sexta-feira, 6 de julho de 2018

O Primeiro Concílio de Jerusalém





O Primeiro Concílio de Jerusalém

Atos 15, é um dos temas mais mal compreendidos pelo Cristianismo, como também um dos menos estudados. Dificilmente iremos ver dentro das igrejas esse assunto ser explicado ou estudado.

Salmos 19:7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.

O que significa perfeita? Significa completa, então, algo que é perfeito, algo que é completo precisa de melhoras, de ajustes?

Salmos 19:8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.
Salmos 19:9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.
Salmos 19:10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.
Salmos 19:10 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.












 Alguns tópicos que precisamos entender, são:
1) Quem participou desse Concílio?
2) A salvação dos gentios através da circuncisão.
3) O que significa "restaurar" o tabernáculo caído de Davi?
4) Leis iniciais para conversão de um gentio
5) O gentio precisa guardar apenas as "Leis Noéticas?"











1.    Quem participou desse concílio? 

Atos 15:1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.
Atos 2:2  Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.
Atos 15:3 Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samária, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
Atos 15:4  E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Atos 15:5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

















2. A salvação dos gentios através da circuncisão

Romanos 2:25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.

1 Coríntios 7:19 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.

Será que Paulo esta dizendo que não importa que um gentios se circuncide? Será que o apostolo Paulo que era um rabino, está dizendo que a circuncisão não importa?

Filipenses 3:2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;

De quem será que Paulo está falando? Quem são cães segundo bíblia?

Filipenses 3:3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
Filipenses 3:4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
Filipenses 3:5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fariseu;
Filipenses 3:6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.

Gálatas 5:6 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.

A qual tipo de circuncisão Paulo está se referindo? A circuncisão rabínica!

João 14:15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

João 14:24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Romanos 13:8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Podemos entender, que tudo se resume em um preceito: A OBEDIÊNCIA AOS MANDAMENTOS DE DEUS! A circuncisão é importante, pois é um preceito da Torá, mas não vale de nada se o indivíduo não obedece a Lei. Agora podemos entender que Paulo, assim como todos os discípulos, não foram contra a circuncisão, mas sim, a circuncisão hipócrita, ou seja, a circuncisão como fonte de salvação.

Os discípulos de forma bastante clara e coesa, entenderam que os gentios não iriam obedecer a Lei da noite para o dia, por isso estipularam apenas alguns mandamentos, pois estes mandamentos prescritos tinham uma grande relação com a idolatria e prostituição, coisa que os gentios cometiam bastante.













Atos 15:4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Atos 15:5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

Temos que entender dentro da perspectiva hebraica o que significa ser salvo. Porque para perspectiva ocidental ser salvo é subir ao céu. Porém, a perspectiva de ser salvo é ser enxertado na nação de Israel, porque ser enxertado na nação de Israel implica salvação.













Atos 15:6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
Atos 15:7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem

Pedro está falando de Cornélio.

Atos 15:8 E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
Atos 15:9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
Atos 15:10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?

A qual julgo Pedro está se referindo? Será a Toráh que foi dada no Monte Sinai?











Atos 15:11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

Isto não um ensinamento contrario a Toráh porque o que está escrito na Lei? O justo pela fé viverá!

Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
Atos 15:13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Atos 15:14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
Atos 15:15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
Atos 15:16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.
Atos 15:17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas.

Amós 9:9 Porque eis que darei ordem, e sacudirei a casa de Israel (as 10 Tribos do norte) entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão.
Amós 9:10 Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os que dizem: Não nos alcançará nem nos encontrará o mal.
Amós 9:11 Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade.
Amós 9:12 Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas.
Amós 9:13 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
Amós 9:14 E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.










Atos 15:19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

Esta palavra pertubar é a mesma que a palavra amargura. Porque a palavra hebraica HECHMIR tem a ver com agravar, amargura.

Atos 15:20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Proibida a idolatria.  
2 Proibida a Blasfêmia.  
3 Proibido Assassinar.  
4 Proibido a Fornicação. 
5 Proibido o Roubo.  
6 Proibido Comer um membro de um animal vivo.  
7 Estabelecer Corte de Justiça.

Somente duas leis aqui correspondem as 7 leis de Noé as restantes são um pouco forçadas.

Existe um grupo dentro do Judaísmo Ortodoxo dos mais ativos e numerosos, e tem as instruções do seu rabino o rebe Lubavitch (Menachem Mendel Schneerson quem é considerado o Messias pelos seus seguidores, o mesmo faleceu em 2004)











Atos 15:21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada Sábado é lido nas sinagogas.

A implica que a preocupação neste momento com os gentios é que obedeçam a lei.

Atos 15:22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
Atos 15:23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
Atos 15:24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento.
Atos 15:25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Atos 15:26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus.
Atos 15:27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
Atos 15:28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Atos 15:29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Veja que aqui não disse "para serem salvos" e sim para que "bem vos vá"e porque? Porque fazer as coisas não nos salva e sim a fé em Yeshua que é o único quem nos salva.

Atos 15:30 Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
Atos 15:31 E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

Qual era a exortação? Que estes "estrangeiros" poderiam cumprir as coisas, pois já faziam parte do povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário