sexta-feira, 16 de março de 2018

Mateus 14 - Alimentando cinco mil
































































Mateus 14:1  Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus,


























·       O irmão de Herodes, Filipe, morreu neste tempo tendo sido um governante moderdo que havia dispensado justiça sobre uma base itinerante.
 ·       Como ele morreu sem filhos, Tibério anexou seu território na província da Síria. Herodes guerreou com Aretas rei de Petra com quem juja filha havia se casado, porém Herodes havia se apaixonado depois de Hedodias, a mulher do seu meio irmçao que também se chamava Herodes, e lhe prometeu se casar com ela e repudiar a filha de Aretas.
 ·       No entanto ela ficou sabendo do acordo e pediu permissão a Herodes para visitar a cidade de Maquero (cidade onde João Batista morreu) , desde ai fugiu a seu pai na Árabia e contou a ele os planos de Herodes. E isto levou Areta a atacar Herodes cujo exército ficou totalmente destruído, Herodes escreveu acerca disto a Tibério que ficou enfurecido e ordenou a Vitélio, governador da Siria que declarou guerra contra Areta.
 ·       Porém para alguns dos judeus a calamidade acontecida a Herodes pareceu uma vergonha divina pelo trato que havia dispensado a João Batista, mesmo sendo João Batista um homem bom e exortava os judeus a viver suas vidas de maneira justa, e a praticar a justiça para com o seu semelhante e a piedade para com Deus.
 ·       Herodes de fato mandou mata-lo, João ensinava que o batismo não deve ser feito para o perdão dos pecados cometidos, senão uma consagração do corpo implicando que a alma já ficava purificada por uma conduta apropriada.













Salmos 15:1  SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Salmos 15:2  Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Salmos 15:3  Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
Salmos 15:4  A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Salmos 15:5  Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.















Mateus 14:2 E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
Mateus 14:3  Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe;
Mateus 14:4  Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la.


Mateus 14:5 E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.
Mateus 14:6  Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.


Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

E a filha de Herodias se chamava Salomé:


Mateus 14:7 Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
Mateus 14:8  E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.


Mateus 14:9 E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.


Mateus 14:10 E mandou degolar João no cárcere.
Mateus 14:11  E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe.
Mateo 14:12  E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.


Mateus 14:13  E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.

Mateus 14:14  E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.


Mateus 14:15  E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.
Mateus 14:16  Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
Mateus 14:17  Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.



E lembrando que Jacó profetizou sobre Efraim que sua descendência seria como os peixes do mar. Então porque dois peixes? 


Mateus 4:4  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Esta é uma referência a Deuteronômio 8: 3


Deuteronômio 8:3  E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.


Mateus 14:18 E ele disse: Trazei-mos aqui.
Mateus 14:19  E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
Mateus 14:20  E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.

Mateus 14:21  E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.


As pessoas esperavam um profeta específico que restauraria a Casa de Judá de volta junto com a Casa de Israel.

Atos 1:6  Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

Yeshua é o profeta que foi enviado para restaurar o Reino, mas o momento não era para ser então, senão mais tarde.

Atos 3:21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.














Temos várias metáforas que precisamos definir na alimentação dos 5.000.

    ·        Os Cinco Pães
·       Os Dois Peixes
·       As 12 Cestas
·       Os 5.000
 
Então vamos começar com os cinco pães.


João 6:35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
















João 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.



João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O pão é metaforicamente é um símbolo da Torah. 





Pirke Avot 3:17: Sem pão, não há Torá; Sem Torah não há pão.



Assim, metaforicamente definiremos o pão como a Toráh.


·       Os Cinco (5) Pães = 5 Livros da Torá.













Lucas 5:9 Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
Lucas 5:10  E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

Relacionar peixes com os homens não é exclusivo do Messias. 


















Jeremias 16:14 Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.
Jeremias 16:15  Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais.
Jeremias 16:16  Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas.














·       Os Dois Peixes = Duas Casas

A próxima metáfora que precisamos revelar é a menção das doze alcofas. As doze alcofas são "cheias de pão".


Mateus 14:20  E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.



Deuteronômio 7:9  Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.



Mateus 14:22  E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
Mateus 14:23  E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.



Mateus 14:24  E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;


Mateus 14:25  Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andan-do por cima do mar.


Era a maneira de contar o tempo, a primeira vigília era a partir das seis da tarde as nove da noite, e a segunda vigília era das noves da noite a meia noite, e a terceira vigília era da meia noite as três da manha, e a quarta vigília era das três as seis da manhã.


Mateus 14:26  E os discípulos, vendo-o an-dando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.

Ou seja, já não identificavam Yeshua como seu mestre.

Mateus 14:27  Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
Mateus 14:28  E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.


E na cultura do mundo atual, Pedro representa o papa daigreja católica.

Mateus 14:29  E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mateus 14:30  Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!




Mateus 14:31  E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?


E lembrando que a palavra Fé desde uma perspectiva hebraica é a palavra Emuna que significa Fidelidade a Torah.



João 10:27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
João 10:28  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

E mesmo que o mundo trate de te arrebatar, se você é ovelha de Yeshua, pois estas em boas mãos.


João 10:29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
João 10:30  Eu e o Pai somos um.










Mateus 14:32  E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
Mateus 14:33  Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.
Mateus 14:34  E, tendo passado para o outro lado, chegaram à terra de Genesaré.

Este é um povo ao lado do mar da Galiléia.

Mateus 14:35  E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos.


E neste capítulo 14 está o plano de redenção das 12 tribos de Israel.

Mateus 14:36  E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos.



Números 15:37  E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Números 15:38  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
Números 15:39  E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
Números 15:40  Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.
Números 15:41  Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.







Zacarias 8:22  Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos, e a suplicar o favor do Senhor.
Zacarias 8:23  Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.




Malaquias 4:1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Malaquias 4:2  Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.


E a palavra asas aqui é a palavra Kanaf que é de onde vem a palavra Tzitzit









































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário