Yom Teruah (o dia de tocar as trombetas) é o principio do ano para contar o ano Shemitah (Sabático) assim como o Yovel (o ano de jubileu). E segundo Levítico 23:23, os mandamentos conectados a observância de Yom Teruah são:
1°) O toque do Shofar.
2°) A observância do dia como um Shabbat.
3°) Uma Santa Convocação.
4°) (Quando o Templo esta de pé e o sacerdócio), o oferecimento de sacrifícios adicionais.
Um dos aspectos de maior enfases de Yom Teruah é a celebração do Altíssimo como Rei e a antecipação da volta de Yeshua, quem reinará em Jerusalém como Rei sobre toda terra. E a causa deste enfases sobre a coroação, se fez o tradicional cozimento no forno do chalah (Pão tradicional) como um pão redondo, simbolizando a coroa do Rei.
O toque do Shofar desperta nossos corações ao fato de que Yeshua vem, não mais como servo sofredor, senão como o Rei legítimo que reinará sobre o trono de David.
Reconhecer ao Eterno como nosso Rei e ao futuro reinado de Yeshua no reino milenar reforçam a necessidade de perseguir na santidade em nossas vidas. Como Yom Teruah começa as festas de Outono, do mesmo modo introduz o tema do arrependimento. A chamada do Shofar não somente anuncia a chegada do Rei, senão que também se chama a cada um de nós para nos prepararmos para sua chegada.
É por esta razão que os rabinos iniciaram a cerimônia de Tashlich durante os dias prévios a Yom Kippur, baseado na passagem de Miqueias 7:19 que disse:
"Voltará a se compadecer de nós, afundará nossas iniquidades. Se lançará nas profundezas do mar todos nossos pecados."
O costume consiste em lançar na água pequenas pedras ou traços de pão, os quais simbolizam nossos pecados como símbolo de que são esquecidos pela misericórdia de Deus e pelo sacrifício do nosso Messias, sendo lançado no fundo do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário