Parashá Pinchas - A parábola da Árvore de Figo
Marcos 11:11 E Yeshua entrou em
Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu
para Betânia com os doze.Marcos 11:12 E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
Marcos 11:13 E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
Marcos 11:14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.
Marcos 11:15 E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.
Marcos 11:16 E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
Marcos 11:17 E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
Marcos 11:18 E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.
Marcos 11:19 E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade.
Marcos 11:20 E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.
Marcos 11:21 E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.
"Disse R. Menasia b. Tahlifa em nome de Rab:. ... Não há nenhuma ordem cronológica na Torá" Pesachim 6b, Soncino Imprensa Edição
Esta
passagem do Talmud nos ensina a não projetar expectativas literárias do século
21 sobre um texto judaico de 2.000 anos de idade.
João 2:13 E estava próxima a páscoa dos judeus, e Yeshua subiu a Jerusalém.
João 2:14 E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
João 2:15 E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
João 2:16 E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
João 2:17 E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou.
Números 25:11 Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.
Números 25:12 Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
Números 25:13 E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
Assim
como Finéias experimentou oposição após sua ação (Sanhedrin 82b), Yeshua também
enfrentou oposição da liderança do Templo.
"Tibério Nero enviou Valério Grato para ser procurador da Judéia e
suceder a Ânio Rufo. Esse homem privou Ananus do sumo sacerdócio e nomeou
Ismael para ser sumo sacerdote. Ele também o privou em
pouco tempo, e ordenou que Eleazar, o filho de Ananus, que havia sido sumo
sacerdote antes, fosse sumo sacerdote; Em que cargo ocupou por um ano
Grato o privou dele e deu o sumo sacerdócio a Simão, filho de Camito; e
quando ele possuía aquela dignidade não mais do que um ano, Joseph Caifás foi
feito seu sucessor. Quando Grato fez essas coisas, ele voltou a Roma,
depois de ter permanecido na Judéia onze anos, quando Pôncio Pilatos veio como
seu sucessor." Josefo,
Antiguidades 18.2.2
Mateus 3:12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
2 Samuel 24:18 E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu.
Por
que Yeshua amaldiçoou a Figueira?
"A tradição cristã sustenta que Jesus condena os sacrifícios do templo e
a adoração em princípio e está anunciando a tradição da lei judaica para a fé
em Cristo. O texto em nenhum lugar sugere isso." O
Novo Testamento com Anotações Judaicas em Mark 11, Oxford University Press,
pg. 83
Marcos
11:13 E, vendo de longe uma
figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a
ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
Gênesis 3:6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Gênesis 3:8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
- "R 'Meir sustenta que a árvore da qual Adão comia era a videira, já que a coisa que mais causa lamento a um homem é o vinho, como diz, E ele bebeu do vinho e estava embriagado. R 'Neemias diz que foi a figueira, de modo que eles consertaram sua maldade com o instrumento dela, como diz:' E eles coseram folhas de figueira ". Berachot 40a, Soncino Press Edition
Jeremias 8:10 Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos a novos possuidores; porque desde o menor até ao maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até ao sacerdote, cada um deles usa de falsidade.
Jeremias 8:11 E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
Jeremias 8:12 Porventura envergonham-se de cometerem abominação? Não; de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem e tropeçarão no tempo em que eu os visitar, diz o Senhor.
Jeremias 8:13 Certamente os apanharei, diz o Senhor; já não há uvas na vide, nem figos na figueira, e até a folha caiu; e o que lhes dei passará deles.
Miquéias 7:1 Ai de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
Miquéias 7:2 Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede.
"Miquéias compara o pequeno número de justos de sua geração com o número de frutas de verão (Metsudos) ou com os figos verdes de qualidade inferior que permanecem nas árvores após a colheita (Rashi). . . Alternativamente, ele está lamentando sobre Israel que se recusou a dar ouvidos à sua repreensão. Ele sofre com a extensão de sua iniqüidade e a retribuição que Deus preparou para eles (Radak)." Comentário sobre Micah, Capítulo 7, Trei Asar, Os Doze Profetas, Volume II, Mesorah Publications, pág. 52
Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
- δίκαιος (G1342) Dikaios guardando os mandamentos de Deus
Oséias 9:10 Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.
Marcos 8:22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
Marcos 8:23 E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
Marcos 8:24 E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
Marcos 8:25 Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
- "Há uma tradição que o saliva do primogênito de um pai está se curando..." Bava Batra 126b, Soncino Press Edition
Deuteronômio 20:19 Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco.
Deuteronômio 20:20 Mas as árvores que souberes que não são árvores de alimento, destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes, até que esta seja vencida.
Lucas 13:6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
Lucas 13:7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
Lucas 13:8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
Lucas 13:9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
Mateus 3:7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Mateus 3:8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
Mateus 3:9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
Mateus 3:10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Jeremias 24:1 Fez-me o SENHOR ver, e eis dois cestos de figos, postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei de babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxe a babilônia.
Jeremias 24:2 Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro cesto tinha figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram.
Jeremias 24:3 E disse-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos: os figos bons, muito bons e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são.
Jeremias 24:4 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Jeremias 24:5 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.
Jeremias 24:6 Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei.
Jeremias 24:7 Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.
Isaías 60:22 Eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente.
- "R. Alexandri disse: 'R. Josué b. Levi apontou uma contradição. está escrito: 'A seu tempo [virá o Messias]', enquanto também estiver escrito: 'Eu [o Senhor] a apressarei!' Se eles são dignos, eu vou apressar isto: se não, [ele virá] no devido tempo '. R. Alexandri disse: 'R. Yoshua se opôs a dois versos: está escrito: 'E eis que um como o filho do homem veio com as nuvens do céu' enquanto [em outro lugar] está escrito: 'eis que o teu rei vem a ti humilde e monta um jumento ! se eles são meritórios, [ele virá] com as nuvens do céu, se não, humilde e montado sobre um jumento." Sanhedrin 98a, Soncino Press Edition
"Na verdade, existem dois momentos diferentes em que o Messias pode vir expressos no verso: "Em
seu tempo, eu o apressarei" (Isaías
60:22). O versículo parece contraditório: a sua chegada será "no seu tempo", ou Deus a
apressará? Devemos explicar que se refere a dois tempos diferentes: "seu
tempo" - um tempo fixo em que Deus jurou trazer o Messias independentemente do
valor de Israel; "Eu
apressarei isto" - se Israel for digno, Deus trará o Messias antes do
tempo designado (Sanhedrin 98a)." Dias de Paz, Ben Ish Hai Antologia, Yeshivat
Ahavat Shalom Publications, pg. 4
SINAT CHINAM
Provérbios 27:18 O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado.
"Nossos rabinos ensinaram: aconteceu que dois sacerdotes eram iguais
enquanto corriam para montar a rampa e quando um deles chegou primeiro dentro
de quatro côvados do altar, o outro pegou uma faca e enfiou em seu coração
... O pai do jovem veio e encontrou-o ainda em convulsões. Ele disse:
'Que ele seja uma expiação por você. Meu filho ainda está em convulsões e
a faca não ficou impura. [Sua observação] vem ensiná-lo que a limpeza de
seus vasos era de maior preocupação para eles até mesmo do que o derramamento
de sangue. Assim também é dito: Além disso, Manassés derramou muitíssimo
sangue inocente, até que encheu Jerusalém de uma extremidade à outra". T. Yoma 23a, Soncino Press Edition
- "Os rabinos do Talmud dão mais atenção aos conflitos religiosos que podem surgir, que colocam o amor de Deus contra o amor dos seres humanos. Um dos tratamentos mais pungentes desse dilema é um texto no Tratado de Yoma (23a). Lá os rabinos contam a história de dois sacerdotes que estavam ansiosos para servir a Deus removendo as cinzas do altar do templo. Eles eram tão apaixonados em seu desejo de servir a Deus, mesmo neste ato aparentemente pequeno que eles iriam subir a rampa do altar para ganhar essa honra. Um dia, um dos sacerdotes, em sua paixão de ganhar a honra de servir a Deus, pegou sua faca de abate ritual e enfiou-a no peito de seu padre. O amor de Deus tornou-se uma força para a violência horrível no mundo. E, no entanto, a tragédia desta história não termina aí. O pai do sacerdote esfaqueado se aproxima de seu filho moribundo e o embala. Podemos até começar a imaginar a dor desse pai? Seu filho jaz sangrando diante dele, morrendo, esfaqueado por um homem que agiu para servir a Deus! No entanto, a tragédia da história se intensifica. O pai diz a todos que estão ao seu redor que eles devem retirar a faca ritual de abate do peito de seu filho antes que ele morra, para que a faca não seja imposta por um corpo morto. O pai se preocupa com a pureza da faca enquanto seu filho morre! O Talmud conclui: "Esta história vem nos ensinar que a pureza de seus vasos era mais importante para eles do que o derramamento de sangue humano!" Os rabinos declaram que esta história oferece uma imagem do amor transformado em patologia. Os rabinos oferecem uma acusação contundente de uma sociedade religiosa onde o amor de Deus privilegia o amor dos seres humanos ...: "Se a sua compreensão do amor de Deus privilegia o seu amor por outros seres humanos - pare. Você está tragicamente confundindo a vontade de Deus". Parashá Vayera, R 'David Hoffman, Seminário Teológico Judaico
"… Abba Shaul
b. Batnit disse em nome de Abba Yosef b. Hanin: Ai de mim por causa
da casa de Boethus, ai de mim por causa dos seus bastões! Ai de mim por
causa da casa de Hanin, ai de mim por causa de seus sussurros! Ai de mim por causa da casa
de Katros, ai de mim por causa de suas canetas! Ai de mim por causa da
casa de Ismael, filho de Phabi, ai de mim por causa dos seus punhos! Pois
eles são sumo sacerdotes e seus filhos são tesouros [do templo] e seus genros
são curadores e seus servos batem nas pessoas com bastões." Pesachim 57a, Soncino Press Edition
- "Disse R 'Yochanan b. Torta… mas quanto ao último [edifício], sabemos que eles se dedicavam à Torá e eram meticulosos com os dízimos. Em que conta eles foram para o exílio? Porque amam o dinheiro e se odeiam." Tosefta, Menachot 13:22, traduzido por Jacob Neusner, Hendricksen Publishers, pág. 1468
"Certa vez aconteceu em Jerusalém que o preço do ninho [um par de aves sacrificiais] estava em um Dinar dourado [uma unidade específica de dinheiro]. Rabban Shimon ben Gamaliel disse: Por este santuário! Eu não vou dormir esta noite até que custe um Dinar [prateado] ! Ele entrou na corte e ensinou: [Se uma mulher] teve cinco certos partos, [ou] cinco certas descargas de sangue, ela traz um sacrifício e pode comer carne sacrificial, e os outros [não representam] obrigações para ela. E o preço de um ninho era de um quarto de dinar [prata]." Mishnah Keritot 1: 7, Sefaria.org
- "O que é fascinante é a consciência demonstrada por Rabban Shimon ben Gamliel (que viveu no final do período do Segundo Templo) do impacto das decisões de sua corte sobre a situação econômica do povo. Um dinar de ouro valia vinte e cinco dinarim de prata; Portanto, parece que a ação rabínica causou um declínio abrupto no preço de mercado dos pombos. Rabban Shimon aparentemente considerou que o bem-estar financeiro do povo era mais preocupante do que a quantidade de sacrifícios oferecidos no Templo." Mishná HaShavuah: Keritot 1: 7, Jewish Theological Seminary
"Aqui temos provas de abuso, como resultado do lucro na venda de pombas." Um comentário rabínico sobre o Novo Testamento, Ktav Publishing House, página 347
- "De acordo com o Talmud, as cabines para a venda de pombos e pombas não estavam no Templo, mas no "monte da unção", isto é, o Monte das Oliveiras. Mas no tempo de Jesus os saduceus controlavam o Templo, e eles podem não ter tratado o átrio exterior como sagrado demais para permitir a venda de pombas e pombos ou de troca de dinheiro para a compra de várias ofertas do Templo; e tal pode ter sido permitido na basílica de Herodes, ao sul do átrio exterior, o local da atual Mesquita el-Aksa." Yosef Klausner, Jesus de Nazaré, traduzido do hebreu por Herbert Danby, Macmillan Company, pág. 314
Marcos 11:16 E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
- "O homem não deve ser leve com a cabeça perto do portão oriental, pois está perto da fundação da casa do Santo dos Santos. Não se pode entrar no monte santo com o bastão, nem com a sandália, nem com a bolsa do cinto, nem com a poeira dos pés, e pode não ser um atalho..." Mishnah, Berachot 9.5, Sefaria.org
"Em outras palavras, ele proibiu o que Mishna também proibia:“ eles não podem fazer disso (o Templo) um atalho." Yosef Klausner, Jesus de Nazaré, traduzido do hebraico por Herbert Danby, Macmillan Company, pg 315
Jeremias 7:1 A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo:
Jeremias 7:2 Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor.
Jeremias 7:3 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
Jeremias 7:4 Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
Jeremias 7:5 Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo;
Jeremias 7:6 Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
Jeremias 7:7 Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
Jeremias 7:8 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.
Jeremias 7:9 Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
Jeremias 7:10 E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?
Jeremias 7:11 É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor.
Joel 1:7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
Joel 1:12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
Joel 1:13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.
UM DESCANSO PARA A TERRA
Antes e depois. Fotos de uma figueira devastada pela Praga de gafanhotos em 1915 em Israel. Divisão de manuscritos, Biblioteca do Congresso.
Levítico 25:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor.
Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos;
Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha.
Levítico 25:32 Mas, no tocante às cidades dos levitas, às casas das cidades da sua possessão, direito perpétuo de resgate terão os levitas.
Levítico 25:33 E se alguém comprar dos levitas, uma casa, a casa comprada e a cidade da sua possessão sairão do poder do comprador no jubileu; porque as casas das cidades dos levitas são a sua possessão no meio dos filhos de Israel.
Levítico 25:34 Mas o campo do arrabalde das suas cidades não se venderá, porque lhes é possessão perpétua.
Levítico 25:35 E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo.
- "É verdade que nós descansamos no Shabbat, mas enquanto descansamos, nossos campos continuam trabalhando. Nós plantamos na sexta-feira e as sementes germinam no Shabbat. Durante a Shemitah, nossos campos compensam os Shabbat e os festivais perdidos dos seis anos anteriores. Há cinquenta e dois Shabbatot em um ano do calendário solar. O número total de Shabbat ao longo de seis anos é de 312. Sete dias de festival por ano aumentam o total em outros 42 (6 × 7) para 354, que é o número exato de dias no Shemitah, um ano do calendário lunar. Observar o Shemitah por trezentos e cinquenta e quatro dias, um ano lunar completo, permite que o campo "equilibre suas contas" e acompanhe seu dono ao observar a distribuição total de Shabbat ao longo de seis anos." O Ano Sabático: Seis Motivos , Lazer Gurkow, Chabad.org
"Esta é realmente uma bênção para Israel - que seus inimigos não obterão satisfação da terra, pois permanecerá desolada enquanto o povo de Israel for exilado dela." Rashi, citado em Chabad.org
"Juliano (…) propôs reconstruir a grande despesa o outrora magnífico templo de Jerusalém, que depois de muitas disputas mortais foi com dificuldade levado por Vespasiano e Tito, que sucedeu a seu pai na condução do cerco. E ele atribuiu a tarefa a Alípio de Antioquia, que antes era propretito da Bretanha. Mas embora Alípio se tenha aplicado vigorosamente ao trabalho, e embora o governador da província cooperasse com ele, bolas de fogo assustadoras irromperam com contínuas erupções perto das fundações, queimando vários dos operários e tornando o local totalmente inacessível. E assim os próprios elementos, como que por algum destino, repelindo a tentativa, foram postos de lado." Amiano Marcelino, Res Gestae, 23:1.2–3
- "Muitos são os lugares abandonados [de Israel] e grande é a profanação. Quanto mais sagrado o lugar, maior a devastação que ele sofreu. Jerusalém é o lugar mais desolado de todos" Ramban, R 'Moshe ben Nachman
"Os peregrinos tomaram o que restava da ruína sagrada e prosseguimos em direção ao objetivo de nossa cruzada, a famosa Jerusalém ... Quanto mais íamos, mais quente ficava o sol, e mais rochoso e nu, repulsivo e triste a paisagem se tornava… Dificilmente havia uma árvore ou um arbusto em qualquer lugar. Até a oliveira e o cacto, aqueles amigos velozes de um solo sem valor, quase haviam abandonado o país. Nenhuma paisagem existe que seja mais cansativa para os olhos do que aquela que delimita as abordagens de Jerusalém." Mark Twain, Innocents Abroad, Chapter 52
- "Sabemos que, em algumas regiões do mundo, a fome ocorre ocasionalmente devido à escassez de chuvas. Infelizmente, isso acontece - mas, na maior parte, eles são de curta duração porque os países do mundo recebem água suficiente para sustentar a vida. Esta condição tem sido verdadeira para todos os países, exceto um. Israel é essa exceção. É um país que já foi extremamente fértil e subseqüentemente foi privado de chuva durante a maior parte de 1800 anos - começando de 70 EC e continuando até o começo do século 20, para quase cada um destes 660,000 dias…" R ' Menachem Kohen
363 EC - Terremoto da Galileia durante o reinado de Juliano, o Apóstata.
749 EC - O 'Sétimo Terremoto'.
1202 EC - O Terremoto na Síria.
1347 EC - A pandemia da morte negra.
1402 EC - Praga de gafanhotos impediu Timur de conquistar Jerusalém.
1546 EC – Terremoto.
1759 EC - Os terremotos do Oriente Próximo.
1837 EC - O terremoto de Safed.
1915 EC - A peste dos gafanhotos.
1927 EC- O Terremoto de Jericó.
- "A praga de gafanhotos de 1915 , que durou de março a outubro de 1915, foi uma praga de gafanhotos que removeu áreas da Palestina e de quase toda a vegetação. Essa invasão de proporções terríveis comprometeu seriamente o suprimento de alimentos já esgotado da região e aguçou a miséria de todos os habitantes de Jerusalém." Wikipedia, 1915 Infestação de Gafanhotos na Palestina
"... até onde a vista alcançava, os campos estavam cobertos por gafanhotos ..." New York Times, Detalhes Notáveis do Cônsul Americano sobre a Praga dos Gafanhotos na Palestina, 21 de novembro de 1915
- "Testemunhas da invasão de gafanhotos que sobrevoou Jerusalém e a região vizinha da Síria em 1915 concordaram que não tinham visto nada igual em suas vidas. Foi realmente um desastre natural de proporções bíblicas. " The Locust Plague of 1915 Álbum de Fotografia, Biblioteca do Congr
"Deve-se notar que se os turcos não tivessem fugido da Terra Santa em meados do século 16, haveria milhões de turcos vivendo na Terra em 1947. Sob essas condições, os judeus que voltaram (em 1947) poderiam ser autorizados a suplantar uma população residente que teria numerado na casa dos milhões naquela época? Nessas condições, poderia qualquer órgão do mundo, em sã consciência, ter exigido que os (teóricos) milhões de turcos (em 1947) abandonassem seus negócios e casas, assim mesmo, e retornassem a uma Turquia que eles nem conheciam, só foi dito que eles tinham ancestrais que migraram daquele país quatro séculos antes ?! A Liga das Nações e as Nações Unidas nunca teriam proposto uma pátria para os judeus na Palestina - não enquanto houvesse milhões de turcos vivendo ali. Os judeus só puderam recuperar a Terra em 1947 porque nenhum povo indígena estava morando lá na época - exceto os judeus. De fato, com exceção dos judeus, havia muito poucas famílias que viviam ininterruptamente na Terra por até duas gerações." R 'Menachem Kohen
A VOZ DO ROLA
Ezequiel 36:8 Mas vós, ó montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir.
Ezequiel 36:9 Porque eis que eu estou convosco, e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados.
Ezequiel 36:10 E multiplicarei homens sobre vós, a toda a casa de Israel, a toda ela; e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados.
Ezequiel 36:11 E multiplicarei homens e animais sobre vós, e eles se multiplicarão, e frutificarão. E farei com que sejais habitados como dantes e vos tratarei melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o Senhor.
- "R. Abba também disse: Não pode haver mais [sinal de] redenção manifesta do que esta: o que é dito: 'Mas vós, ó montes de Israel, lançareis vossos ramos e entregareis o vosso fruto ao povo de Israel porque eles estão à mão para vir." (Ezequiel 36:8) Sanhedrin 98a, Soncino Press Edition
"Quando Israel se torna tão fértil, o advento do Messias está próximo, e não pode haver sinal mais claro do que isso." Rashi
- "Cerca de 125 milhões de flores e ornamentos, pesando mais de 5.000 toneladas, serão levadas para a Europa antes do Dia dos Namorados, informou a Associação de Produtores Florais. . ." YNet News, Israel exportar 125 milhões de flores para a Europa, 1-31-07
Mateus 24:32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Mateus 24:33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Mateus 24:34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
DEBAIXO DA FIGUEIRA
1 Reis 4:25 E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.
Miquéias 4:2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
Miquéias 4:3 E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Miquéias 4:4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exércitos o disse.
João 1:47 Yeshua viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
João 1:48 Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
João 1:49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
João 1:50 Yeshua respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
João 1:51 E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem
- Oséias 6:2 Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
Salmos 90:4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
2 Pedro 3:8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
- "O salmista está nos ensinando que, embora tenham passado quase dois mil anos e ainda não tenhamos sido redimidos, não devemos perder a esperança. Pois se para nós parece uma eternidade, para Deus dois mil anos são como dois dias ... O tempo designado está no fim dos seis milênios da criação do mundo, o que significa algum tempo após o ano 5500. Ninguém, no entanto, pode saber exatamente a data ... Assim, Deus disse: "A visão ainda é por tempo determinado, declara o fim e não mente; se demorar, espere, porque talvez Israel faça as mitzvot que promovem a redenção". O versículo continua: "porque certamente virá. A palavra extra בא pode ser dividida em 'ב' א, "Dois mil". O verso pode então ser entendido: No final de dois mil (o quinto e o sexto milênio), a hora marcada virá; não vai demorar, pois nada pode pará-lo." Ben Ish Hai, Od Yosef Hai, Derushim Bo, Bamidbar, citado em Dias da Paz, Antologia Ben Ish Hai, Publicações Yeshivat Ahavat Shalom, pg. 5
Apocalipse 22:20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. (בא) Amém. Ora vem, Senhor Yeshua.
הַמֵּעִיד הָעֵדוּת
הַזּאֹת אמֵֹר אָמְנָם כֵּן אֲנִי בָא מַהֵר אָמֵן בּאָֹה־נָּא הָאָדוֹן יֵשׁוּעַ
Cânticos 2:9 O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.
Cânticos 2:10 O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
Cânticos 2:11 Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;
Cânticos 2:12 Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.
Cânticos 2:13 A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
Cânticos 2:14 Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.
- "Quem é? Esta é a voz do Messias proclamando: Quão bonito nas montanhas estão os pés do mensageiro das boas novas (Isaías 52:7)" Shir HaShirim Rabá 2:33, Soncino Press Edition
"Eu durmo", mas para sempre "meu coração está acordado", ansiando pelo Messias. Através deste anseio de coração, eu merecerei ouvir, “o som do meu amado batendo!” Então Deus fará a Sua parte; Ele "abrirá para mim" as portas da redenção e trará o Messias ". Ben Ish Hai, mesmo Sheleimah, citado em Dias de Paz, Antologia Ben Ish Hai, Publicações Yeshivat Ahavat Shalom, pg. 15
- Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário