terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Jó 12- 13 – Resposta aos Críticos






















Jó 12- 13 – Resposta aos Críticos

Jó 12:1 Então Jó respondeu, dizendo:
Jó 12:2 Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria.
Jó 12:3 Também eu tenho entendimento como vós, e não vos sou inferior; e quem não sabe tais coisas como essas?


Jó 12:4 Eu sou motivo de riso para os meus amigos; eu, que invoco a Deus, e ele me responde; o justo e perfeito serve de zombaria.

Jó 12:5 Tocha desprezível é, na opinião do que está descansado, aquele que está pronto a vacilar com os pés.

Jó 12:6 As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo.

  • Deus em algum sentido tem permitido eles terem tudo o que tem, e vivem como se não passasse nada.

Jó 12:7 Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber;
Jó 12:8 Ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão.


Jó 12:9 Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do Senhor fez isto?
Jó 12:10 Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.


Jó 12:11 Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?
Jó 12:12 Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento.


Jó 12:13 Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.

Jó 12:14 Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte.
Jó 12:15 Eis que ele retém as águas, e elas secam; e solta-as, e elas transtornam a terra.


Jó 12:16 Com ele está a força e a sabedoria; seu é o que erra e o que o faz errar.
Jó 12:17 Aos conselheiros leva despojados, e aos juízes faz desvairar.
Jó 12:18 Solta a autoridade dos reis, e ata o cinto aos seus lombos.
Jó 12:19 Aos sacerdotes leva despojados, aos poderosos transtorna.
Jó 12:20 Aos acreditados tira a fala, e tira o entendimento aos anciãos.
Jó 12:21 Derrama desprezo sobre os príncipes, e afrouxa o cinto dos fortes.
Jó 12:22 Das trevas descobre coisas profundas, e traz à luz a sombra da morte.
Jó 12:23 Multiplica as nações e as faz perecer; dispersa as nações, e de novo as reconduz.
Jó 12:24 Tira o entendimento aos chefes dos povos da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho.
Jó 12:25 Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz desatinar como ébrios.






















Jó 13:1 Eis que tudo isto viram os meus olhos, e os meus ouvidos o ouviram e entenderam.
Jó 13:2 Como vós o sabeis, também eu o sei; não vos sou inferior.
Jó 13:3 Mas eu falarei ao Todo-Poderoso, e quero defender-me perante Deus.


Jó 13:4 Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada.

  • Ou seja, vocês não servem para nada.

Jó 13:5 Quem dera que vos calásseis de todo, pois isso seria a vossa sabedoria.
Provérbios 17:28 Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.
Jó 13:6 Ouvi agora a minha defesa, e escutai os argumentos dos meus lábios.
Jó 13:7 Porventura por Deus falareis perversidade e por ele falareis mentiras?


Jó 13:8 Fareis acepção da sua pessoa? Contendereis por Deus?
Jó 13:9 Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou zombareis dele, como se zomba de algum homem?

Jó 13:10 Certamente vos repreenderá, se em oculto fizerdes acepção de pessoas.

Jó 13:11 Porventura não vos espantará a sua alteza, e não cairá sobre vós o seu terror?
Jó 13:12 As vossas memórias são como provérbios de cinza; as vossas defesas como defesas de lodo.


Jó 13:13 Calai-vos perante mim, e falarei eu, e venha sobre mim o que vier.
Jó 13:14 Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão?

Jó 13:15 Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.

Jó 13:16 Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele.
Jó 13:17 Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração.
Jó 13:18 Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.
Jó 13:19 Quem é o que contenderá comigo? Se eu agora me calasse, renderia o espírito.
Jó 13:20 Duas coisas somente não faças para comigo; então não me esconderei do teu rosto:
Jó 13:21 Desvia a tua mão para longe, de mim, e não me espante o teu terror.
Jó 13:22 Chama, pois, e eu responderei; ou eu falarei, e tu me responderás.
Jó 13:23 Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado.


Jó 13:24 Por que escondes o teu rosto, e me tens por teu inimigo?
Jó 13:25 Porventura acossarás uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás o restolho seco?


Mateus 12:20 Não esmagará a cana quebrada,enão apagará o morrão que fumega,até que faça triunfar o juízo.

















Jó 13:26 Por que escreves contra mim coisas amargas e me fazes herdar as culpas da minha mocidade?

Jó 13:27 Também pões os meus pés no tronco, e observas todos os meus caminhos, e marcas os sinais dos meus pés.
Jó 13:28 E ele me consome como a podridão, e como a roupa, à qual rói a traça.



































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário