terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Jó 5 ao 8 – Conselho ao Afligido





























Jó 5 ao 8 – Conselho ao Afligido

Jó 5:1 Chama agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?

Jó 5:2 Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo.

Jó 5:3 Bem vi eu o louco lançar raízes; porém logo amaldiçoei a sua habitação.
















1 Coríntios 8:2 E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

  • O pior estado que podemos estar para aprender, é quando pensamos que já sabemos de tudo.















Jó 5:4 Seus filhos estão longe da salvação; e são despedaçados às portas, e não há quem os livre.
Jó 5:5 A sua messe, o faminto a devora, e até dentre os espinhos a tira; e o salteador traga a sua fazenda.
Jó 5:6 Porque do pó não procede a aflição, nem da terra brota o trabalho.


Jó 5:7 Mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas se levantam para voar.

Jó 5:8 Porém eu buscaria a Deus; e a ele entregaria a minha causa.
















Jó 5:9 Ele faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas sem número.
Jó 5:10 Ele dá a chuva sobre a terra, e envia águas sobre os campos.
Jó 5:11 Para pôr aos abatidos num lugar alto; e para que os enlutados se exaltem na salvação.
Jó 5:12 Ele aniquila as imaginações dos astutos, para que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito.
Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita.


Jó 5:14 Eles de dia encontram as trevas; e ao meio-dia andam às apalpadelas como de noite.
Jó 5:15 Porém ao necessitado livra da espada, e da boca deles, e da mão do forte.
Jó 5:17 Assim há esperança para o pobre; e a iniqüidade tapa a sua boca.
Jó 5:17 Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.


Jó 5:18 Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.
▻ Nem tudo o que disse Elifaz e seus amigos está errado, tem coisas que eles dizem que estão parcialmente corretas, o problema é que são meias verdades.
Jó 5:19 Em seis angústias te livrará; e na sétima o mal não te tocará.
Jó 5:20 Na fome te livrará da morte; e na guerra, da violência da espada.
Jó 5:21 Do açoite da língua estarás encoberto; e não temerás a assolação, quando vier.
Jó 5:22 Da assolação e da fome te rirás, e os animais da terra não temerás.
Jó 5:23 Porque até com as pedras do campo terás o teu acordo, e as feras do campo serão pacíficas contigo.
Jó 5:24 E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarás a tua habitação, e não pecarás.
Jó 5:25 Também saberás que se multiplicará a tua descendência e a tua posteridade como a erva da terra,
Jó 5:27 Na velhice irás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo.
Jó 5:28 Eis que isto já o havemos inquirido, e assim é; ouve-o, e medita nisso para teu bem.





















Capítulo 06 – Jó Argumenta


Jó 6:1 Então Jó respondeu, dizendo:
Jó 6:2 Oh! se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança!
Jó 6:3 Porque, na verdade, mais pesada seria, do que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras têm sido engolidas.


Jó 6:4 Porque as flechas do Todo Poderoso estão em mim, cujo ardente veneno suga o meu espírito; os terrores de Deus se armam contra mim.

Jó 6:5 Porventura zurrará o jumento montês junto à relva? Ou mugirá o boi junto ao seu pasto?
Jó 6:6 Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?


Jó 6:7 A minha alma recusa tocá-las, pois são para mim como comida repugnante.
Jó 6:8 Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero!
Jó 6:9 E que Deus quisesse quebrantar-me, e soltasse a sua mão, e me acabasse!

E neste momento o desejo de Jó é: Quem me dera que Deus acabasse comigo, que eu morresse agora!
Jó 6:10 Isto ainda seria a minha consolação, e me refrigeraria no meu tormento, não me poupando ele; porque não ocultei as palavras do Santo.
Jó 6:11 Qual é a minha força, para que eu espere? Ou qual é o meu fim, para que tenha ainda paciência?


  • Ou seja, do que vai me servir tudo isso ao final?

Jó 6:12 É porventura a minha força a força da pedra? Ou é de cobre a minha carne?




















Filipenses 4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Jó 6:13 Está em mim a minha ajuda? Ou desamparou-me a verdadeira sabedoria?
Jó 6:14 Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-Poderoso.
Jó 6:15 Meus irmãos aleivosamente me trataram, como um ribeiro, como a torrente dos ribeiros que passam.


Jó 6:16 Que estão encobertos com a geada, e neles se esconde a neve,
Jó 6:17 No tempo em que se derretem com o calor, se desfazem, e em se aquentando, desaparecem do seu lugar.
Jó 6:18 Desviam-se as veredas dos seus caminhos; sobem ao vácuo, e perecem.
Jó 6:19 Os caminhantes de Tema os vêem; os passageiros de Sabá esperam por eles.
Jó 6:20 Ficam envergonhados, por terem confiado e, chegando ali, se confundem.
Jó 6:21 Agora sois semelhantes a eles; vistes o terror, e temestes.
Jó 6:22 Acaso disse eu: Dai-me ou oferecei-me presentes de vossos bens?


Jó 6:23 Ou livrai-me das mãos do opressor? Ou redimi-me das mãos dos tiranos?
Jó 6:24 Ensinai-me, e eu me calarei; e fazei-me entender em que errei.


Jó 6:25 Oh! quão fortes são as palavras da boa razão! Mas que é o que censura a vossa argüição?
Jó 6:26 Porventura buscareis palavras para me repreenderdes, visto que as razões do desesperado são como vento?


  • Vocês vão me acusar pelo fruto do que eu estou dizendo que é puro desespero?

Jó 6:27 Mas antes lançais sortes sobre o órfão; e cavais uma cova para o amigo.
Jó 6:28 Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim; e vede se minto em vossa presença.
Jó 6:29 Voltai, pois, não haja iniqüidade; tornai-vos, digo, que ainda a minha justiça aparecerá nisso.
Jó 6:30 Há porventura iniqüidade na minha língua? Ou não poderia o meu paladar distinguir coisas iníquas?





















Jó 7:1 Porventura não tem o homem guerra sobre a terra? E não são os seus dias como os dias do jornaleiro?
Jó 7:2
Como o servo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga.


Jó 7:3 Assim me deram por herança meses de vaidade; e noites de trabalho me prepararam.
Jó 7:4 Deitando-me a dormir, então digo: Quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama até à alva.


Jó 7:5 A minha carne se tem vestido de vermes e de torrões de pó; a minha pele está gretada, e se fez abominável.

Jó 7:6 Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e acabam-se, sem esperança.
Jó 7:7 Lembra-te de que a minha vida é como o vento; os meus olhos não tornarão a ver o bem.
Jó 7:8 Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, porém não serei mais.
Jó 7:9 Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Jó 7:10 Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.


Jó 7:11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.

Tiago 5:11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

Jó 7:12 Sou eu porventura o mar, ou a baleia, para que me ponhas uma guarda?
Jó 7:13 Dizendo eu: Consolar-me-á a minha cama; meu leito aliviará a minha ânsia;
Jó 7:14 Então me espantas com sonhos, e com visões me assombras;


Jó 7:15 Assim a minha alma escolheria antes a estrangulação; e antes a morte do que a vida.
Jó 7:16 A minha vida abomino, pois não viveria para sempre; retira-te de mim; pois vaidade são os meus dias.
Jó 7:17 Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,
Jó 7:18 E cada manhã o visites, e cada momento o proves?

















Salmos 8:3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Salmos 8:4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?


Jó 7:17 Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,
Jó 7:18 E cada manhã o visites, e cada momento o proves?


Jó 7:19 Até quando não apartarás de mim, nem me largarás, até que engula a minha saliva?
Jó 7:20 Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens?


  • E aqui Jó faz uma pergunta a Deus: Senhor, se eu peco, então no que eu te afeto?

Jó 7:20 Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado?
Jó 7:21 E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais.



















Jó 8:1 Então respondendo Bildade o suíta, disse:
Jó 8:2 Até quando falarás tais coisas, e as palavras da tua boca serão como um vento impetuoso?
Jó 8:3 Porventura perverteria Deus o direito? E perverteria o Todo Poderoso a justiça?


Jó 8:4 Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.

Jó 8:5 Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia;
Jó 8:6 Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça.


Jó 8:7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo.
Jó 8:8 Pois, eu te peço, pergunta agora às gerações passadas; e prepara-te para a inquirição de seus pais.
Jó 8:9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
Jó 8:10 Porventura não te ensinarão eles, e não te falarão, e do seu coração não tirarão palavras?
Jó 8:11 Porventura cresce o junco sem lodo? Ou cresce a espadana sem água?
Jó 8:12 Estando ainda no seu verdor, ainda que não cortada, todavia antes de qualquer outra erva se seca.


Jó 8:13 Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do hipócrita perecerá.

Jó 8:14 Cuja esperança fica frustrada; e a sua confiança será como a teia de aranha.
Jó 8:15 Encostar-se-á à sua casa, mas ela não subsistirá; apegar-se-á a ela, mas não ficará em pé.
Jó 8:16 Ele é viçoso perante o sol, e os seus renovos saem sobre o seu jardim;
Jó 8:17 As suas raízes se entrelaçam, junto à fonte; para o pedregal atenta.
Jó 8:18 Se Deus o consumir do seu lugar, negá-lo-á este, dizendo: Nunca te vi!
Jó 8:19 Eis que este é a alegria do seu caminho, e outros brotarão do pó.
Jó 8:20 Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores.


Jó 8:21 Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo.
Jó 8:22 Os que te odeiam se vestirão de confusão, e a tenda dos ímpios não existirá mais.
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário