quinta-feira, 19 de julho de 2018

O Messias no Antigo Testamento: A Genealogia de Yeshua





































Série O Messias no Antigo Testamento: A Genealogia de Yeshua

E existem muitas objeções que são comuns contra de Yeshua como sendo o Messias, e essas objeções são baseadas nas genealogias de Mateus e Lucas.

E na verdade, as genealogias de toda a Bíblia, tanto do Antigo Testamento e do Novo Testamento apresentam uma série de desafios difíceis.
















Então a objeção é:
Se Yeshua é nascido de uma virgem,  ele não pode ser o Filho de Davi,
uma vez que Maria descende de Natã, não Salomão.
 Jeremias 23:5 Assim diz o Senhor, em que levantarei a David um Renovo justo, e ele reinará como rei e lidar sabiamente, e executará juízo e justiça na terra
Jeremias 23:56 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome pelo qual será chamado:. Senhor nossa justiça.

O Antigo Testamento lista os filhos de David da seguinte forma.

1 Crônicas 3:1 E estes foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnom, de Ainoã, a jizreelita; o segundo Daniel, de Abigail, a carmelita;
1 Crônicas 3:2 O terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite;
1 Crônicas 3:3 O quinto, Sefatias, de Abital; o sexto, Itreão, de Eglá, sua mulher.
1 Crônicas 3:4 Seis filhos lhe nasceram em Hebrom, porque ali reinou sete anos e seis meses; e trinta e três anos reinou em Jerusalém.
1 Crônicas 3:5 E estes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, e Sobabe, e Natã, e Salomão; estes quatro lhe nasceram de Bate-Sua, filha de Amiel.


Dos dez filhos de David listados Salomão é apontado.

1 Crônicas 22:9 Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.
1 Crônicas 22:10 Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.


Assim, se o trono de "seu reino" é de Salomão, como pode ser Yeshua o Messias, uma vez que, de acordo com a genealogia de Lucas, ele é não fisicamente de SalomãoGenealogia de Lucas registra linha de Miriam em oposição a genealogia de Mateus que registra a linha de José.

De acordo com Lucas, Maria é descendente de Natã filho de Davi, não Salomão.













A Genealogia narrada por Mateus.

A genealogia narrada por Mateus se refere ao pai e não ao marido de Maria, a palavra em que foi traduzida como "marido", trata-se da palavra aramaica (ga’bra) que significa Guardião, Tutor, homem da casa. Pela falta de contextualização e de atenção do tradutor ele traduziu como “marido”, e isso não está certo, o correto seria "pai de Maria", como veremos mais na frente.


Sefer  toledot Yeshua HaMashiach Ben Dauid Ben Avraham

Mateus 1:1 Livro da geração de Jesus, filho de Davi, filho de Abraão.
Mateus 1:2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
Mateus 1:3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
Mateus 1:4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
Mateus 1:5 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
Mateus 1:6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
Mateus 1:11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
Mateus 1:12 E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
Mateus 1:13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
Mateus 1:14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
Mateus 1:15 E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó,
Mateus 1:16 E Jacó gerou a José, marido (Ga’bra) de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Mateus 1:17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações

O José do verso 16, no 1º capítulo de Mateus é o Pai de Maria e não o marido.

- Podem perguntar: Mas nos versos seguintes fala que José estava desposado com Maria, então como ele é o pai de Maria

- É simples, são dois José, um é o pai de Maria e o outro o marido de Maria. Isso se dá ao erro do tradutor; no verso 16 de Mateus diz na peshitta aramaica: "Jacó gerou José, (ga’bra) de Maria..." no verso 19 diz: "Então José seu marido (baalah) como era justo..." (Veja!) no verso 19 onde se refere ao marido de Maria usa a palavra "baalah" que quer dizer (marido, dono, senhor) e não "ga’bra" (que pode significar, guardião, tudo ou pai) como no verso 16, o que indica significados diferentes pelo uso de palavras diferentes em um espaço muito curto de tempo!

Ocorrências da palavra ga’bra como homem em: Mateus 7:24; Mateus 7:26; Mateus 8:9; Mateus 9:9.

Ocorrências da palavra ga’bra como marido em: Mateus 19:5; Mateus 19:10; Marcos 10:02; 1 Coríntios 7:14; 1 Coríntios 7:16; 2 Coríntios 11:02; Efésios 5:23.

Ocorrências da palavra ga’bra como Pai em: Mateus 7:09; Mateus 21:28; Mateus 22:02; e Mateus 1:16.

Ocorrências da palavra baalah no (Novo Testamento): "Marcos 10:12; Lucas 2:36; Atos 5:10; Romanos 7:2-3; 1 Coríntios 7:10; 1 Coríntios 7:13; 1 Coríntios 7:39; Efésios 5:33". Todas significando literalmente marido diferentemente de "ga’bra"


















Lucas 3:23  Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli,
Lucas 3:24 filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,
Lucas 3:25 filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai [...]

Podemos perceber isso claramente em Lucas 3:23-38, onde Lucas narra a genealogia do Pai do Messias e marido de Maria. Essa genealogia narrada por Lucas, difere da genealogia narrada por Mateus, simplesmente porque são pessoas distintas, enquanto na genealogia do livro de Mateus diz no verso 6: “e a Jessé nasceu o rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias.

Na genealogia narrada por Lucas diz no capítulo 3 nos versos 31 e 32: "[...] Matatá de Natã, Natã de Davi, Davi de Jessé [...]" Entretanto, José "Pai" (ga’bra) de Maria vem de Davi e Salomão; e José marido (baalah) de Maria vem de David e Natã. Ambos vêm de David, mas, de filhos diferentes de Davi, um de Salomão e outro de Natã.




















Menachem

O Zohar faz uma declaração incrivelmente fascinante:
"Quem levar a boa nova a Sião" é Hefzibá, a esposa de Natã, filho de Davi, que é a mãe do Messias, Menachem filho de Amiel, que era seu DESCENDENTE. Ela deve sair e levar as boas novas a redenção." Zohar 3:173b, Parashá Shelach Lekha de 45: 298, Zohar.com
Em judaica Aggadah, a mãe do Messias é chamada de "Refizbá que significa, "o meu prazer está nela"

Também no Sefer Zerubavel faz um comentário interessante
"Este é o Messias do Senhor, que está escondido aqui até o tempo do fim, e seu nome é Menachem filho de 'Amiel, e ele nasceu nos dias de Davi, rei de Israel, e o espírito levou-o e escondeu-o aqui até o tempo do fim "e eu perguntei a Metatron e ele disse-me:" o Santo, bendito seja, vai dar a equipe de salvação para Refzibá, a mãe de Menachem, e uma estrela brilhará diante dela ..." Sefer Zerubavel, citando o Messias Textos de Raphael Patai. pg 125
















Lamentações 1:16  Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão assolados, porque prevaleceu o inimigo.

O site Chabad.org observa o comentário do R 'Reuven sobre esta passagem difícil no Zohar:

O famoso estudioso judeu do século 20 e cabalista Rabbi Reuven Margolies explica que o Zohar tem o cuidado de descrever o Mashiach como sendo um descendente da esposa de Natã, ao invés de si mesmo Natã. Natã faleceu sem filhos, e Salomão, seu irmão casou com sua viúva, de acordo com as leis da Yibum, lem um casamento levirato, o primeiro filho da viúva e o irmão do falecido é considerado uma continuação da linha do marido morto. Portanto, Mashiach é referido aqui como "descendência" de Nathan, mesmo que ele é um descendente do rei Salomão.Chabad.org, o Messias é um descendente do rei Salomão, Yehuda Shurpin






















Tzemach David

Miriam é um descendente física direto de Salomão, embora seja legalmente contado para Natã. Jesus não só descende legalmente de David e Salomão por intermédio de José mas também fisicamente através de sua mãe Maria.













No Siddur, a seguinte oração é parte do Shemoneh Esrei , que é a oração mais importante na sinagoga. E Shemoneh Esrei significa as Dezoito Bênçãos.

Rapidamente faze com que a descendência de David, seu servo, para florescer, e levante a sua glória pela sua ajuda divina, porque esperamos por tua salvação todo o dia. Bendito és tu, ó Eterno, que faz com que a força da salvação a florescer. Oração para o Rei Messiânico - Amidah


















A Maldição de Jeconias.

Talvez um dos argumentos mais difundidos ​​contra o Messias Yeshua por parte dos anti-missionários é a a maldição sobre Jeconias.

E muitos deles usam este argumento para dizer que Yeshua não pode ser o Messias. Muitos crentes, que sabem pouco sobre o Antigo Testamento ou tradição judaica estão em uma situação difícil para ter uma resposta contra este argumento.

















O problema com Jeconias:

Jeremias 22:24 Vivo eu, diz o Senhor, que ainda que Conias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo na minha mão direita, contudo dali te arrancaria.
Jeremias 22:25 E entregar-te-ei na mão dos que buscam a tua vida, e na mão daqueles diante de quem tu temes, a saber, na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, e na mão dos caldeus.
Jeremias 22:26 E lançar-te-ei, a ti e à tua mãe que te deu à luz, para uma terra estranha, em que não nasceste, e ali morrereis.
Jeremias 22:27 Mas à terra, para a qual eles com toda a alma desejam voltar, para lá não voltarão.
Jeremias 22:28 É, pois, este homem Conias um ídolo desprezado e quebrado, ou um vaso de que ninguém se agrada? Por que razão foram arremessados fora, ele e a sua geração, e arrojados para uma terra que não conhecem?
Jeremias 22:29 Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor.
Jeremias 22:30 Assim diz o Senhor: Escrevei que este homem está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus dias; porque nenhum da sua geração prosperará, para se assentar no trono de Davi, e reinar ainda em Judá.


O "problema" surge no Evangelho de Mateus, na genealogia de Yeshua:

Mateus 1:10 E Ezequias gerou Manassés, pai de Amon, Amon gerou Josias;
Mateus 1:11 E Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 
Mateus 1:12 Em seguida, após o exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel

O argumento anti-missionário contra Yeshua é que Jeconias está listado na genealogia de Yeshua, e a maldição de Jeconias exclui qualquer de seus descendentes de se sentar sobre o trono de Davi.



















O anel do Selo:

É importante analisar esta questão com muito cuidado e não sair com uma compreensão simplista e superficial do texto.

Ageu 2:23 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 22:24  Vivo eu, diz o Senhor, que ainda que Conias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo (Chotam) na minha mão direita, contudo dali te arrancaria.

Agora, como mencionado em Ageu, ele diz para Zerubabbel, o neto de Jeconias.

Ageu 2:23 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar (Chotam) porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.

 A frase o "anel de selar" aqui implica que a maldição foi tirada.











A Tradição Judaica:


R. Joanã disse: R. Johanan disse: O exílio faz expiação por tudo, por que está escrito, Assim diz o Senhor: Escrevei que este homem está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus dias; porque nenhum da sua geração prosperará, para se assentar no trono de Davi, e reinar ainda em Judá. Jeremias 22:30.

Enquanto que depois que ele [o rei] foi exilado, está escrito, E os filhos de Jeconias, – o mesmo é Assir – Salatiel seu filho etc. (E os filhos de Jeconias: Assir, e seu filho Salatiel. 1 Crônicas 3:17). [Ele foi chamado] Assir [אַסִּיר significa prisioneiro], porque sua mãe o concebeu na prisão.

Salatiel, porque Deus não o plantou do modo como outros são plantados. Nós sabemos por tradição que uma mulher não consegue conceber em posição de pé. [Ainda ela venha a conceber em pé. Outra interpretação: Salatiel, porque obteve [da justiça celestial] a absolvição dele.

Zorobabel [foi chamado assim] porque ele foi semeado em Babilônia. Mas [o seu verdadeiro nome era] Neemias, filho de Hacalias.

Notas de rodapé:

I Crônicas 3:17. Não obstante a maldição que ele deveria ficar sem filhos e não prosperar, depois de ser exilado, ele foi perdoado. Sanhedrin 37b – 38a, Soncino Talmud Edition

1 Crônicas 33: 17 - Não obstante a maldição que ele deveria ter filhos e não prosperar, depois de ter sido exilado, ele foi perdoado.

Que tinha feito, para punir Jeconias com esterilidade. Sanhedrin  37b - 38ª.


























O Midrash Rabbá, que são histórias simbólicas, que buscam o significado mais profundo das histórias bíblicas (semelhantes às parábolas) diz:

Eles fizeram o bezerro e mereceram ser exterminados, e eu teria pensado que Ele iria amaldiçoar e destruir eles, no entanto, logo que se arrependessem, o perigo era afastado, e o Senhor se arrependeu do mal (ib. 32:14)

E então em muitos lugares. Por exemplo, ele falou sobre Jeconias: Porque nenhum homem de sua semente prosperará (Jeremias 22:30) e diz, eu derrubarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações... naquele dia, diz  o Senhor dos exércitos, eu te tomarei, ó Zorobabel, meu servo, filho de Salatiel, diz o Senhor, e te farei como um anel de selar (Ageu 2:22).

Assim, foi anulado o que ele tinha dito ao seu antepassado, a saber enquanto eu vivo, diz o Senhor, embora Conias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, era o sinal na minha mão direita, contudo eu iria arrancá-lo daí (Jeremias 22:24). Números Rabá 20: 20) Soncino Imprensa Edição















Pesikta Rabbati, uma das obras mais fascinantes da literatura rabínica, diz:

R. Joshua ben Levi, porém, argumentou assim: Arrependimento cancela todo o decreto, e a oração a metade do decreto. Você encontra isso no caso de Jeconias, rei de Judá.

Porque o Santo, bendito seja, jurou no Seu furor, Enquanto Eu vivo, diz o Senhor, Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, era um anel de selar em uma mão, mesmo a Minha mão direita – nota, como o R. Meir disse, que foi por Sua mão direita que Deus jurou – Eu te arrancaria (Jeremias 22:24).

E o que foi decretado contra Jeconias? Que ele morreria sem filhos. Como é dito, Escrevei que este homem está privado de filhos (Jeremias 22:30).

Mas assim que ele declarou a penitência, o Santo, abençoado seja ele, anulou o decreto, como é demonstrado pela referência das Escrituras aos filhos de Jeconias – o mesmo é Assir – Salatiel seu filho, etc. (1 Crônicas 3:17). E as Escrituras dizem ainda: naquele dia. . . Te tomarei, O Zerubbabel. . . filho de Salatiel. . . E farei você como um anel de selar (Ageu 2:23)

Eis, portanto, como a penitência pode cancelar o decreto inteiro!  Pesikta Rabbati, Piska 47, traduzido por William G. Braude, Yale University Press, pg. 797-798






















A Enciclopédia Judaica diz, não só foi a maldição que revogada, mas que Jeconias foi o antepassado do Messias!

Tristes experiências de Joaquim mudou de natureza inteiramente, e como ele se arrependeu dos pecados que cometera como rei, ele foi perdoado por D'us, que revogou o decreto no sentido de que nenhum de seus descendentes nunca deve tornar-se rei (Jeremias 22. 30;. Pesi, ed Buber 163a, b)..; ele mesmo se tornou o ancestral do Messias (Toledot, 20 [ed. Buber, 140]) " Enciclopédia Judaica, entrada em Joaquim [1]















Zacarias 4:7  Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.

Midrash Tanchuma, como a Enciclopédia Judaica que mencionei acima, diz o seguinte sobre esta passagem de Zacarias.

O que significa,  Quem és tu ó grande monte? Este é o Rei Messias. E por que ele é chamado de grande monte? Porque ele é maior do que os Pais ... mais elevada do que Abraão ... mais elevada do que Moisés ... e mais alto que os anjos ministradores ... e de quem ele irá emitir? De Zorobabel ... " Midrash Tanchuma, Toledot 14, ed. Buber 1: 139, citado no Messias Textos de Raphael Patai, pg. 41 [2]

Muitos anti-missionários não citam estas referências em suas tentativas para provar que Yeshua não é o Messias dizendo que é invalidada pela maldição de Jeconias, porque isso iria destruir a base de todo o seu argumento.

No entanto, Shlomo Ishtov, escrevendo para Messias verdade, uma organização anti-missionária , oferece uma extensa lista de referências judaicas para a retirada da maldição de Jeconias, o desenraizamento totalmente o argumento inicial dos anti-missionários, mesmo depois que ele faz um caso como a razão pela qual:

"Esta maldição afeta genealogias cristãs como encontrados no Novo Testamento" Ele cita o seguinte: "Talmud, Sanhedrin 37b-38a, Pesikta Rabbati, piska 47, Números Rabá 20: 20, Pesikta de Rab Kahana, Tanhuma Genesis, o rabino AJ Rosenberg, e a Enciclopédia judaica











































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário