terça-feira, 22 de maio de 2018














































































































































  • Divórcio
  • Separação 
  • Perseverança




















Nota de Introdução:

     O conceito de separação como já vimos anteriormente não existe na Bíblia. A separação somente pode aumentar a possibilidade de cair no pecado de adultério. 














1 Coríntios 7:1  Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
1 Coríntios 7:2  Mas, por causa da fornicação cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
1 Coríntios 7:3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.













Provérbios 5:18  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.

Ou seja, que os desejos não vá a outro sentido. Que ao invés de estar indo buscar satisfação fora do casamento, disse este provérbio: Seja bendito o teu manancial.

















1 Coríntios 7:3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
1 Coríntios 7:4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

1 Coríntios 7:5  Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.


E neste texto quando Paulo menciona Satanás, temos que entender simplesmente como a Yetze Hará, ou seja, a Inclinação ao Mal que mora em todos nós, algo que nos impulsa, que nos tenta a cair em uma relação equivocada

















Deuteronômio 24:1  Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:2  Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,
Deuteronômio 24:3  E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
Deuteronômio 24:4  Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.

















Então havia duas escolas de interpretação, e uma era a corte rabínica:

Shamai & Hillel 
























Mateus 19:1  E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;
Mateus 19:2  E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.
Mateus 19:3 Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

Os fariseus eram os que estavam sempre interpretando a Toráh, e em base a pergunta deles podemos saber que classe de fariseus eles eram, porque havia fariseus do lado de Hillel e havia fariseus do lado de Shamai: então eles perguntam a Yeshua:

Mateus 19:4  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
Mateus 19:5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Mateus 19:6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Mateus 19:7  Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Yeshua responde esta pergunta e dar a razão pela qual Moisés permitiu a carta divorcio.

Mateus 19:8  Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

Ou seja, por causa da dureza do coração dos homens


Mateus 19:9  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Então, Yeshua neste momento estabelece a lei do divorcio.



















1 Coríntios 7:13  E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
1 Coríntios 7:14  Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7:15  Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
1 Coríntios 7:16  Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?











1°) O divórcio só é permitido por imoralidade sexual, adultério e fornicação.

2°)  Apostasia.

















Romanos 7:1 Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?
Romanos 7:2  Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.












1 Coríntios 7:26  Por causa dos problemas atuais, penso que é melhor o homem permanecer como está.

Aqui está falando de um homem solteiro que fique na condição que está.

1 Coríntios 7:27 Você está casado? Não procure separar-se (divorciar-se). Está solteiro? Não procure esposa.

Paulo está falando isto num contexto da vinda eminente do Messias, e melhor é dedicar-se de cheio ao Reino.

1 Coríntios 7:28  Mas, se vier a casar-se, não comete pecado; e, se uma virgem se casar, também não comete pecado. Mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida, e eu gostaria de poupá-los disso.

















1 Coríntios 7:20  Cada um fique na vocação em que foi chamado.
1 Coríntios 7:21  Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
1 Coríntios 7:22  Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
1 Coríntios 7:23  Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
1 Coríntios 7:24  Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.
1 Coríntios 7:25  Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.
1 Coríntios 7:26  Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.
1 Coríntios 7:27  Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.
1 Coríntios 7:28  Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

E porque disse no versículo 27: ."Estás livre de mulher? não busques mulher?." 
Esta palavra livre no grego é a palavra λέλυσαι lelusai, que significa Divorciado, ou seja, estais divorciado, não procure se casar. 













PerguntaSe alguém se divorcia por não poderem se perdoar como casais, se houve ofensas da parte de ambos, e se casa com outra pessoa que teve um passado de pecado e a esta nova relação houve perdão?

Resposta: O que influi neste caso é muito diferente perdoar alguém as ofensas contra a própria pessoas que as ofensas que cometeu contra a vida.














Pergunta: Quando o homem adultera a mulher esquece e perdoa, quando a mulher adultera é muito difícil o homem esquecer e perdoar e restaurar o casamento?

Resposta: Definitivamente os casos assim é algo que somente Deus pode restaurar por parte de um total compromisso do casal.
























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário