segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Yeshua era um falso Profeta?


























Yeshua era um falso Profeta? 

Os anti-missionários frequentemente afirmam que Yeshua era um falso profeta segundo o Antigo Testamento. E, portanto, de acordo a eles, Yeshua não poderia ser o Messias!
1) Yeshua ensinou contra a Toráh.
2) Yeshua levou as pessoas para longe do Deus de Israel.
3) Yeshua fez falsas profecias.
Deuteronômio 13:1 Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,
Deuteronômio 13:2 E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
Deuteronômio 13:3 Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Deuteronômio 13:4 Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
Deuteronômio 13:5 E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.






















Mateus 5:17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.















Mateus 5:21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Mateus 5:22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.


  • Estas e outras passagens mostram que Yeshua usou os mandamentos da Torá como Sua base para abordar assuntos do coração.











Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

Marcos 1:21 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava

Além do sábado, o Novo Testamento registra que Yeshua guardou o seguinte:
• Páscoa / Pães Ázimos (Mt 26:17-19; Marcos 14:12-16; Lucas 22) 
• Sucot (João 7:1-14)
Não apenas isso, mas o movimento messiânico original do primeiro século continuou a guardar o sábado e as festas durante o primeiro século.
• Páscoa / Pães Ázimos (Atos 20:6, 1 Coríntios 5:7-8) 
• Shavuot (Atos 2:1; 20:16)
Yom Kippur (Atos 27:9)
• Sukkot (Atos 18:21)












  • E quanto à segunda alegação de que Yeshua levou as pessoas para longe do Deus de Israel?

Marcos 12:28 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Marcos 12:29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Marcos 12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.













Mateus 15:29 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galiléia, e, subindo a um monte, assentou-se lá.
Mateus 15:30 E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,
Mateus 15:31 De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel


  • Yeshua ensinou claramente que devemos viver nossas vidas para a glória do Deus de Israel, não para qualquer outro deus.

Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Mateus 5:15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


Mateus 6:9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Mateus 6:10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.


João 4:22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
João 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


  • Assim, ao contrário da alegação dos anti-missionários de que Yeshua levou as pessoas para longe do Deus de Israel, a verdade é que a adoração do único e verdadeiro Deus de Israel era central para a vida e ministério de Yeshua.




















Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele

Com base nessa passagem, os anti-missionários frequentemente afirmam que Yeshua é um falso profeta, uma vez que ele supostamente fez falsas profecias.



















Mateus 16:27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Mateus 16:28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.


  • Se os discípulos acreditassem que esta era uma falsa profecia, que teria desqualificado Yeshua como o Messias, então por que eles teriam incluído em seus escritos?



















Mateus 17:1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
Mateus 17:2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
Mateus 17:3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Mateus 17:4 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
Mateus 17:5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
Mateus 17:6 E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo















Mateus 24:34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.

"Primeiro, é possível que ele estivesse falando sobre a geração final, em outras palavras, sobre a geração que veria seu retorno, explicando a seus discípulos (e a todos os leitores subsequentes) que aqueles que viveram para ver certos sinais específicos sejam aqueles que veriam sua vinda. (Seria como se ele dissesse: "Alguns de vocês que estarão por perto para ouvir o trovão e ver o raio será o único que vai se molhar!" Segundo, é possível que ele estivesse falando à sua própria geração sobre a vindoura destruição do Templo, informando que isso aconteceria em suas vidas (o que aconteceu, apenas 40 anos depois). Quanto ao seu retorno, no entanto, ele ressaltou que "ninguém sabe sobre aquele dia ou hora" (Mateus 24:36). Assim, ele estava abordando as duas perguntas dos discípulos, dizendo-lhes que o Templo seria destruído em sua geração e informando-os de que ninguém sabia a hora de seu retorno. Terceiro, a palavra grega traduzida “geração” em Mateus 24:34 é genea, uma palavra que normalmente significa geração, posteridade, mas que às vezes pode significar raça. Assim, Jesus poderia ter simplesmente assegurado a seus seguidores que, apesar da terrível calamidade e sofrimento mundial, seu próprio povo, a raça judaica, não passaria até que todas essas coisas fossem cumpridas". -Dr. Michael Brown, respondendo a objeções judaicas: vol 4


















As profecias do Antigo Testamento são retiradas do contexto?


  • A argumentação é que não podemos confiar no que os autores do Novo Testamento dizem, porque ignoram o Antigo Testamento ou enganam propositadamente seus leitores.





















Mateus 2:13 E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Mateus 2:14 E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
Mateus 2:15 E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.


  • Mateus cita Oséias 11:1 em referência a Yeshua retornando do Egito de volta a Israel. Mas no contexto, Oséias 11: 1 não está falando de Yeshua, mas se referindo claramente ao êxodo de Israel do Egito.

Mateus 2:16 Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
Mateus 2:17 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
Mateus 2:18 Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem.




















A interpretação judaica do Antigo Testamento durante o tempo de Jesus foi matizada: havia quatro abordagens básicas para interpretar as Escrituras. Muitos críticos da Bíblia afirmam que o "cumprimento profecias" a respeito de Jesus foram simplesmente retiradas de seu contexto original a fim de "provar" um ponto sobre Jesus. Mas esses críticos não conseguem entender o modo como o judaísmo do primeiro século lidou e interpretou as Escrituras. Esse tratamento do Antigo Testamento não era simplesmente um fenômeno entre os primeiros cristãos que tentavam entender a experiência deles com Cristo, com base nas Escrituras do Antigo Testamento. Eles estavam familiarizados com certas abordagens para interpretar Escritura usada pelos rabinos do dia: o literal, midrash, pesher e alegórico. Se entendermos isso, não nos confundiremos com a aparente metodologia "citando fora de contexto" que os escritores do Novo Testamento pareciam usar. - Paul Copan, isso é apenas sua interpretação: responder aos céticos que desafiam sua fé














Mateus 5:17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

  • Quando Yeshua veio para "cumprir a Lei", foi com a intenção expressa de demonstrar o quão valiosa é a Torá para a instrução dos fiéis, porque Seu próprio sermão sobre o Monte é baseado na validade do ensinamento de Moisés […] Yeshua o Messias, como a Palavra de Deus manifestada na carne (João 1:1), veio para cumprir a Torá para a humanidade, incorporando-a em toda a sua extensão em Seus ensinamentos, ações e ações. -J.K. McKee, o Novo Testamento Valida a Torá: O Novo Testamento Realmente Fica Com a Lei? p.91













Mateus 15:7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Mateus 15:8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.


  • Yeshua estava usando a situação de Isaías como uma imagem de a situação nos seus dia.




















Miquéias 5:2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade

Mateus 2:1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém


  • E sobre esta passagem de Zacarias.

Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

João 12:12 No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,
João 12:13 Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.
João 12:14 E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:
João 12:15 Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta.
João 12:16 Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram.















Isaías 53:9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

Mateus 27:57 E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus.
Mateus 27:58 Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado.
Mateus 27:59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol,
Mateus 27:60 E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.



















O Gemara pergunta: E além disso, o que distingue a noite Shema, que foi ensinado primeiro? Deixe o tanna ensinar sobre a recitação da manhã Shema primeiro. Já que a maioria mitzvot aplica durante o dia, o tanna deve discutir a manhã Shema antes de discutir a noite Shema, assim como a oferta diária da manhã é discutida antes da oferta da noite. O Gemara oferece uma única resposta para ambas as perguntas: O tanna baseia-se no versículo como está escrito: “Você vai falar deles quando estiver sentado em sua casa, e quando você caminhar ao longo do caminho, quando você se deitar, e quando você se levanta” (Deuteronômio 6:7). Ao ensinar as leis da noite Shema primeiro, o tanna estabeleceu que os ensinamentos da Torá Oral correspondem àquilo que é ensinado na Torá Escrita [...] Assim como a Torá Escrita começa com o Shema da noite, o mesmo deve acontecer com a Torá Oral. Tratado de Berachot 2a











"Se compararmos o grosso das citações no Novo Testamento com o grosso das citações na literatura rabínica, não podemos deixar de nos impressionar com a maior sensibilidade dos escritores do Novo Testamento ao contexto original [...] um estudo compreensivo das passagens relevantes do Novo Testamento, revela um método notavelmente sensato e infalível". Moises Silva, o uso do Novo Testamento no Novo Testamento: Forma de Teste e Autoridade















• O cumprimento não é limitado a uma conclusão de uma previsão; também pode significar incorporar ou tipificar.
• Embora o cumprimento da profecia bíblica não esteja limitado à fórmula de cumprimento da predição, Yeshua de fato cumpriu muitas das predições dos profetas bíblicos.
• Os métodos interpretativos usados pelos autores do Novo Testamento eram comuns aos professores judeus de seus dias. 
• Os autores do Novo Testamento NÃO foram dados a interpretações fantasiosas, mas antes respeitaram muito o texto do Antigo Testamento, diferentemente do que encontramos frequentemente em outros escritos rabínicos.

















































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário