terça-feira, 23 de outubro de 2018

Hashem - O que há em um Nome? (Parte 1)















































































Hashem - O que há em um Nome? (Parte 1)


Provérbios 30:4 Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Certamente o sabes!
  • A palavra hebraica Hashem, significa literalmente "O Nome".


















Provérbios 6:16 Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Provérbios 6:17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
Provérbios 6:18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
Provérbios 6:19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

  • Devemos ensinar e seguir a Palavra de Deus.



















1 Reis 4:1 E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
  • Isso é semelhante ao nosso desejo de "ter um bom nome". Isto não tem nada a ver com o nome real mas o personagem de alguém com o nome.



















י   = Ele Será.

וה = Ele É (הווה = hove) presente, estar

ה = Ele Foi ( היה = haya = foi, esteve














Gênesis 3:20 E chamou Adão o nome (Shem) de sua mulher Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.
  • A reputação de Eva é que ela é a mãe de todos os viventes. Assim, que determinou o seu "Shem" (Nome).





















Gênesis 11:9 Por isso se chamou o seu nome (Shem) Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
  • A reputação de Bavel é que é confusão, ou a mistura.


























Gênesis 11:4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, (Shem) para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
  • A torre de Babel foi destinada a dar à cidade uma reputação ou glória que viria a ser conhecido.



























Gênesis 12:2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome (Shem); e tu serás uma bênção.
  • A reputação ou o caráter ou a autoridade de Abraão era para ser grande.





















Números 6:27 Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.
  • Nós recebemos uma benção sobre a reputação e caráter do Nome do Eterno "shem".






















Deuteronômio 10:20 Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.

Deuteronômio 22:14 E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem.

Deuteronômio 25:10 E o seu nome se chamará em Israel: A casa do descalçado.

Deuteronômio 28:58 Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o SENHOR TEU DEUS,

1 Samuel 12:22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.

2 Samuel 8:13 Também Davi ganhou nome, voltando ele de ferir os sírios no vale do Sal, a saber, a dezoito mil.
  • Esses versículos nos servem como exemplos suficientes para ilustrar como "shem" ou Nome denota uma compreensão de caráter ou reputação ou até mesmo fama.



















NOME COMO AUTORIDADE
  • Abrão foi chamado a autoridade do Eterno. Será que isso significa que Abrão pronunciava corretamente o Nome do Eterno?
Gênesis 13:4 Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.

Êxodo 23:21 Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

















Deuteronômio 7:24 Também os seus reis te entregará na mão, para que apagues os seus nomes de debaixo dos céus; nenhum homem resistirá diante de ti, até que os destruas.

Deuteronômio 9:14 Deixa-me que os destrua, e apague o seu nome de debaixo dos céus; e te faça a ti nação mais poderosa e mais numerosa do que esta.

Deuteronômio 12:3 E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.

Deuteronômio 29:20 O Senhor não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do Senhor e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.

Deuteronômio 12:5 Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis

Deuteronômio 12:11 Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.



















Deuteronômio 18:5 Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias.

Deuteronômio 18:19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.
Deuteronômio 18:20 Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
Deuteronômio 18:21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.


Deuteronômio 21:5 Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do Senhor; e pela sua palavra se decidirá toda a demanda e todo o ferimento;

Deuteronômio 28:10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.

Deuteronômio 32:3 Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
  • Então, muitas vezes, no Antigo Testamento, shem ou Nome denota todos os aspectos do seu uso literal.

















2 Samuel 22:50 Por isso, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores ao teu nome.

1 Reis 5:5 E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.

1 Reis 8:17 Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.

1 Reis 8:41 E também ouve ao estrangeiro, que não for do teu povo Israel, quando vier de terras remotas, por amor do teu nome.
  • Quando a Bíblia fala de tomar o nome de Deus para as nações, ele não está falando sobre o próprio nome, mas o Seu caráter.




















Profanar o NOME:
  • A ordem para não tomar o nome de Deus em vão, literalmente, significa a não representar seus atributos de uma maneira falsa.
Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Deuteronômio 5:11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
  • E mais uma vez, o Nome representa seus Atributos, suas características, suas instruções, seus ensinamentos.


















Levítico 18:21 Você não pode dar qualquer um dos seus filhos para lhes oferecer a Moloque, e assim profanando o nome (Shem) do vosso Deus: Eu sou o Senhor.
  • Quando nós juramos falsamente, que faz inútil a autoridade de YHWH.
Levítico 19:12 Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.
  • Devemos fazer o que dizemos. Se não o fizermos, nós fazemos nossas promessas sem valor.
Levítico 21:6 Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, e o pão do seu Deus; portanto serão santos.





















O que significa "saber o nome"?

Êxodo 6:3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
  • Será que Abraão sabia o Nome do Eterno? 
Gênesis 16:2 Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
  • Saber o nome do Eterno não se trata de ortografia e da pronúncia. Trata-se de saber o seu caráter, a sua reputação e autoridade de nosso Criador.


















Salmos 9:10 Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.

Isaías 52:6 Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.
Isaías 52:5 E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o Senhor; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo.

Isaías 52:6 Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.

Jeremias 16:21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mão e o meu poder; e saberão que o meu nome é o Senhor.

Ezequiel 39:7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.















Êxodo 8:8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor.
  • O que o Faraó não sabia era reconhecer e aplicar o caráter, a reputação e autoridade do Criador, e isto foi a sua queda.























  • Qual é o nome do nosso Criador?
  • O que é o Tetragrama?
  • Por que "Senhor" substitui o Tetragrama nas diferentes traduções da Bíblia?
  • Por que é que é dito que "YHWH" foi revelado em Êxodo?
  • É errado dizer "Senhor"?
  • Podemos pronunciar o Nome do nosso Criador corretamente? Se sim, como?
  • O que significa transliterar o Nome?
  • Qual é o nome do nosso Messias?
  • Será que a forma transliterada do nome d Messias como Jesus deriva do deus grego Zeus?
  • O que significa que não devemos falar os nomes de outros deuses? (Êxodo 23:13)



























































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário