terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Sangue e Expiação / Por Marlon Ricardo














Sangue e Expiação

Uma objeção comum à teologia messiânica e cristã no que diz respeito à doutrina da expiação, é a afirmação de que o derramamento de sangue não é necessário para o perdão dos pecados.


















Palavras hebraicas para pecado:
Chata e seu substantivo correspondente, chatat, que basicamente significa "errar o alvo"
Avon, muitas vezes traduzida como "transgressão" 
Aveirá = Ofensa, transgressão de um limite moral. 
Pesha= rebelião, crime; ofensa; transgressão.


















Romanos 7:7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
  • Assim, Deus tem um padrão justo, conforme expresso em Seus mandamentos, e o pecado está em falhar em cumprir esse padrão.


















Gênesis 2:16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Gênesis 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás

  • Como podemos ver, o pagamento que Deus exige para o pecado é a morte.



















Levítico 17:11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
  • A vida do animal serviu como pagamento pelo pecado, a fim de redimir a vida do adorador.





















Pois a vida da carne de toda criatura, não só de animais trazidos como sacrifícios, depende de seu sangue, e é por essa razão que eu a coloquei [no altar] para expiar a vida do homem: deixar a vida expiar para a vida! (Rashi)


















Levítico 4:20 E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.

Levítico 4:25 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então o restante do seu sangue derramará à base do altar do holocausto.
Levítico 4:26 Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado, e lhe será perdoado.


Levítico 5:9 E do sangue da expiação do pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que sobejar daquele sangue espremer-se-á à base do altar; expiação do pecado é.
Levítico 5:10 E do outro fará holocausto conforme ao costume; assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado que cometeu, e ele será perdoado.


Êxodo 30:10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.

  • Como podemos ver, o sacrifício foi uma peça central da revelação de Deus.





















Se você estudar cuidadosamente a Torá, os cinco livros de Moisés, verá que há mais capítulos dedicados ao assunto de sacrifícios e ofertas do que ao assunto da observância do sábado, dias santos, idolatria, adultério, assassinato e roubo [...] Por que tantos detalhes, capítulo após capítulo, se eles não eram importantes para Deus? 

Dr. Michael Brown, respondendo às suas perguntas mais difíceis, episódio 13

















Números 35:28 Pois o homicida deverá ficar na cidade do seu refúgio, até à morte do sumo sacerdote; mas, depois da morte do sumo sacerdote, o homicida voltará à terra da sua possessão.

  • Mais uma vez, vida por vida, uma parte inocente pagando o preço para que a parte culpada pudesse ser expiada.




















Isaías 53:5 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Isaías 53:6 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


Isaías 53:11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Isaías 53:12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.


















Oséias 14:2 Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.

Oséias 14:2 Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: "Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. Nova Versão Internacional

  • Será que Oséias não ia mais em Yom Kippur? Será que ele não participou mais na expiação no Templo depois de ter recebido esta revelação?

"Aqui vai o Mashiach levando consigo todos os sofrimentos e enfermidades e dores, e também tomando consigo todas as angustias de Israel que caem sobre ele sem deixar uma de fora, e somente com o Messias podemos removê-las" Zohar ha kadosh de Shimon Bar Yochai 













Isaías 1:11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

  • Mas, espere um minuto, se Deus é quem os ordenou que celebrassem, então por que Ele estaria afirmando que Ele de repente não os quer mais?

Isaías 1:13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
Isaías 1:14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.






















Levítico 5:11 Porém, se em sua mão não houver recurso para duas rolas, ou dois pombinhos, então aquele que pecou trará como oferta a décima parte de um efa de flor de farinha, para expiação do pecado; não deitará sobre ela azeite nem lhe porá em cima o incenso, porquanto é expiação do pecado;
Levítico 5:12 E a trará ao sacerdote, e o sacerdote dela tomará a sua mão cheia pelo seu memorial, e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; expiação de pecado é.
Levítico 5:13 Assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado, que cometeu em alguma destas coisas, e lhe será perdoado; e o restante será do sacerdote, como a oferta de alimentos.


  • Desta passagem, se argumenta que o sangue não era necessário para fazer expiação em todos os casos.














Êxodo 30:14 Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao Senhor.
Êxodo 30:15 O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao Senhor, para fazer expiação por vossas almas.
Êxodo 30:16 E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do Senhor, para fazer expiação por vossas almas.


  • Será que esta passagem nos ensina que podemos comprar perdão?

















Israel foi chamado para ser uma nação sacerdotal, e parte desse chamado incluía a intercessão e a expiação pelas nações do mundo. (Lembre-se, isso era parte integral do chamado sacerdotal, portanto, como nação sacerdotal, Israel faria intercessão e expiação pelo mundo.) Segundo esse conceito, quando uma nação gentia se arrependesse e se voltasse para Deus, seu arrependimento seria aceito em conjunto com os sacrifícios e orações oferecidas pelo povo de Israel. É por isso que o profeta Jonas chamou os ninivitas a se arrependerem de seus pecados. Oferecer sacrifícios era o trabalho de Israel como nação sacerdotal. 

"Quem diz isso?", Você pergunta. Na verdade, os rabinos talmúdicos dizem isso. [T. Sukkah 55b (ver também Pesikta de Rav Kahana, edição de Buber, 193b – 194a) Nesses lemos que os setenta touros que eram oferecidos todos os anos durante a Festa dos Tabernáculos (Sucot; ver Nm 29:12–34) "eram para as setenta nações", segundo Rashi, "para fazer expiação por elas, para que a chuva caia em todo o mundo". Nesse contexto - e à luz da destruição do Templo pelos romanos em 70 EC - o Talmud registra as palavras do rabino Yohannan: “Ai das nações que destruíram sem saber o que estavam destruindo. Pois quando o templo estava em pé, o altar fez expiação por eles. Mas agora, quem fará expiação por eles?” Uma declaração tão forte vale a pena repetir: "Quando o Templo estava em pé, o altar fez expiação por eles." Sacrifícios de sangue eram indispensáveis

Respondendo as objeções judaicas a Jesus: vol. 2: Objecções Teológicas, pág. 152-153 






















Isaías 6:7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

Isaías 6:6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

  • Então este versículo realmente conecta a expiação de volta ao sacrifício de sangue.



































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário