sábado, 22 de julho de 2017















































































































































A Comma Johanneum ou a Cláusula Joanina

Um extrato do Códice Sinaítico que inclue 1 João 5:7-9, porém precisa da cláusula Joanina.


treis eisin oi martyrountes to pneuma kai to ydor kai to aima

Porque são três os que dão testemunho: O espírito, a água e o sangue.

A cláusula Joanina ou em latim (Comma Johanneum) também conhecida como Parêntesis Joanino, é a identificação dada a cláusula acrescentada em algumas versões Bíblicas nos versículos da Primeira epístola de João 5:7-9

O texto original, segundo a Bíblia de Jerusalém disse:

São, assim, três os que dão testemunho:o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho. (João 5:7-9)
Os mesmos versículos com o texto conhecido como a Cláusula Joanina entre parêntesis, é mencionado assim nas notas desta mesma versão.

São, assim, três os que dão testemunho: o Pai, verbo e Espírito Santo, e estes três são um, e três são os que  dão testemunho na terra, o espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.
O conselho geral é que a cláusula Joanina é um acréscimo apócrifo introduzida tardiamente no texto de 1 João 5:7-8, por tanto não pertence a Bíblia. No entanto, um pequeno setor defende seu uso tradicional, porque desde seu ponto de vista, a cláusula Joanina serve como apoio para o dogma da Santíssima Trindade.

A Cláusula Joanina figura na maioria das traduções bíblica publicadas desde 1522 até a ultima parte do século 19, devido o uso generalizado da terceira edição do Textus Receptus, que foi elaborado por Erasmo de Roterdam, e foi utilizado como a única fonte para a introdução neste período.

Este texto poderia ser acrescentado como uma glosa já que no século 4 e foi agregada ao texto da epistola na Vulgata latina próximo do ano 800.2

A cláusula Joanica não era conhecida durante as primeiras controversas sobre o dogma da Trindade que se deram nos séculos 3 e 4. De ter conhecido a frase, aqueles como Tertuliano, Orígenes e Atanásio, certamente a teriam empregado. Não obstante, o verso está ausente de todas as suas argumentações.

Assim mesmo, esta frase está ausente nos manuscritos de todas as versões Bíblicas antigas (síria, copta, armênia, etíope, árabe). A Cláusula Joanica tampouco se encontra nos escritos de um dos mais notáveis e prolíficos escritores trinitários, São Agustinho. Fonte WIKIPEDIA.














Nenhum comentário:

Postar um comentário