Introdução:
A alimentação é um tema de discussão nos tempos atuais, muitos por dizerem o jargão, estamos na graça, comem de tudo, utilizando de textos contidos no Novo Testamento para embasar suas afirmações.
Gênesis 1:29 E acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento.
Após a queda de Adão
e Eva os homens começam a se alimentar dos animais, e o Eterno faz a separação
do que era considerado puro e impuro, como vimos no estudo anterior, já existia
uma separação de tais animais.
Gênesis 7:2 De todos os animais puros, tomarás sete pares, o macho e sua fêmea; dos animais que não são puros, tomarás apenas um casal, o macho e sua fêmea.
Êxodo 19:5 Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade.
Êxodo 19:6 Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel
A idéia do santo (kadosh) implica diferenciação: o reino do santo é inteiramente separado do comum, do habitual ou do profano
Levítico 11:43 Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
Levítico 11:44 Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
Levítico 11:45 Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
Levítico 11:46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra.
Levítico 11:47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.
- Então a pergunta que fazemos é, se Deus não muda (Mal 3:6) Como todo este capítulo de Levítico 11 desapareceu das pregações nos púlpitos das milhares de religiões?
Amós 3:7 Com certeza Adonai, o SENHOR Soberano, não realizará nada sobre a terra sem primeiro revelar os seu desígnio aos seus servos escolhidos, os profetas.
Levítico 20:22 Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
Levítico 20:23 E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.
Levítico 20:24 E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
Levítico 20:25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
Levítico 20:26 E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
Outra ordenança do Criador é que o seu povo não coma sangue.
Levítico 17:12 Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue.
- O Eterno decreta no profeta Isaías que não deixará impune os transgressores as leis alimentares, estes ainda dizem que são mais santos que os outros.
Isaías 65:4 Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos;
Isaías 65:5 Que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia.
Isaías 66:16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os mortos do Senhor serão multiplicados.
Isaías 66:17 Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor.
- Logo será que ele acha que podemos comer ratos? Pois para o Eterno é a mesma coisa! Não são alimentos!
As profecias referidas ao Messias, relatam que Ele seria um mestre da Torá
Isaías 11:1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
Isaías 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria (Dt.4:6 Pv 8:22-36) e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento (Os. 4:6) e de temor do Senhor.
Isaías 11:3 E deleitar-se-á no temor (Dt 10:12-13) do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Isaías 11:4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
Isaías 11:5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Deuteronômio 17:18 Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.
Deuteronômio 17:19 E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los.
- Ou seja, como Yeshua, sendo Ele rei ensinaria contrário a Lei de Deus?
Netilat Yadayim:
As mãos estão em constante movimento (mesmo durante o sono) e provavelmente quando a pessoa dorme, elas estavam em contato também com as partes cobertas do corpo. Assim sendo, de manhã, antes das orações se faz a lavagem ritual das mãos a fim de purificá-las, antes do serviço a D'us. Outro motivo, citado no Zôhar e também mencionado no Talmud, explica que a finalidade da netilá consiste em remover a Ruach Ráa - o espírito maligno da impureza - que paira sobre as mãos. Os livros cabalísticos explicam que durante o sono a alma da pessoa desvincula-se do corpo quase na sua totalidade - a ponto de nossos sábios dizerem que o sono representa 1/60 da morte - e eleva-se à sua Fonte-Matriz, quando presta contas e dá um relatório de seus atos naquele dia. Assim, também neste período a alma recarrega sua energia, o que possibilita a pessoa acordar revigorada e disposta.
Netilat Yadayim - Antes das refeições.
Foi instituída a netilat yadayim antes das refeições quando se come pão, com a finalidade de purificar as mãos antes do manuseio dos alimentos, idéia que vem reforçar a importância da santificação de todos os aspectos da nossa vida. E na realidade os nossos sábios interpretaram o versículo que diz: "e vos santificarei", explicando que se refere e faz alusão à netilá antes das refeições. (Chabad.org)
Mateus 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
Mateus 15:2 Por que transgridem os teus discípulos a TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Mateus 15:3 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Mateus 15:4 Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mateus 15:5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe.
Mateus 15:6 E assim invalidastes, pela VOSSA TRADIÇÃO, o mandamento de Deus.
Mateus 15:7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Mateus 15:8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mateus 15:9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
- Logo notamos qual o teor da crítica de Yeshua, não era levítico 11, mas a tradição que dizia que comer o pão (alimento permitido) sem lavar as mãos da forma rabínica (Netilat Yadayim) tornaria esse pão impuro como se estivesse comendo um porco.
Mateus 23:24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Mateus 23:28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Mateus 15:20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
- Existia um conceito judaico no primeiro século que dizia que pessoas que não conheciam a Torá eram "impuras". Essa tradição fazia um midrash entre aqueles que serviam a Deus e os que não serviam.
Mateus 15:22 Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".
Mateus 15:23 Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós".
Mateus 15:24 Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".
Mateus 15:25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, ajuda-me!
Mateus 15:26 Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".
Mateus 15:27 Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".
Mateus 15:28 Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.
Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.
- Os judeus sabiam que tinham essa missão mas criaram "mandamentos de homens" impedindo a propagação da boa mensagem (Torá).
João 7:35 Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?
Mateus 23:13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
"E Ele {Deus] criou todo o ser vivente, ou seja, os israelitas, porque eles são filhos de Deus, o Altíssimo, e suas almas sagradas provêm d’Ele. Porém, de onde provêm as almas dos gentios? E o rabino Eliezer disse: do lado esquerdo, o que faz com que suas almas sejam impuras. Portanto eles são impuros e tudo que tiver contato com eles fica contaminado". (Zohar I,46b°, 47ª)
"Os povos idólatras, desde que existem, sujam o mundo, pois suas almas provêm da parte impura" Zohar I,131ªAtos 10:10 E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos.
Atos 10:11 E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
Atos 10:12 No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
Atos 10:13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Atos 10:14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
Atos 10:15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
Atos 10:16 E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
- Pedro resistiu a uma voz do céu por três vezes, se realmente Yeshua tivesse ensinado que todos os animais estavam permitidos, o que impediria que Pedro comesse já que ele estava com fome?
1 Pedro 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
1 Pedro 1:24 Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor.
1 Pedro 1:25 Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
Atos 10:28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
Romanos 11:1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Todas
as passagens referentes a alimentação citadas pelo apóstolo Paulo tem que ter
esse pano de fundo.
Atos 28:17 E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus, e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos.
Atos 21:24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
Um grande problema enfrentado no primeiro século era o gnosticismo
O adjetivo não é usado no Novo Testamento, mas Clemente de Alexandria (são clemente) no Livro 7 de seu Stromata fala do "culto" (gnostikós) cristão em bons termos. O uso de gnostikós em relação à heresia origina com as interpretações de Irineu.
Alguns estudiosos, por exemplo A. Rousseau e L. Doutreleau, tradutores da edição francesa (1974 consideram que Irineu às vezes usa gnostikos para significar simplesmente "intelectual", como em 1.25.6, 1.11.3, 1.11.5, enquanto sua menção de "seita intelectual" (Adv. Haer. 1.11.1) é uma designação específica. O uso de Irineu por um adjectivo comparativo "mais aprendido" ou "mais conhecedor" (gnostikeron), evidentemente, não pode significar "mais gnóstico" como um nome. Entre os grupos que Irineu identificou como "intelectual" (gnostikos), os seguidores das Marcellinas, os setianos ou barbelognósticos usam o termo gnostikos a si mesmos. Mais tarde Hipólito usou "aprendeu" (gnostikos) de Cerinto e dos ebionistas enquanto Epifânio usa o mesmo termo somente para grupos específicos.
Jesus é identificado por alguns gnósticos como uma encarnação do Ser Supremo para trazer a gnōsis para a terra. Entre os mandeístas, Jesus foi considerado um mšiha kdaba ou "falso messias", que perverteu os ensinamentos que lhe foram confiados por João Baptista. Outras tradições identificam Maniqueu e Sete, como o terceiro filho de Adão e Eva, como a figura de salvação. Desejo de conhecimento especial e íntimo dos segredos do universo. A salvação gnóstica era da ignorância e não do pecado. O conhecimento não era apenas o meio de salvação, era a única real salvação. O conhecimento era o conhecimento do verdadeiro self, seu lugar no Pleroma e um retorno de lá. (Wikipedia.org/wiki/Gnosticismo)
1 Timóteo 4:1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.
1 Timóteo 4:2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.
1 Timóteo 4:3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.
1 Timóteo 4:4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
1 Timóteo 4:5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
Verso 1: A Torá/lei de Deus é uma doutrina de demônios? Pois o que Paulo vai falar abaixo, está referindo que tais doutrinas são demoníacas.
Verso 2: Então aquele que pratica a Torá/lei de Deus é um hipócrita? Yeshua não praticou e ensinou essa lei.
Verso 3: A Torá proíbe o casamento? Quais são os alimentos que Deus criou para os seus servos? Rato, porco, verme? Ou aqueles que ele separou como puros.
Verso 4: Nada pode ser rejeitado? O Homem é criação de Deus, podemos comer carne humana?
Verso 5: O que a palavra de Deus/Torá santificou/separou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário