecia que se cumpre em três momentos e é repetitiva.

Jeremias 31:16  Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles voltarão da terra do inimigo.

O Eterno disse a Raquel que suas lagrimas ao ver seus filhos sendo levados em cativeiro terá uma recompensa.

Jeremias 31:17  E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus termos.
Jeremias 31:18  Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o Senhor meu Deus.

Efraim está se lamentando entre as nações, Efraim está dizendo: Converte-me Senhor, converte meu coração duro.


Jeremias 31:19  Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.

Jeremias 31:20  Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor.

Como o pai do filho Pródigo que está pensando todo tempo em seu filho Efraim.

Jeremias 31:21  Levanta para ti sinais, faze para ti altos marcos, aplica o teu coração à vereda, ao caminho por onde andaste; volta, pois, ó virgem de Israel, regressa a estas tuas cidades.


Jeremias 31:22  Até quando andarás errante, ó filha rebelde? Porque o Senhor criou uma coisa nova sobre a terra; uma mulher cercará a um homem.

Jeremias 31:23  Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá, e nas suas cidades, quando eu vos restaurar do seu cativeiro: O Senhor te abençoe, ó morada de justiça, ó monte de santidade!
Jeremias 31:24  E nela habitarão Judá, e todas as suas cidades juntamente; como também os lavradores e os que pastoreiam o rebanho.
Jeremias 31:25  Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.
Jeremias 31:26  Nisto despertei, e olhei, e o meu sono foi doce para mim.


Jeremias estava sonhando tudo isto, Jeremias estava sonhando com o dia que Deus haveria de trazer seu povo Israel, ele estava sonhando com o dia em que o Eterno faria um novo pacto com a casa de Israel.

Jeremias 31:27  Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que semearei a casa de Israel, e a casa de Judá, com a semente de homens, e com a semente de animais.

Deus misturaria a semente, o esperma de Judá e de Israel com a semente dos animais, e a semente de animal é uma referencia aos gentios.

Jeremias 31:28  E será que, como velei sobre eles, para arrancar, e para derrubar, e para transtornar, e para destruir, e para afligir, assim velarei sobre eles, para edificar e para plantar, diz o Senhor.
Jeremias 31:29  Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
Jeremias 31:30  Mas cada um morrerá pela sua iniqüidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.
Jeremias 31:31   Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

A nova aliança é com a Casa de Israel, que são as dez tribos do norte que foram exiladas e com a casa de Judá.


Jeremias 31:32  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

Porém não será como o pacto que o Eterno fez quando os tirou do Egito, porque de imediato eles fizeram o bezerro de ouro desobedecendo esse pacto do Sinai.

Jeremias 31:33   Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor:

E como saber se você está no Novo Pacto? Em que consiste esse Novo Pacto?

Jeremias 31:33   Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.


Você pode saber se está no Novo Pacto se a Lei, se a Torah do Eterno está sendo escrita em tua mente e em teu coração.

Jeremias 31:34  E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Já não será necessário estar te forçando para conhecer, senão que Ele vai te dar a conhecer, o Eterno vai se manifestar a ti.

Jeremias 31:35  Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Senhor dos Exércitos é o seu nome.
Jeremias 31:36  Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o Senhor, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.
Jeremias 31:37  Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor.


Agora sim podemos entender o que significa quando Yeshua disse: Este é meu sangue do Novo Pacto.




Mateus 26:29  E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.

Ele está esperando Israel até o dia em que há de inaugurar o reino e voltar a brindar conosco.

Mateus 26:30  E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

Este hino é uma referencia ao salmo 113 ao 118 que é parte da liturgia que faz na festa da Páscoa, e isto é para vermos que Yeshua seguiu certos aspectos da tradição rabínica.

Mateus 26:31  Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.

Ou seja, que iriam apostatar, se separariam de Yeshua nesta noite. E essa ovelhas do rebanho que serão dispersas é uma referencia a Zacarias 13.

Mateus 26:32  Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.

E depois da Ressurreição Yeshua iria para a Galiléia dos gentios, quer dizer que o Messias ressuscitado tem a função de ir aos gentios trazer Efraim de volta.

Mateus 26:33  Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
Mateus 26:34  Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Mateus 26:35  Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei.
Mateus 26:35  Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.


Mateus 26:36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
Mateus 26:37  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
Mateus 26:38  Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
Mateus 26:39  E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Mateus 26:40  E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Aqui vemos que apesar de que eles disseram que estariam em todo momento com Yeshua e eles não cumpriram, mesmo assim Yeshua não fica desiludido.

Mateus 26:42  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
Mateus 26:43  E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados.
Mateus 26:44  E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

E esta é a melhor maneira de orar: Meu Pai, se é possível passa de mim este sofrimento, porém que não seja minha vontade senão a tua.


Mateus 26:45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Mateus 26:46  Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.













Você sabia que Yeshua orou por você também?


João 17:1  Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
João 17:2  Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
João 17:3  E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:4  Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
João 17:5  E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
João 17:6  Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

E o que significa isto de manifestar o Nome do Eterno?

João 17:7  Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
João 17:8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
João 17:9  Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
João 17:10  E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
João 17:11  E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós
.


Somos qualquer coisa menos perfeitos em unidade


João 17:18  Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
João 17:19  Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

Aqui está o momento em que Yeshua orou por você e por mim.

João 17:20  E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
João 17:21  Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Estamos chamados a seguir a doutrina dos profetas e dos apóstolos.

João 17:22  E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
João 17:23  Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:24  Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

E podemos crer que o Eterno respondeu a esse pedido do seu Filho?


João 17:25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
João 17:26  E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

Mateus 26:47  E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.
Mateus 26:48  E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.


Yeshua estava reunido com seus discípulos, e se Judas teve que dar um beijo para identificar Yeshua é porque Ele não se distinguia entre seus discípulos.

Mateus 26:49  E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.
Mateus 26:50  Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
Mateus 26:51  E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

E isto está em João 18:20 e se identifica a Pedro quem fez isto.

Mateus 26:52  Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Mateus 26:53  Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?


Uma legião de anjos é o equivalente a seis mil soldados, 12 legião é equivalente a 72 mil anjos.

Mateus 26:54  Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?
Mateus 26:55  Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.
Mateus 26:56  Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.

Mateus 26:57  E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
Mateus 26:58  E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.


Pedro estava com duas opções, que se Yeshua se manifestasse estava com Ele e se não, pois ele estava pronto para correr.

Mateus 26:59  Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte;
Mateus 26:60  E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, nào o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,
Mateus 26:61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
Mateus 26:62  E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?

Mateus 26:63  Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.


E disse a mesma Escritura que ele calaria de amor, tinha muitas coisas para repreende-los e dizer, porém decidiu ficar calado por amor.

Mateus 26:64  Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.


Essas são descrições e títulos dados somente a Adonai, a Elohim do Antigo Testamento. 

Mateus 26:65  Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
Mateus 26:66 Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
Mateus 26:67  Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,

Mateus 26:68  Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?

Mateus 26:69  Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.

Era uma criada que estava perguntando a Pedro e não um guarda romano, e diante dele ele negou a terceira vez.


Mateus 26:70  Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
Mateus 26:71  E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
Mateus 26:72  E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
Mateus 26:73  E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
Mateus 26:74  Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.

Não se deve criar galos em JerusalémBava Kama 7:7

E se conta que ele tinha uma voz tão alta que se podia escutar em toda Jerusalém, e por tanto, por causa da sua voz forte ele era chamado de Há Guevaer – O homem Poderoso. Talmud Bavli, Yomá 20b

Mateus 26:75  E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.


E alguma vez você chorou amargamente?  


































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário