quinta-feira, 30 de maio de 2019

Alef-Bet e Yeshua


















































































א Alef e Yeshua ()

A primeira letra do alfabeto hebraico é chamada "Alef". Alef não tem som próprio, mas geralmente tem uma vogal associada a ela.

Nota: Alef (א) é conhecido como uma letra gutural, uma vez que costumava ser pronunciado na parte de trás da garganta. outras letras guturais são Ayin, Hei e Chet. O Alef às vezes não toma uma vogal em uma palavra e, portanto, é considerado "quiescente".


















Informação Avançada:


Hebraico Primitivo



Hebraico médio



Hebraico tardio



Hebraico moderno
 
     

      

         

A letra Alef é o "pai" do Alef-Bet, cujo pictograma original representa () um boi , força e líder. Seu valor numérico é um (e também 1.000) e é uma letra silenciosa.


Na escrita hebraica clássica (ketav Ashurit) usada para escrever pergaminhos de Torá, Alef é construído com dois Yods (um para o canto superior direito e outro para o canto inferior esquerdo) que são unidos por um Vav diagonal.
















1.) Mistérios de Alef:

Na literatura Cabalística, o Yod superior (significando um braço) representa o aspecto oculto (e infinito) de Deus chamado ein sof (אֵין סוֹף, lit. "sem fim"), enquanto o Yod inferior representa a revelação de Deus  à humanidade.

















2.) A gematria das partes de Alef.

A gematria básica de Alef é uma, indicando o único Deus que é o mestre do universo. Note, no entanto, que a gematria para as partes da letra Alef soma 26 (Yod + Yod + Vav). Este é o mesmo número que o sagrado Nome YHWH, indicando também uma ligação entre o Alef e o próprio Deus.

Isso também é demonstrado em Êxodo 3:14-15, onde o Eterno revela Seu nome a Moisés como ehyeh asher ehyeh (אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה)



















3.) No começo - Alef-Tav

  • O Rabino Dov Ber, o Maguid de Mezritch, explicou as primeiras palavras da Toráh: Bereshit Bara Elohim Et - "No princípio criou Deus et" (Genêsis 1:1)
  • O rabino Shneur Zalman de Liadi afirmou que se as letras fossem embora por um instante, toda a criação se tornaria um nada absoluto (Zalman, Shneur, 1981. "Igeret Hateshuvah". Likkutie Amarim - Tanya. Brooklyn: Kihot. 289.)













4.) Alef e os nomes divinos.

                       El.

                   Elohim.

                     Eloha.

         asher Ehyeh.

                      Adonai.

                Olam.

                      Adir.














5.) Alef e a natureza do homem.

  • A palavra hebraica para "homem" é adam (אדם), que é composto de dam (דם), "sangue", e Alef (א), que representa Deus, como indicado acima ... O Criador se transforma em carne e osso em nefesh chayah (נֶפֶשׁ חַיָּה), uma "alma vivente".

Yeshua é o nosso Alef, Aquele que tomou carne e sangue para mediar a presença de Deus para nós: com Ele nos tornamos reais; nos tornamos vivos; nascemos de cima (1 João 5:12)
















6.) Alef é uma imagem do Deus-homem.

Como Aquele que é composto tanto do reino superior do céu quanto do reino inferior da Terra, conectado pela humildade do corpo, Alef (א) é uma figura da unidade Deus-Homem que é Yeshua HaMashiach: "Quem, estando na forma de Deus ... assumiu a forma de um servo ... como homem ... "(Fp 2:6-11).

Apocalipse 22:13














7.) Alef é uma figura da intercessão do Messias.

De um ponto de vista messiânico, Alef representa Yeshua o Mashiach como nosso intercessor e Kohen Gadol. Os dois Yods representam braços estendidos ou mãos que atingem tanto a humanidade quanto a Deus.





















8.) Alef é uma figura da Unidade na Unidade.


Alef também é uma figura de três-em-um, ou hashilush hakadosh. Assim como há três partes em Alef, mas Alef é Um (echad), há três Pessoas na Divindade, mas Deus é absolutamente UM. A gematria da palavra Alef
(
אָלֶף) é 111 (Alef = 1, Lamed = 30 e Pey = 80.)














9.) Alef é Escatológico.

Yeshua é chamado o Alef e o Tav, e a letra Alef em si tem conotações do acharit hayamim, ou "fim dos dias" falado em profecia.



















10.) Alef e o nome de Deus.

O primeiro nome de Deus revelado no Tanach é (Elohim), que começa com a letra Alef. Elohim é também a terceira palavra nas Escrituras. Outros nomes que começam com Alef incluem El, Eloha, Elá, Adonai, Av, Avinu, Avir, Aba, etc.




















11.) Alef e metáforas de Deus.

Fogo   Hebreus 12:29, Deuteronômio 4:24.

Luz     1 João 1: 5; Isaías 10:17

Amor    1 João 4:16





















12.) O Pequeno Alef.

Um Alef subdimensionado aparece em Levítico 1:1.

וַיִּקְרָא אֶל-מֹשֶׁה וַיְדַבֵּר יְהוָה אֵלָיו מֵאֹהֶל מוֹעֵד לֵאמֹר

Os rabinos dizem que a humildade de Moisés (anava) era tal que ele esperou que o Eterno o chamasse para o ohel mo'ed (Tenda do Encontro), apesar do fato de que Deus anteriormente lhe concedera acesso total à Sua Presença.

Mateus 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso (Anav) e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.























ג Guimel e Yeshua ()

O mais antigo pictograma conhecido para esta letra é  e é uma imagem de um
  • O nome original desta letra é mais provável gam, e a palavra gam significa reunir juntos como um grupo de animais que recolhem no furo de água para beber.

A escrita pictográfica para a palavra gam é 
  • A letra Gimel  é o  que representa "caminhada" e a letra (מ) Mem  é "água" Quando essas letras são unidas, essas letras significam "Caminhar para a água"
Isaías 55:10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Isaías 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.


Efésios 5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra.




















A letra Gimel simboliza é um camelo, e a "arquitetura" da letra hebraica clássica é algo como um homem construído a partir de um Vav e um Yod. Observe o Yod que aponta para a esquerda, indicando a direção do "homem" está andando.


















1.) Mistérios do Gimel.
No Talmud diz-se que o Gimel ג simboliza um homem rico correndo atrás de um homem pobre (a letra Dalet) para lhe dar tzedakah (caridade). Dalut  em hebraico significa empobrecido

  • Gimel ג representa, assim, a livre escolha correr atrás do ensino da Torah, praticando atos de Chesed (misericórdia)




















2.) Gimel ג no Tanach.
  • Levítico 25:26 E se alguém não tiver resgatador, (גֹּאֵל) porém conseguir o suficiente para o seu resgate.
  • Números 5:8 Mas, se aquele homem não tiver resgatador (גֹּאֵל), a quem se restitua a culpa, então a culpa que se restituir ao Senhor será do sacerdote, além do carneiro da expiação pelo qual por ele se fará expiação.
  • Rute 3:9 E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor (גֹאֵל).
Isaías 49:7 Assim diz o Senhor, o Redentor (גֹּאֵל), de Israel (...)
Salmos 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu (גֹאֲלִי)!














  • 3.) Gimel ג é uma imagem de Yeshua como nosso Redentor.
João 4:42 E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.


Note-se que Gimel também pode significar "levante", como um camelo levanta aquele que está em cima dele. Da mesma forma, Yeshua foi levantado e exaltado diante do mundo como Aquele que venceu o pecado e a morte em nosso favor.














4.) Gimel ג é uma imagem do Espírito Santo.
 א Alef 1) ב Bet 2) igual ג Gimel 3), sugerindo que Gimel (3) representa o Espírito Santo de proceder diante do Pai (Alef) e do Filho (Bet) אב

João 16:14 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

















5.) Gimel ג é uma imagem da Graça. 
De acordo com Soferut, a letra Gimel foi formado a partir de um Zayin (ז) e um Yod (י). Zayin significa  "espada" () e Yod significa () "mão". Aqui está uma imagem da graça

A espada mencionada em Hebreus 4:12 é uma "espada curta" que foi afiada em ambas as bordas da lâmina. Os dos gumes representam as duas Tábuas da Lei, assim como as duas partes principais das Escrituras, "Antigo Testamento", e "Novo Testamento."















6.) Letras Coroadas.
Em alguns rolos de Toráh, oito letras hebraicas recebem adorno especial, anexando três "tagin" ou coroas a eles. Coletivamente, essas letras às vezes são chamadas de letras "sha'atnezgets" (para Shin, Ayin, Tet, Nun, Zayin, Gimel e Tzade.)


"Quando Moisés subiu a Deus, encontrei Deus sentado e colocando pequenas coroas no topo das letras da Lei, Ele disse a Deus: 'Quem é que te obriga a pôr coroas às letras da Lei? Eu já respondi: 'Um homem deve aparecer na terra depois de muitas gerações, Akiva ben Yosef diz que este homem exporá para cada topo de cada letra da Lei montões e montes de decisões' .... " Talmud (Menachot 29b)













7.) Raízes formadas pela letra Gimel ג
 (Gan) Escudo / Jardim.

O pictograma Gimel é uma imagem do e significa caminhar com um significado estendido para se reunir. o Nun  é uma imagem de uma semente germinada. Essas duas letras juntas significam: "uma reunião de sementes;
 (ger) permanência / viajante 
 O pictograma Gimel  é uma imagem do e significa andar. A letra Resh  é um desenho de um homem. Ambas as letras juntas  significam "um homem andando"













Galut גלות e dai vem a palavra Geulah, que significa dispersão e exílio.

Também está relacionada com a palavra Galil ou Galiléia גליל, que vem de duas letras comum, e ai foi o lugar onde habitou Yeshua, e literalmente Galileia ou Galil significa Rodear, fazer círculos, por isto se diz Galileia dos Gentios.

Também está relacionada com a palavra Gilgal גלגל

















A letra Mem מ e Yeshua
A décima terceira letra do alfabeto hebraico chama-se "Mem"

Nome: Mem, Mayim, Mah
Pictograma: Água
Significado: Caos, Poderosos, Sangue, Água.
Som: M


Hebraico Primitivo


Hebraico médio


Hebraico tardio


Hebraico moderno
 

   

  
 











Sofit: Cinco letras hebraicas são formadas de maneira diferente quando aparecem como a última letra de uma palavra (essas formas às vezes são chamadas de formas "sofit"

Note que Mem Sofit lembra um Samech, exceto que é mais em forma de


















Informação Avançada:

A letra Mem é a 13ª letra do Alef-Bet, tendo o valor numérico de 40. O pictograma de  parece uma onda de água. Então, a letra Mem está conectada com a Torah, já que a Torah é comparada com a chuva que cai do céu.
Observe que a gematria desses componentes é igual ao valor do Nome Divino















1°) O mistério do מ Mem 
A imagem pode conter: água e atividades ao ar livre Mem מ é a letra da "água" (mayim), simbolizando a "primavera" da Toráh. Assim como as águas de uma fonte subterrânea sobem de uma fonte desconhecida para se revelarem, a fonte da sabedoria surge da misteriosa Fonte que é Deus. Este fluxo da sabedoria interior pode ser expresso através do dom da fala do homem.


Provérbios 18:4 Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria.











2°) O significado de מ Mem.
Tradicionalmente, Mem possui vários significados relacionados: "águas", "pessoas", "nações", "idiomas" e "línguas". O nome da letra significa provavelmente a própria água, e suas formas mais antigas têm uma semelhança com ondas de água. Como tal, Mem representa o mar da Torá, o oceano do conhecimento e sabedoria, etc.

















3°) Mem aberto e fechado.
Como mencionado acima, Mem tem duas formas: uma forma aberta e uma forma fechada. Diz-se que a forma aberta (pesucha) representa a verdade revelada de Deus (como demonstrado por Moisés), enquanto que a forma fechada (stumah) representa a verdade oculta de Deus (como demonstrado pelo Mashiach, o revelador dos mistérios.















4°) O Messias e o Mem Fechado.
Em Isaías 9:7, um Mem fechado aparece onde um Mem aberto normalmente deveria aparecer. Na frase lemarbeh hamisrah, "do aumento do seu governo", o Mem em lemarbeh é um Mem final (fechado):

Isaías 9:7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o estabelecer com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos exércitos fará isso

Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz

A letra (מ) Mem alegoricamente representa a Moisés e ao Messias, porque tem a ver com a redenção. Moisés no Egito e a que trará o Messias ao final dos tempos. E de fato, a palavra para Egito em hebraico é Mitzrayim (מצרים) tendo o (מ) Mem aberto e o (ם) Mem fechado.
Levítico 6:8  Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Levítico 6:9  Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele.


 זֹאת תּוֹרַת הָעֹלָה הִוא הָעֹלָה עַל מוֹקְדָה













5°) Gematria de Mem
Como já mencionamos, a letra Mem é composta de duas partes: um Vav e um Kaf. A gematria dessas partes é 26, o mesmo valor para o sagrado Nome do Eterno. Na gematria hebraica tradicional, Mem tem o valor de 40 e está associado com o seguinte:


1. 40 dias e noites do dilúvio.
2. 40 anos no deserto.
3. 40 dias Moisés estava no Monte Sinai.
4. 40 dias de Selichot (teshuvah antes de Yom Teruah)
5. 40 dias de jejum de Yeshua.
6. 40 dias desde a concepção até a "formação" inicial do feto
7. 40 semanas de gestação até o nascimento.
8.  40 anos de idade antes que um homem desenvolva uma visão.















6°) Mem representa a onipresença divina.
Um nome hebraico de Deus é Makom, que significa "lugar". Observe que esse nome inclui um Mem aberto e um fechado.


Êxodo 33:21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar (Makom) junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
  • E de fato, há uma frase tradicional em hebraico que se diz a uma pessoa que tem perdido um ser querido que é: "Ha maqom yenachem otcha" "Que Ele "Lugar" (Deus) te conforte."




















7°) Mem מ representa dois aspectos do governo de Deus.
Além desta interpretação, encontramos que a letra (מ) Mem representa dois aspectos do próprio Deus Malchut (Reino) e Memshalah (Domínio) como disse o Salmo acróstico 145:13

Salmos 145:13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.















8°) O Grande Mem
De acordo com algumas tradições dos escribas, o Mem é aqui ampliado porque Salomão teria jejuado 40 dias e 40 noites antes de escrever os Provérbios, a fim de emular Moisés e se preparar para a revelação "aberta" do Eterno.
















9°) Yeshua dá a água viva
Resultado de imagem para água da vidaYeshua é o único que verdadeiramente satisfaz a sede interior que temos pela vida real e satisfação final. Emunah (fé) nEle produz refrigério e cura para aqueles a quem Ele chamou como Seus.


João 7:38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

























Letra Tav ת e Yeshua


Hebraico Primitivo

Hebraico médio

Hebraico tardio

Hebraico moderno
                                                                                                  


Dageshim
:

Nota: A letra Tav (ת) também pode receber um ponto ou uma marca chamada Daguesh.











Informação Avançada:

Etz Chayim - Árvore da Vida

Os seguidores de Yeshua entendem que Ele (sozinho) é a Árvore da Vida, o centro do verdadeiro Paraíso de Deus em Apocalipse 22:2. Yeshua é a semente, raiz, tronco, ramos e frutos que vem do céu.

A fé vem ()  pelo ouvir () e o ouvir () pela palavra ( X Significa para multiplicar em matemática.)

Jeremias 1:12 E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

Isaías 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.














Na foto acima representada por um X como a forma da Idade Média de representar a letra.

Tav no Paleo Hebraico tem a forma de uma cruz.




Como a última letra do alfabeto hebraico, Tav denota o fim, o acabamento, a conclusão. Estas foram as últimas palavras de Yeshua no TAV ( ) cruz (Está Consumado). Ele disse sobre si mesmo, Ele é o Alef e o Tav. O começo e o fim; O Primeiro e o último.
Apocalipse 22:13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.














Gênesis 1:1 No principio criou Deus os céus e a terra.

Colossenses 1:20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Colossenses 1:17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

POR () Ele Todas as coisas consistem ... Está no DNA













Durante os últimos 2000 anos, os líderes da cristandade procuraram separar o cristianismo dessas raízes. (No quarto século, durante os Concílios de Elvira e Nicéia, os anciãos da igreja estabeleceram muitas regras e regulamentos para separar a Igreja das raízes hebraicas de Sua fé.

































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário