sexta-feira, 9 de março de 2018

Mateus 13 - As Parábolas do Reino































































































































Mateus 13:1  Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;



Lembrando que o fio que segue a coluna vertebral da toda escritura é o mistério das duas casas de Israel.


Mateus 13:2  E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

E no mar há peixes que se multiplicam.


Mateus 13:3  E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
Mateus 13:4  E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

Mateus 13:5  E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mateus 13:6  Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
Mateus 13:7  E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
Mateus 13:8  E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Mateus 13:9  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



Mateus 13:10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Mateus 13:11  Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

Se você está entendendo a Palavra de Deus, isto significa que você tem recebido um dom extraordinário, porque aqui disse: mas a eles não lhes é dado.


Mateus 13:12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.


Mateus 13:13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
Mateus 13:14  E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Mateus 13:15  Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.


Mateus 13:16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Mateus 13:17  Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.


E isto é o que disse aos discípulos: Quantos profetas e justos desejaram ver o que eles estavam vendo e ouvindo e não tiveram a oportunidade? 


Mateus 13:18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Mateus 13:19  Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

Aqui está explicando que a semente que ele falou na parábola é a Palavra de Deus.


Mateus 13:20  O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;

Mateus 13:21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

E a qual palavra está Yeshua está referindo aqui?


Mateus 13:22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;


Mateus 13:23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
















·       1°) Santificação.


Romanos 6:22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.


Ø Consagração, santificação, ser um instrumento dedicado a seu serviço, lhe servimos desde nossa obediência a seus mandamentos.










·       2°) Compartilhar nossa fé.


Romanos 1:13 Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
















·       3°) O Fruto do Espírito.



Amor, gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, essas atitudes de caráter são o fruto do Espírito























·       4°) Generosidade.

Romanos 15:22 Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
Romanos 15:23  Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,
Romanos 15:24  Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
Romanos 15:25  Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.
Romanos 15:26  Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Romanos 15:27  Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.
Romanos 15:28  Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha.
Romanos 15:29  E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo.




















Filipenses 4:17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.



















·       5°) Boas Obras – Simplesmente fazer o bem.

Colossenses 1:10 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;


·       6°) Sacrifício de Louvor.



Hebreus 13:15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.











Mateus 13:24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mateus 13:25  Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.



Mateus 13:26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
Mateus 13:27  E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
Mateus 13:28  E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Mateus 13:29  Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Mateus 13:30  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


Mateus 13:31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

E aqui Yeshua está utilizando elementos que ele mesmo interpretou, e podemos interpretar de maneira correta essas parábolas.


Mateus 13:32  O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.


Mateus 13:33  Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.


O fermento quase sempre tem um caráter negativo nas Escrituras, e Yeshua falou do fermento e o identificou com a hipocrisia, com a malicia.



Mateus 23:34  Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;
Mateus 23:35  Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

Uma vez mais, aqui se estabelece que as parábolas não são para ocultar, senão é todo o contrario, tal como disse ao final do verso 35: Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.


Mateus 13:36  Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
Mateus 13:37  E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;


Mateus 13:38  O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;


Mateus 13:39  O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Mateus 13:40  Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mateus 13:41  Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.


E a palavra iniquidade é a palavra Anomia que tem a ver com Nomos-Lei.



Mateus 13:42  E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 13:43  Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça
.


Mateus 13:44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.












Êxodo 19:5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.


















Mateus 13:45  Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;

Mateus 13:46  E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.



















Ezequiel 36:33 Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados.
Ezequiel 36:34  E a terra assolada será lavrada, em lugar de estar assolada aos olhos de todos os que passavam.
Ezequiel 36:35  E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.
Ezequiel 36:36  Então saberão os gentios, que tiverem ficado ao redor de vós, que eu, o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Senhor, o disse e o farei.

Mateus 13:47  Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.


Mateus 13:48  E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.

Assim de simples, neste momento se decidirá quem teve ouvidos para ouvir e quem não e simplesmente os rechaçaram.

Mateus 13:49  Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
Mateus 13:50  E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 13:51  E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

Mateus 13:52  E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.


Mateus 13:53  E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.
Mateus 13:54  E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?
Mateus 13:55  Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
Mateus 13:56  E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?




Mateus 13:57  E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.



Mateus 13:58  E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário