sexta-feira, 26 de abril de 2019

Deus realmente deu uma Lei Oral (Talmud) no Monte Sinal? Por Marlon Ricardo!








Resultado de imagem para Talmud
O que é o Talmud?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o Talmud, mas não têm certeza do que é exatamente!























Imagem relacionada
A Lei Oral, ou Mishna.


Mishna, ou Torá Oral, é o núcleo básico do Talmud. É uma crença judaica que a Torá Oral foi dada por Deus a Moisés, juntamente com a Torá escrita (Gênesis a Deuteronômio) no Monte Sinai.



















12370712_986105121462529_4648632736526567318_o

Guemará

"Guemará" é uma exposição da Mishna.






















Imagem relacionadaResultado de imagem para Talmud Yerushalayim e Bavli

O Talmud foi desenvolvido em dois lugares diferentes e por isso tem duas versões diferentes. O Talmud de Jerusalém foi desenvolvido pelos rabinos que ainda viviam em Israel, mas o Talmud, mais amplamente usado e mas amado, foi desenvolvido pela forte comunidade judaica que havia se mudado de volta para a Babilônia após a destruição do segundo templo, o Talmud Bavli.
















Marcos 7:1 E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
Marcos 7:2 E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Marcos 7:3 Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
Marcos 7:4 E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Marcos 7:5 Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
Marcos 7:6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Marcos 7:7 Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Marcos 7:8 Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
Marcos 7:9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.














Resultado de imagem para o rei Josias encontra um rolo da lei2 Reis 22:13 Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.



















A influência.

O primeiro século foi uma época de crise para o judaísmo - por um lado, a ocupação romana tinha a intenção de esmagar a rebelião judaica de toda a existência, culminando na destruição de Jerusalém em 70 dC. Por outro lado, um homem chamado Yeshua alegando ser o Messias tinha tirado milhares de pessoas das tradições do judaísmo
O Talmud tem procurado definir e cristalizar a natureza do judaísmo em um tempo de dispersão, ameaça e, enfatizando a prática religiosa ... e Yeshua, que se opunha a obras religiosas vazias, é visto como parte da ameaça à existência do próprio judaísmo!

















Deus é poderoso para salvar

Que desafio para aqueles que crescem no judaísmo religioso! Eles são ensinados a ler e confiar no Talmud mais do que a própria Bíblia, e que Yeshua é um inimigo do povo de Israel, não um salvador. Que teia de mentiras e correntes que Satanás construiu ao redor deles, tornando ainda mais difícil a eles de verem a verdade.











Imagem relacionada
Deus realmente deu uma Lei Oral (Tamlud) no Monte Sinal?


Hoje, a expressão "observador da Torá" dentro do judaísmo representa pessoas que seguem as regras rabínicas. Quase não há mais conexão com Moisés e seus mandamentos originais.


















O que aconteceu?

Na Guemara, os chamados sábios (Hazal) descrevem o seguinte:

Cerca de 40 anos antes da destruição do Templo, que foi destruída no ano 70 dC, a mesma corda vermelha, o fio escarlate, parou de ficar branca. Isso causou grande preocupação aos líderes do país. A partir do ano 30 dC, Deus parou de dar sua aprovação ao Yom Kippur. O fio escarlate já não estava branco. Deus não estava mais disposto a aceitar o sacrifício do Yom Kippur. A partir do ano 30 dC, Deus parou de habitar no Templo, que 40 anos depois também foi destruído. 

A partir de então, os rabinos tiveram que reinventar o judaísmo de uma forma que funcionaria mesmo sem a aprovação de Deus.














Mudança de Autoridade

Uma história famosa e definidora no Talmud demonstra como a autoridade dos rabinos ofuscou a autoridade de Deus em sua estimativa, e para todos os efeitos, tirou Deus de sua soberania, tornando-os os novos Deuses.


















O forno de Achnai

O debate surgiu de uma pergunta feita por um homem que possuía um forno de barro. Ele a ampliou quebrando-a em pedaços e depois remontando-a, usando areia, para criar um forno maior. O debate levado ao Sinédrio foi se o novo forno era kosher ou impuro. O Talmud especifica que o rabino Eliezer havia trazido "todos os argumentos imagináveis" e provado que o forno era de fato Kosher. Mas a grande maioria dos rabinos do Sinédrio não aceitaria seus argumentos e alegou que o forno NÃO era Kosher.

O rabino Eliezer passou a provar sua afirmação usando sinais sobrenaturais: uma alfarrobeira arrancou-se milagrosamente e se replantou do outro lado da corte. Um canal de água corria para cima. Mas o clímax da história foi quando o rabino Eliezer gritou: "Se a Halachá concordar comigo, que seja provado do céu. E então, Deus falou do céu e disse: "Por que você discute com o rabino Eliezer, com quem a Halachá sempre concorda?" Ou seja, Deus gritou do céu, dizendo que o rabino Eliezer estava certo. Então, o rabino Yehoshua levantou-se e fez uma das reivindicações mais significativas no Talmud e no mundo judaico: 

  • "A Torá não está no céu!"
  • "Deus não detém mais as rédeas."
  • "Agora, o mandato pertence apenas aos rabinos."
  • "Eles têm todo o poder e controle."
  • "Deus é deixado de fora"

Rabi Nathan encontrou Eliahu [o profeta] e o perguntou: "O que fez o Santo, Que Seja Abençoado, naquela hora?" Ele sorriu e disse: "Meus filhos me venceram, meus filhos me venceram"! (Talmud Bavli, Masechet Baba Metzia 59B)
















A mentira do Tamuld

Nos últimos 2000 anos, o judaísmo não foi baseado nas escrituras, mas sim nas tradições e regras inventadas pelos rabinos. A fim de tentar convencer o povo, os rabinos ensinaram que no Monte Sinai, Moisés recebeu duas Toras diferentes: a Toráh escrita (ou Lei), e o que eles chamam de "Lei Oral."
A halachá rabínica que se desenvolveu concedendo aos rabinos autoridade e controle sobre todos os aspectos religiosos e sociais da nação de Israel, sob a alegação de que essa tradição não foi inventada por eles, mas transmitida a eles de boca em boca desde o nascimento de Moisés até o Monte Sinai.











Êxodo 34:27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel.

  • Não há menção de uma Toráh adicional, ou de quaisquer tradições que deveriam ser passadas de geração em geração.

Gênesis 43:7 E eles disseram: Aquele homem particularmente nos perguntou por nós, e pela nossa parentela, dizendo: Vive ainda vosso pai? Tendes mais um irmão? E respondemos-lhe conforme as mesmas palavras (...)

Números 26:56 Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre as tribos de muitos e as de poucos.

Deuteronômio 17:10 E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.










Levítico 26:46 Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.

  • A palavra "Leis" aqui, de acordo com os rabinos, se refere a uma lei escrita e uma lei oral.

Uma Toráh que é uma tradição oral não é mencionada em nenhum lugar aqui e é claro no contexto que Moisés não está falando sobre nada do tipo.

















Deuteronômio 17:10 E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem (...)
Então os rabinos disseram que isto quer dizer "de acordo com tudo o que eles (sábios) te informam."
Deuteronômio 16:18 Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça.

Deuteronômio 17:8 Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em questões de litígios nas tuas portas, então te levantarás, e subirás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 17:9 E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo.
Deuteronômio 17:10 E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.









Êxodo 23:2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.
As três palavras "seguirás a multidãoeles ignoraram a palavra "NÃO", que aparece antes, e afirmam que, enquanto houver uma maioria de rabinos, eles podem fornecer uma interpretação ou uma decisão sobre qualquer assunto como entenderem!
"Os rabinos escolheram negligenciar o sentido literal nas últimas três palavras.Yosef Zvi Hertz











Existe então algum valor no Talmud?

Sem sombra de dúvida, o Talmud é uma coleção impressionante da nossa cultura de Israel. Muitas vezes, pérolas de sabedoria podem ser encontradas dentro do Talmud!

Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
















Então, como sabemos como uma sucá deve ser construída, sem uma lei oral?
  • Quando Deus exigiu que nos habitássemos na sucá durante Sukot, Ele provavelmente não se importava com o tamanho ou a forma que a sucá seja. Isso não era importante para ele!
  • Veja bem, se não existe uma Lei Oral real, não há necessidade da Halachá Rabínica. Se não há necessidade de Halachá Rabínica, então não há necessidade de rabinos. E quando não há necessidade de rabinos, de repente, milhares de pessoas ficam sem seu poder, sem sua autoridade e sem seus contracheques.

Isaías 29:13 Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Isaías 29:14 Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.




















Dependemos da tradição rabínica, "A Lei Oral", para entender a lei escrita?

Deuteronômio 30:11 Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
Deuteronômio 30:12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Deuteronômio 30:13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Deuteronômio 30:14 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.


  • Portanto, de acordo com a regras da interpretação Bíblica, os mandamentos bíblicos são baseados na leitura mais simples do texto.












"Ouça, há um ponto simples a se fazer aqui, no dia em que você tiver uma resposta, continuaremos a discussão. Existem 613 mandamentos escritos e nenhum deles contém uma explicação sobre como implementá-los." Rabi Yossi Mizrachi























Ezequiel 1:4 Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo.

A palavra FOGO aqui em hebraico é: חַשְׁמַל (Chashmal). E esta palavra significa Eletricidade.
Rashi diz que "Chashmal" é o nome de um anjo. O rabino Bahya Ben Asher, afirma que se refere aos animais. Em Parshanut Metzudat David alega-se referir-se às chamas. Então, novamente Abarbanel afirma que significa "profecia". Malbim, dizendo que "Chashmal" é a presença de Deus, afirma ainda que é proibido aceitar a interpretação de Abarbanel. Ele diz:  'Chashmal' - Deus não permita que aceitemos a opinião de Abarbanel.










O exemplo da circuncisão:

"O que é uma 'Orla'? Como você sabe o que é uma 'Orla'? Como Moisés sabia onde cortar? Não está escrito como circuncidar. Como é que todos sabiam onde cortar?"  (Rabino Yossi Mizrahi)

O exemplo do Tefilin:

"Tefilin" continua Rabino Mizrachi. "Por quê? Como é que todos eles colocam o Tefilin preto em todo o mundo?"

  • Quando uma certa tradição existe há milhares de anos, isso não significa que Deus a tenha ordenado. Na verdade, a palavra "Tefilin" não é mencionada na Bíblia.













O que é uma mezuzá e quem pensou nela?
"A lei escrita não nos diz o que escrever na mezuzá. Quem inventou isso?" (Rabino Yossi Mizrahi)
Juízes 16:13 Porém Sansão deitou-se até à meia-noite, e à meia-noite se levantou, e arrancou as portas (mezuzot) da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.

O exemplo de Sucot (Festa dos Tabernáculos)

  • O que é um 'fruto de árvores formosas'?" Pergunta Mizrachi. "Está escrito que precisamos de 4 deles, 4 tipos."

Deuteronômio 4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.













O exemplo do Shabbat.

Êxodo 35:3 Não acendereis fogo em todas as tuas moradas no dia de sábado.

Êxodo 35:2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.
Todas as regras que a "Lei Oral" acrescentou, por exemplo, não rasgar o papel higiênico, não olhar para o espelho, e outras regras ridículas rabínicas, porque isto não tem nada de Deus, é sem propósito.
Mizrahi afirma:
"Construa como eu mostrei na montanha, em geral mostrei como construir o tabernáculo. Deus mostrou coisas a Moisés que não foram escritas na Torá. Esta é uma evidência para a lei oral. Está escrito no tempo passado, quando te mostrei."















"O que os sábios ganhariam se tivessem milhares de regras?"

  • Bem, seu ganho é poder, controle e dinheiro. Os rabinos são a única autoridade e têm o direito de determinar para o povo de Israel o que é uma Sucá casher e quais são as quatro espécies!

















Como então Adão e Eva entenderam o significado do mandamento em Gênesis 1:28?

Gênesis 1:28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

  • Poderia Adão e Eva verificar a Lei Oral?
















O Talmud (Tradição Rabínica) Vs. O Novo Testamento

Os rabinos alegam que o Novo Testamento é uma "imitação pobre", que a tradição rabínica é a original, e que quem ousar ler o Novo Testamento tropeçará imediatamente nas citações das escrituras hebraicas do Antigo Testamento.
Sem as escrituras hebraicas não haveria profecias sobre um Messias. 
Sem profecias messiânicas, o próprio messianismo de Yeshua não é válido. 
Portanto, a teologia do Novo Testamento é exatamente a teologia do Antigo Testamento.
Yeshua e seus discípulos acreditavam na santidade do Antigo Testamento, citavam e referiam-se a ele.
Embora eles continuassem usando os termos "Judaísmo" e "Toráh", eles mudaram a definição: não havia mais judaísmo bíblico baseado na Toráh, mas a partir de então eram as tradições dos rabinos. O templo, o sacerdócio, os altares, os sacrifícios e o tabernáculo foram substituídos por novos costumes!












Observe que o Novo Testamento em hebraico não é chamado de "A Nova Toráh", mas "O Pacto Renovado."

Jeremias 31:33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Jeremias 31:34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

"Nossa teologia não é a teologia do Antigo Testamento. A tradição que seguimos hoje não é a tradição do Antigo Testamento, é a tradição dos Sábios. As leis do Shabat, as leis de kashrut não estão nas Escrituras. No Antigo Testamento, não há Sinagoga no Kaddish, nem Kol Nidre, nem Bar Mitzvah, nem Tallit. Tudo o que alguém definiria como judeu e buscaria sua raiz; não é da Torá, é da literatura dos sábios. É aí que tudo começou. Onde está o judaísmo no Antigo Testamento? Moisés não foi chamado judeu. Abraão, não foi chamado judeu. Davi não fo chamado judeu, apenas 'Mordechai o Judeu', e isso é o fim do Antigo Testamento durante o tempo dos persas." (Prof. Avigdor Shinan)
"Os judeus nunca viveram de acordo com as palavras escritas na Torá, mas de acordo com as tradições dos rabinos." (Rabino Chaim Schimmel)













O Novo Testamento é a continuação natural do Antigo Testamento, ou seja, o cumprimento das profecias do Tanach e as descrições da vida do Messias. Mas é o Talmud que abandonou e deixou a lei de Israel e fez de si um novo caminho





















Yeshua vs. Fariseus

Resultado de imagem para Yeshua e os fariseusApós a destruição do segundo Templo, Israel ficou com duas opções principais, das quais apenas uma poderia ser escolhida: Ir para o judaísmo do Novo Testamento com base no Messias Yeshua a quem as profecias do Antigo Testamento apontava, ou a tradição dos rabinos com base na seita dos fariseus ... os rabinos.


















Resultado de imagem para brit hadashaResultado de imagem para talmud

  • Cronologicamente, o último livro do Antigo Testamento é Malaquias. Fechando o Tanach!
  • Qual é a melhor continuação do Antigo Testamento? O Novo Testamento ou o Talmud?

Malaquias 4:5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
Malaquias 4:6 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição

.
Marcos 1:1 Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus;
Marcos 1:2 Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

Marcos 1:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
"Desde quando alguém pode recitar Shema à noite? A partir do momento em que os sacerdotes entram para comer sua Terumah (oferta), até o final do primeiro turno - assim diz o rabino Eliezer. E os sábios dizem: Até a meia-noite. Rabban Gamliel diz: Até o raiar do dia." (Berachot 1:1)































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário