sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Palavras hebraicas antigas para Oração
































Palavras hebraicas antigas para Oração

Resultado de imagem para oração"Uma das palavras que significa orar em hebraico é Palal (פָּלַל), uma palavra que vem de uma raiz que literalmente significa  "Fale com a Autoridade."

A raiz pai Pal tem o significado "queda". Palal significa literalmente "cair no chão na presença de alguém com autoridade para defender uma causa"

Isaías 45:14 Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus.












A palavra Palal também significa julgamento. Pois nos tempos do Antigo Testamento, as principais decisões judiciais eram tomadas nos portões e na entrada da cidade.

Lucas 18:7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Lucas 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

Salmos 106:30 Então se levantou Finéias, e fez juízo, e cessou aquela peste.

וַיַּעֲמֹד פִּינְחָס וַיְפַלֵּל וַתֵּעָצַר הַמַּגֵּפָה












1 Samuel 12:23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.

Ou seja, o papel de Samuel era orar, mas também dar instruções que, juntas, traziam retidão e justiça.

Algumas outras palavras da raiz Pê e Lamed são Palil e Peliylaho que significa magistrado e justiça, respectivamente.


















Outra palavra que também vem da raz Pê Lamed (ףל) é Pala, e adicionada a esta raiz está a letra Alef (א que em sua forma original de figura é uma cabeça de boi que significa "força"

Esta palavra Alef  significa "realizar", ou seja, um grande trabalho (realizado) como um ato de intercessão (fora de um julgamento), e é traduzido como maravilha, maravilhoso e extraordinário.

















Gênesis 18:14 Haveria coisa alguma difícil (פָּלֵא) ao Senhor?

הֲיִפָּלֵא מֵיְהוָה, דָּבָר; לַמּוֹעֵד אָשׁוּב אֵלֶיךָ כָּעֵת חַיָּה--וּלְשָׂרָה בֵן

"Contudo, por outro lado, Deus não exige nada de nós que seja muito difícil (pala)" Deuteronômio 30:11





















1 Crônicas 16:12 Lembrai-vos das maravilhas (פָּלֵא / Pala) que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;

A palavra para lentilhas também é Pala  devido à sua forma dobrada, como alguém se curvando diante de alguém em autoridade.

2 Samuel 17:28 Tomaram camas e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas



















A segunda palavra geralmente traduzida por intercessão é a raiz filho "paga" (ףגע) 

Paga significa uma reunião ou encontro casual. Isso pode ser um impacto, o que significa figurativamente atacar com solicitações persistentes.

a raiz pai da palavra "paga" a palavra pag (ףג)  que significa "Incapaz de cumprir a função pretendida." Um figo verde

A terceira imagem adicionada a essa raiz-mãe é a letra Ayin (ע) que tem a imagem de um olho  o que significa experiência, ver, conhecer e entender.










Isaías 53:12 ... Mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Isaías 59:15 Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.
Isaías 59:16 E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.


O que Isaías está apontando é que Deus desejava fazer justiça, mas não havia intercessor. 

Isaías 53:6 Mas o Senhor fez cair (Paga) sobre ele a iniqüidade de nós todos

A palavra significa que nossos pecados "caíram" em Yeshua para que pudéssemos nos tornar o que Ele pretendia.















של/Shael

 significa "desenhar". A imagem que temos em ShL é o   que é uma imagem de dentes que significa "pressionar, devorar, comer e também dobrar / dois e é o som" Sh.

Josué 9:14 Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho (Shael) ao Senhor.

Isaías 30:1 Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;
Isaías 30:2 Que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho (Shael)



















Lucas 18:7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Lucas 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

Nosso "rapidamente" e o "rápido" de Deus muitas vezes não coincidem porque gostamos de respostas rápidas às orações, especialmente quando estamos em um lugar apertado ou difícil.





















Tefilah

Quem precisa e se beneficia da oração? Já que Deus nos ama e já conhece nossas necessidades, a oração é mesmo necessária?

Salmos 69:1 Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
Salmos 69:2 Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
Salmos 69:3 Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
Salmos 69:4 Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
Salmos 69:5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.


Salmos 69:13 Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.















תְּפִלָּה
Tav  é a imagem de paus de madeira cruzados para selar, um sinal ou aliança.

  é a imagem da boca aberta e significa abrir, falar ou uma palavra.

Lamed  é a imagem do cajado do pastor para controlar, ter autoridade ou a voz da autoridade.

  é a imagem de um homem com as mãos estendidas para os céus para contemplar, revelar, prestar atenção ao que se segue, ou o Espírito Santo como o revelador.

Salmos 69:34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.
Salmos 69:35 Porque Deus salvará a Sião, e edificará as cidades de Judá; para que habitem ali e a possuam.
Salmos 69:36 E herdá-la-á a semente de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela










Tav ת é o número 400 e representa um período de tempo divinamente designado que trará renovação espiritual.

Pê ף é o número 80, que é 8 vezes 10 e refere-se a um tempo de novo começo ou novo nascimento ordenado por Deus.

Lamed ל é o número 30 e nos aponta para o sangue do Messias.

 ה é o número 5 e é a imagem da graça e favor de Deus.

Hebreus 9:15 E por isso é Mediador de um Pacto Renovado, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário